92BPM realiza shows gratuitos – 24/1 e 21/2

Lançado em 2025, o álbum 92BPM Convida reúne MCs da cena hip hop de Belo Horizonte, de gerações distintas, resultando em uma grande celebração da música rap produzida na capital mineira. O disco em questão é o segundo do projeto, criado em 2024 por Preto C, DJ, beatmaker e produtor musical, e Totty Soraia, produtora artística e empreendedora.

Com um trabalho criado sob a sonoridade clássica do rap, o boombap, os dois álbuns do 92 BPM apresentam as muitas possibilidades deste gênero musical, protagonizadas por rappers com assinaturas muito distintas entre si.

92 BPM tem shows marcados para os dias 24 de janeiro e 21 de fevereiro, com shows que trazem repertório dos dois álbuns, onde o público pode conferir de perto a sonoridade e versatilidade dos artistas participantes.  Como uma grande celebração do hip hop, além dos shows a programação conta com as discotecagens dos DJs Roger Moore, Preto C, Rudgirl e as Batalhas Griot, duelos criados por Monge MC onde os MCs  participantes disputam os improvisos a partir de reflexões sobre temas sociais importantes. O nome “Griot” remete aos contadores de histórias e guardiões da tradição oral africana, alinhando-se com o objetivo de fortalecer a cultura e a mensagem. 

Dia 24/01/ – show 92 BPM  -programação com convidados- 17h às  21h , no Centro Cultural Lindéia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina, Belo Horizonte).

Discotecagem: DJs Roger Moore e Preto C

Batalha Griot – com premiação 

Dia 21/02 – show 92 BPM  – programação com convidados-  17h às  21h, no Centro Cultural Alto Vera Cruz  – Alto, R. Padre Júlio Maria, 1577 – Alto – Vera Cruz, Belo Horizonte

Discotecagem:  Rudgirl e Dj Preto C

Batalha Griot – com premiação

As atividades são gratuitas e abertas para todos os públicos

Contemplando uma diversidade de artistas do rap de BH os discos do 92BPM contam com as participações de: PDR Valentim , Nil Rec, Destro Ocelli, Pedro DDG, Neghaum, Tio Caco, Paula Ituassu, Ohana , NDPCON , Bob, DMORO, Dozi  Bala , Monge , BPO, DJ B8 , DJ Reinaldo Café , Talita Silva, BIG Gill , Shabê Furtado, Dokttor Bhu, P.Drão, Sem Meia Verdade, Ed-mun,  Zulu, Radical Tee e Flávia Tangrins.

Histórico e construção

Com a celebração do cinqüentenário do Hip Hop em 2023 a produtora artística Totty Soraia e o produtor musical Preto C, tiveram a idéia de produzir uma coletânea que reunisse MCs de gerações diferentes da cena de Belo Horizonte, sob a estética sonora do boombap, a batida clássica do rap durante os anos 90. Nasceu assim, em 2024, o 92BPM, álbum com 12 faixas que trazem algumas das muitas possibilidades deste gênero musical, protagonizadas por rappers com assinaturas muito distintas entre si.

 O projeto foi bem sucedido e marca um momento importante de maturidade do rap produzido na capital mineira, o que resultou no segundo volume do álbum intitulado 92BPM Convida desta vez com os MCs que participaram do primeiro disco convidando outros e outras MCs, que fazem parcerias nas respectivas faixas.

Esse projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo á Cultura de Belo Horizonte/ Edital Descentra

MCs 92 BPM:

Talita Silva é  cantora, compositora e é natural da comunidade do jardim Teresópolis em Betim. A artista que apresenta estética afrofuturista, chegou na cena do rap em 2018 com forte influência do R&B.

Big Gill é cantor e compositor está no cenário musical há mais de 12 anos,começou sua trajetória cantando Rock,experienciou o R&B e Soul e anos depois um pouco mais experimentado musicalmente começou a cantar Blues.Atualmente é o  vocalista da Banda OhTrem Blues, seguindo a vertente do blues e  potencializando o blues do gueto.O artista também faz parte do Coletivo :A Margem, e é um dos artistas do  Reggae a Vila.

Neghaun

MC icônico da cena belo-horizontina, Neghaun começou seu caminho no rap em 1999 com o grupo Kontrast. Lançou em 2017 o seu primeiro disco solo “Outro Efeito”. O artista foi premiado em festivais de música em Minas Gerais, demarcando um espaço importante para o rap mineiro.

Tio Caco iniciou sua carreira em 2002 no extinto grupo de rap “Resumo Periférico”,o  grupo atuou até meados de 2007. Rapper e compositor nascido e criado na zona norte de Belo Horizonte,atualmente em carreira solo.

