Sempre Um Papo com Cesar Campos 14/02

Sempre Um Papo recebe o jornalista e escritor araxaense Cesar Campos

Cesar Campos, jornalista e escritor natural de Araxá (MG) participa do projeto Sempre Um Papo na próxima terça-feira, 14 de fevereiro, de forma on-line. Durante a conversa, mediada pela jornalista Jozane Faleiro, o autor lança a trilogia de livros do projeto “PAN-DE-MIA: Como falar com as crianças sobre tudo que aconteceu” e a obra “Leo, o vaga-lume do Papai Noel”. O bate-papo, que conta com acesso gratuito e tradução em Libras, será transmitido às 19h no YouTube do Sempre Um Papo.

Lançado em 2021, o projeto “PAN-DE-MIA: Como falar com as crianças sobre tudo que aconteceu” traduz para o público infantil, de uma forma simples e lúdica, o que é a Covid-19. O projeto é formado por três livros – escritos por Cesar Campos e ilustrados por Luciano Rodrigues – intitulados “PAN”, “DE” e “MIA”, sendo que um é continuidade do outro.

A primeira obra tem como protagonista a personagem Dra. Pan, que explica o que é um vírus e, numa viagem por dentro do corpo humano, ensina às crianças como ocorre cada etapa da contaminação. No segundo livro, a personagem De conta sobre seus familiares que foram contaminados pelo coronavírus, abordando todos os desafios, assim como a força e esperança diante deles. Por fim, o terceiro livro traz a história da gata Mia e discute sentimentos como angústia, tristeza e raiva provocados pelo isolamento, mas também os aprendizados que o período gerou, como a valorização da simplicidade. 

Já o livro “Leo, o vaga-lume do Papai Noel” foi publicado em 2022 e passeia não apenas pelo universo natalino, mas também pelos patrimônios e riquezas culturais de Araxá. A trama acompanha a história de Léo, um vaga-lume espevitado responsável pela embalagem dos presentes de Natal, que acaba se envolvendo em uma grande aventura. Depois de uma crise de “vagaluços” (soluços de vagalume) atrapalhar a produção final dos brinquedos e provocar uma correria às vésperas da entrega, Léo é “embalado” por engano em uma caixa de presentes e vive, pela primeira vez, a emoção da viagem ao redor do mundo com o Papai Noel.

Ao desembarcar em Araxá, dias antes do Natal, Leo consegue chamar a atenção de todos e escapar da caixa e, a partir daí, começa uma aventura pelas riquezas culturais, artísticas, turísticas e gastronômicas da cidade, em busca de novas experiências. O livro é totalmente ilustrado – também por Luciano Rodrigues -, e conta com QR Codes que levam a músicas especialmente elaboradas para a obra, dentro do projeto Levir (Ler e Ouvir), do escritor Rodrigo Feres. 

Dia 14 de fevereiro, terça-feira, 19h

Evento on-line com transmissão pelo YouTube do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br