Visita e bate-papo gratuitos com Flávio Cerqueira e Lilia Schwarcz no CCBB BH – 15/05

No dia 15 de maio, público é convidado a conhecer o processo criativo da exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”; no sábado (17/05), a ação “A Escultura Ganha Vida” propõe novos diálogos com as obras de Cerqueira.

Considerado um dos principais escultores do Brasil, Flávio Cerqueira se inspira em pessoas comuns para criar suas obras, em questões que rondam o imaginário coletivo, como identidade, representatividade e humanidade. Para falar do seu processo criativo e experiências marcantes em seus 15 anos de trajetória, ele e a historiadora Lilia Schwarcz convidam o púbico para uma visita mediada e bate-papo sobre a exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”, em exibição no CCBB BH.

Os eventos gratuitos serão realizados na quinta-feira, dia 15 de maio – a visita, às 16h, e o bate-papo, às 19h. O objetivo das atividades é estabelecer um diálogo com o público por meio de uma linguagem acessível, descontraída e didática, mostrando os laços entre as obras, a vida do artista e a curadoria da exposição, assinada por Schwarcz.

Visita: será realizada das 16h às 17h30, a partir do hall principal do CCBB BH, e percorrerá as galerias térreas e os outros espaços que abrigam obras da exposição. A visita será destinada a 20 participantes. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do centro cultural a partir das 15h (sujeito a lotação).

Bate-papo: será realizado das 19h às 20h30 no Teatro II, e é destinado a 90 participantes. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do CCBB BH a partir das 18h (sujeito a lotação). Além de apresentar os bastidores do processo de criação da exposição, o evento irá distribuir, gratuitamente aos participantes, o catálogo da exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”.   

Estátua viva percorre o CCBB

“A Escultura Ganha Vida”, ação realizada no sábado (17/05), das 14h às 17h, propõe ao público novas experiências com as obras da exposição “Flávio Cerqueira – Um Escultor de Significados”. Realizada pelo performer e modelo vivo Pedro Paulo Candido, a representação da estátua viva é inspirada na escultura “Onde Tudo Acaba em Mim” e, a partir dela, Candido realiza uma integração com outras obras de Flávio Cerqueira. A ação percorrerá todos os andares do CCBB e convida o espectador a experimentar a exposição a partir de um novo ponto de vista, trazendo humanidade e novas formas de interpretação dos personagens criados pelo artista.

Circuito Liberdade

O CCBB BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Visita mediada e bate-papo

Data: 15/05/2025 – quinta-feira

Horário: 16h (visita) e 19h (bate-papo)

Local: Teatro II – 90 pessoas

Classificação indicativa: Livre – Recomendado para pessoas acima de 12 anos.

Acesso: Entrada gratuita – Ingressos na bilheteria do CCBB BH a partir de uma hora antes do início do evento (sujeito a lotação)

Público-alvo: Público em geral e interessados em arte.

“A Escultura Ganha Vida”

Data: 17/05 – sábado

Horário: 14h às 17h (sessão) – 3 horas de duração, com 20 minutos de intervalo

Local: Área de circulação do público (térreo, jardins e galerias 1,2, 3, 4 e 5)

Classificação indicativa: Livre

Público-alvo: Público em geral e interessados em arte.