Destro – Destro Ocelli Biagio mais conhecido como Destro, iniciou sua trajetória na cultura em 2002 com o Graffiti, marcando as ruas da cidade com suas obras. Destro pertence à cena de artistas do rap originários da região Noroeste de B. Apaixonado pela cultura Hip Hop desde a  adolescência, foi em 2006 que ele passou a se expressar através do rap, inicialmente pelo Freestyle, com as rimas improvisadas. Em 2007  se consolidou como MC no  Duelo de MCs fazendo parte da primeira geração de MCs dos palcos do Duelo. Em 2008, lançou sua primeira música e em 2023 foi convidado para o projeto “92 BPM”, com a música “Gratidão”, marcando seu retorno ao estúdio e aos palcos.

DDG Pedro Rodrigues é natural de Itabira-MG, onde iniciou sua trajetória no rap e gravou suas primeiras composições. É rapper, modelo e MC, acumula vivências a cerca de 20 anos na cultura Hip Hop e é formado em Relações Públicas pela PUC Minas. O artista  ficou conhecido como DDG (sigla que se originou de seu primeiro grupo de Rap, Discípulos do Gueto) e ganhou destaque em batalhas de freestyle da sua cidade e no Vale do Aço. Em Belo Horizonte DDG tornou-se um Mc atuante no Duelo de MCs, onde conheceu e iniciou participação na cena local.

Ndpcon é uma multiartista  natural de Perdigão- MG, com uma identidade marcante, decorrente da sua pesquisa e experimentações com figurino, direção de arte e cenografia no teatro. Suas músicas retratam suas vivências, reverberando a linguagem lúdica e a comicidade como características marcantes. A sua escrita  aborda temas sociais e celebra a espiritualidade.

Bob NMDS  – Eder Luiz dos Santos Quirino ou simplesmente Bob NMDS é artista  comunitário e multiplicador  de Arte. Na música atua como MC, compositor e percussionista, nascido na  Pedreira Prado Lopes,é integrante e co-fundador de coletivos  como: Rupestre Crew e Rima Viva Hip Hop Crew. Bob pratica sua musicalidade em diversos espaços, como  no terreiro de candomblé, onde é ogã, e nas atividades dos grupos culturais que integra.

Monge

Originário da região Noroeste, Monge é MC , pesquisador da cultura Hip Hop, produtor de conteúdo e produtor cultural. Participou dos grupos Saga Contínua e A Corte, integrou a Conspiração Subterrânea Crew e a JotaEfe Crew. Lançou dois EPs, Caminho De Zion Vol.I e 2Pra1. É um dos fundadores da Família de Rua e do Duelo de Mcs, coletivo com o qual lançou o álbum “Ontem, Hoje e Sempre”. Desde 2011 é MC, Produtor e Curador do Festival Palco Hip Hop. Criou em 2019 a Batalha Griot, batalha de Mcs temática com foco no Conhecimento.

BPO é  natural de Ribeirão das Neves -MG, MC, rapper, arte educador e produtor cultural. O amor pela poesia não é de hoje, começou a escrever aos 12 anos de idade e há nove anos vem se inserindo cada vez mais na cena cultural de batalhas de rima e do rap da região. Carrega ótimas realizações e com batalhas ganhas em quatro Estados, BPO semeia o Hip Hop por onde passa, trazendo em suas letras fortes críticas sociais. Suas músicas falam sobre as dificuldades enfrentadas pela população pobre e incentivam a mobilização como forma de resposta às mazelas sociais.

Shabê

Shabê Furtado começou sua história na cultura Hip Hop como dançarino na década de 90,  integrando o grupo Caçadores de Estilo. Por volta de 1998, faz seu primeiro trabalho como MC lançando o  CD: Shabê e Maurô, produzido pelo selo Black White. Em 2006, une-se a Dokttor Bhu, fundador do grupo Divisão de Apoio, primeiro grupo de rap em BH a se apresentar com banda, e dali surge a dupla Dokttor Bhu e Shabê.  Lançando  o álbum “Conglomano”. Em carreira solo, Shabê lançou em 2021 o álbum “Visão Monocular”,após uma breve turnê intitulada “Circulação Visão Monocular”, por Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, Shabê lançou o single “Sucesso” e produziu e roteirizou o videoclipe da faixa que foi dirigida por Coniiin, tendo como cenário o Teatro Espanca.

Dokttor Bhu – Rubens Alves, conhecido artisticamente como Dokttor Bhu  “o austero”, como ele mesmo se define. Natural de Belo Horizonte, com uma carreira de 36 anos no cenário da cultura Hip Hop. Em 1996, Dokttor Bhu gravou seu primeiro disco com o grupo Divisão de Apoio. O artista participou  de várias apresentações em eventos importantes da cidade, como o Arena da Cultura e o festival de Rap Nacional de Belo Horizonte.Sua trajetória artística reflete seu comprometimento com a excelência e sua busca constante por novas formas de expressão. 

