4ª edição da Mostra de Cinema de Pitangui – 05 a 17/05 e 10 a 14/06

Oficinas para crianças, adolescentes, jovens e adultos acontecem de 5 a 17 de maio, e a exibição de filmes em praça pública, entre 10 e 14 de junho.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Foi dada a largada. Começa nesta terça-feira, 5 de maio, a 4ª edição da Mostra de Cinema de Pitangui, que vai ocorrer em duas etapas. Primeiro, a partir desta terça-feira, 5 de maio, acontecem as oficinas e, entre 10 e 14 de junho, as sessões de cinema em praça pública. Todas as atividades são gratuitas, acessíveis e abertas ao público em geral.

A 4ª Mostra de Cinema de Pitangui terá como tema central a questão sócioambiental, sintetizada na frase “Cinema é cachoeira”, do grande e histórico cineasta mineiro Humberto Mauro. A curadoria é de Layla Braz, graduada em cinema e audiovisual e produtora e curadora de outros festivais como a Semana de Cinema Negro, realizada em Belo Horizonte.

AS OFICINAS

Intitulada “4ª Mostra de Cinema de Pitangui – Cinema Sócioambiental”, as atividades formativas (oficinas) começam um mês antes das exibições de filmes, com objetivos de iniciação no audiovisual. Serão quatro oficinas com 20 vagas cada uma, que vão acontecer entre os dias 5 (próxima terça-feira) e 17 de maio (domingo), sendo duas para o público infantil com idades entre 8 e 14 anos, e duas para jovens e adultos, com 14 anos ou mais.

Para as crianças, são oferecidas as oficinas “Animação de objetos reciclados” e “Brincadeiras audiovisuais”Para jovens e adultos, “Oficina de documentários” e “Produção da websérie Curta o Cinema em Pitangui“.

As oficinas vão acontecer na E.E. Mossenhor Artur de Oliveira, Praça Amanda Gontijo de Oliveira 77, no Centro de Pitangui.

Como resultado final das oficinas, serão produzidos 20 curtasmetragens, que serão exibidos no mês seguinte, nas sessões de cinema em praça pública.

Inscrições até terça-feira, 5 de maio, pelo site www.mostradecinemapitangui.com.br  e em escolas públicas de Pitangui.

AS SESSÕES DE CINEMA

As sessões de cinema acontecerão na Praça do Jardim, entre os dias 10 e 14 de junho próximo. Serão exibidos 33 filmes, sendo cinco longas metragens do cineasta homenageado (ainda não anunciado); 16 curtas com a temática sócioambiental; 12 curtas infantis, sendo 8 animações; e 18 curtasmetragens produzidos pelos alunos das oficinas.

Após as sessões, haverá conversas abertas entre os convidados representantes dos filmes e o público.

A 4ª Mostra de Cinema de Pitangui traz a oportunidade de um grande encontro entre os moradores de Pitangui e cidades vizinhas com o cinema nacional, fazendo circular a produção audiovisual brasileira, promovendo a arte e a cultura e, de quebra, incentivando o turismo regional e estimulando a economia da região. A 4ª Mostra de Pitangui tem a curadoria de Layla Braz e idealização da produtora Graziella Luciano.  A direção executiva é de Simone Abeu.

A 4ª Mostra de Cinema de Pitangui é uma realização da Sarasvati Produtora Cultural, com recursos da Politica Nacional Aldir Blanc (PNAB/2024), por meio do Edital Público nº 11/2024 – Propostas de Mostras e Festivais, da Secretaria de Estado da cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT/MG).

com curadoria de Layla Braz e idealização da produtora Graziella Luciano.  A direção executiva é de Simone Abeu.

4ª MOSTRA DE CINEMA DE PITANGUI

5 a 17 de maio (oficinas) e 10 a 14 de junho de 2026 (exibição de filmes)

Realização: Sarasvati Produtora Cultural,  com recursos da Politica Nacional Aldir Blanc (PNAB/2024), por meio do Edital Público nº 11/2024 – Propostas de Mostras e Festivais, da Secretaria de Estado da cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT/MG).