Flávia Tangrins  – Cria do Morro das Pedra, é atuante como MC dentro da Cultura Hip Hop desde 2017. Foi na infância que a artista conheceu o Rap,e na companhia dos amigos os encontros aconteciam nas ruas e eles passavam horas e horas ouvindo seus sons favoritos.Ela se debruçou no ofício da escrita, e as primeiras músicas começaram a sair, firmou parceiras de responsa e apresentações importantes.

Radical Tee –  Anderson Luiz de Paula, mais conhecido como Radical Tee, é uma figura central na história do Hip Hop de Belo Horizonte. Integrante do lendário grupo Retrato Radical, sua trajetória reflete a rica fusão de influências musicais dos bailes blacks das décadas de 80 e 90. Poeta e observador do cotidiano, Radical Tee traduz em suas rimas as complexidades da vida nos guetos. Longe dos clichês, ele aborda com sensibilidade e autenticidade as mazelas, amores, contradições e anseios das comunidades, fazendo da periferia o epicentro de sua narrativa. Sua música é desafiadora e subverte conceitos pré-estabelecidos, mostrando que as fronteiras culturais são apenas ilusões.


P.DRÃO  – Pedro Henrique Monteiro Moreira, mais conhecido como P.Drão, tem sua caminhada no Rap dos anos 2000 até 2016, retornando em 2024  a convite do Projeto 92 BPM. Além de Mc ele é  um dos pioneiros na produção de videoclipes independentes da periferia, com um trabalho focado principalmente no Rap e  Funk. Assinando trabalhos audiovisuais de artistas de  São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo e  Minas Gerais.

Sem Meia Verdade  – A trajetória do grupo começa no Hip Hop através do grafite em 1999, e em 2003 forma-se o grupo de rap. O primeiro CD é lançado em 2005 ” Pregando no Inferno” quando criam o selo “NOSPEGAEFAZ”  e em 2008 lançam o segundo álbum intitulado “Ao Vivo e Aos Corres”. Os integrantes do grupo Sem Meia Verdade são: THL, RUD, DJ Burê, Jonny Black,  e a rapper Mya Marques.

PDR Valentim é MC belo-horizontino, artista visual, produtor cultural, jornalista e curador. É integrante da Família de Rua, com a qual realiza, entre outros projetos, o Duelo de MCs e o Duelo de MCs Nacional. Como artista da música, fundou e integrou o grupo Rima Sambada, entre 2005 e 2012. Foi MC de batalhas de improviso e também já dividiu o palco e o estúdio com nomes de peso do rap nacional, como Shabê Furtado, Douglas Din, Stefanie, Emicida, Elo da Corrente, entre outros.Em 2016/2017, ao lado da Família de Rua e do DJ Giffoni, concebeu, compôs e lançou o disco “Ontem, hoje e sempre”.

Nil Rec é originário da região Noroeste ,atuante como MC na Cultura Hip Hop desde 2005,o início da sua trajetória foi no freestyle, onde foi considerado  um dos   pioneiros na  arte do improviso em Belo Horizonte. Com o Duelo de MC’s, que é  um dos maiores projetos de batalhas de rima do Brasil, esteve em eventos como: Cidade Hip Hop, FAN, Bienal do Graffiti e Família de Rua na Estrada, sendo campeão em várias disputas. Em 2012, em parceria com o produtor musical Coyote Beatz, lançou seu disco de estreia, intitulado: “Convertendo o Pensamento em Áudio”. O álbum carrega a estética do rap da Golden Era, com uma roupagem contemporânea e conta com participações de :Destro, PDR, Dmoro, Vuks e Simpson, consolidando Nil Rec como um dos grandes nomes do rap underground nacional.

Paula Ituassu é pioneira do freestyle feminino na capital mineira,cria da Leste. Com influência tropicalista e autenticidade o show “De duas, uma”, seu atual trabalho solo, carrega a combinação de canto, rimas e interpretações que nos conduzem a viajar pelo Rap Fusion.Iniciou a Arte de rimar em 2001, com o grupo FATOR R. Posteriormente, participou do coletivo US PIRAT. Ao lado da Mc Bárbara Sweet, também pioneira em freestyle feminino, iniciaram o primeiro projeto H2GRRLS com ações 100% femininas que fizeram sucesso nas principais casas noturnas de Belo Horizonte, gerando projeto relevante para a cena  com alcance inclusive em  São Paulo.

Ohana  Natural de Contagem e residente em Belo Horizonte, a artista iniciou no Hip Hop, em 2008, inspirada pela bisavó Maria Rosa Cabral e suas raízes musicais familiares. Suas influências incluem samba, neo-soul, mpb e funk, moldando sua identidade artística desde a infância.A musicalidade de Ohana destaca-se pela fusão poética, batidas do rap e diversas influências da música preta.Em 2015, participou da coletânea “Desconstrução” com a faixa “Que Assim Seja”. Em 2020, lançou “Vem Balançar”, seu primeiro single solo, e o videoclipe foi finalista na categoria de Melhor Videoclipe Nacional Gravado no Lockdown do Music Video Festival.Em 2021, contribuiu para a trilha sonora do filme “Marte Um” com a música “Azul“, explorando sua versatilidade vocal. Participou de outras colaborações, como “Sabor de Café” para o projeto Black na Live, “Responsabilidade” com a banda Julgamento, e na faixa “Terra e Lua“, no álbum “História do Mundo” de Sérgio Pererê.

Em janeiro de 2024 Ohana lançou seu primeiro EP “Telas e Tracks” que conta com 5 faixas e participações. Sua jornada reflete a diversidade e riqueza de sua expressão artística no cenário musical brasileiro.

ED- Mun iniciou sua trajetória dentro da Cultura Hip Hop através da escrita da música: “Estamos Envolvidos”, que foi interpretada pelo icônico grupo CDA, em 1996 e criou o grupo Nossart ,em 1998, que tinha como integrantes, além do próprio ED, Dudu e DJ Tocão. O grupo foi destaque na cena musical e participaram de grandes eventos em Minas Gerais. Em 2006 ele e Eazy criaram a dupla E2 e gravaram um EP chamado: Antes Era. Ed –MUN gravou músicas em carreira solo, além participações internacionais com artistas como ThresPoe ,NikoRST. Atualmente está em estúdio para um novo trabalhocom Dany Fragozo e Dj Caíque.  É grafiteiro reconhecido  internacionalmente com trabalhos expostos em  museus,festivais e murais ao redor do mundo.

Luciano Zulu – Artista da região noroeste sua trajetória na arte começou ao lado do seu irmão Sérgio Pererê, na década de 90, através da  percussão. Em 1997 entrou para a banda Gueto Sound  e mais tarde criou o grupo Karô-kà juntamente com Nikolas (NC) e Lívia Mara atuando até meados de 2004. Após a saída do grupo participou da coletânea: Malukofonia a convite do DJ Roger Dee com a música “Linha do Tempo” e em 2023 participou da música: Onde está sua fé no disco História do mundo de Sérgio Pererê.

DMORÔ está inserido na Cultura Hip Hop desde 1995, mas foi em 2000 que ele, Monge e Tocha montaram o grupo Saga Continua e lançaram seu  primeiro álbum em 2003. E no passar dos anos participou de coletivos como: A Conspiração Subterrânea Crew que foi responsável por trazer de volta as rodas de freestyle pro centro da cidade e a  Spin Force Crew, uma das crews de break mais antigas e respeitadas do Brasil. DMORÔ já se apresentou em dezenas de palcos tanto como Mestre De Cerimônia (apresentador) quanto na função de rimador,como: Palco Hip Hop,Virada Cultural,Duelo de Mcs,HipHop.Doc entre outros.

Dozi – Matheus Henrique Gomes Ferreira conhecido nas ruas e nas batalhas de freestyle como Dozi Bala ou só Dozi,teve seu primeiro contato com a Cultura Hip Hop em 2010 através do elemento da dança, fez parte do grupo de  break chamado Quinto Resgate.Em 2014 começou a escrever poesias e na sequência integrou o grupo chamado “BRUSDIFREE” com Bosc e Mac Julia. Em 2016 Dozi teve seu primeiro encontro com as batalhas de rima na escola que estudava, através de um projeto feito por seu professor de educação física que coincidentemente é irmão do DMORÔ e daí pra frente não parou mais com as rimas. Detentor de vários títulos nas maiores batalhas de freestyle de Belo Horizonte,ele continua rimando e fazendo do Rap e do Hip Hop a sua forma de expressão mais importante.Dozi já teve participações em músicas com Drizzy,Cada,Chris Mc,Mac Julia,OG Capitu,Novak entre outros.

Shows 92BPM

Dia 24/01/26 – show 92 BPM  -programação com convidados – 17h às  21h , no Centro Cultural Lindéia Regina (Rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina, Belo Horizonte).

Discotecagem: DJs Roger Moore e Preto C

Batalha Griot – com premiação 

Dia 21/02 – show 92 BPM  – programação com convidados-  17h às  21h, no Centro Cultural Alto Vera Cruz  – Alto, R. Padre Júlio Maria, 1577 – Alto – Vera Cruz, Belo Horizonte

Discotecagem: Rudgirl e Dj Preto C

Batalha Griot – com premiação

Entrada gratuita