Saint George’s Day em Nova Lima 22/04

SAINT GEORGE’S DAY

Prefeitura de Nova Lima cria Saint George’s Day para celebrar influência da imigração na cidade

Data entra para o calendário do município e será conhecida também como Dia do Imigrante, sendo comemorada anualmente em 23 de abril; A celebração faz alusão ao padroeiro da Inglaterra, São Jorge, e homenageia um dos fomentadores da mineração no município; Diversas atrações gastronômicas e culturais estão previstas nos dias 21 e 22 de abril

A história de Nova Lima foi construída, além da identidade de seu povo, pela forte influência de imigrantes de diversas nacionalidades que se instalaram no município desde o início da exploração mineral. Essas pessoas deixaram suas impressões na cultura, gastronomia, arquitetura nova-limense que até hoje permanecem no dia a dia da cidade. Em reconhecimento a esse importante legado, a Prefeitura realizará uma ampla programação, nos dias 21 e 22 de abril, quando será comemorado o Saint George’s Day – Dia do Imigrante, celebrado, no Brasil e no mundo, em homenagem ao santo padroeiro da Inglaterra e de Portugal, de onde os brasileiros herdaram devoção; e também uma alusão a George Chalmers, presidente por 40 anos da Mineração Morro Velho, que trouxe desenvolvimento e inovação ao município. Entre as atividades previstas, estão City Tour por rotas culturais e a Feira Gastronômica do Imigrante, com atividades culturais e de lazer. O Saint George’s Day passará a constar no calendário oficial, sendo comemorado anualmente no dia 23 de abril.

“Esse evento integra uma grande ação da Prefeitura de Nova Lima para reconstrução da história do município, por meio da sua diversidade gastronômica, com o objetivo de desenvolver e fomentar o turismo histórico-cultural. A cidade convive com a herança deixada por imigrantes ingleses, italianos, espanhóis, sírio-libaneses, africanos e portugueses, o que ajudou a formar nossa identidade. A proposta do Saint George’s Day é exatamente resgatar essa história”, explicou a gestora do Turismo de Nova Lima, Fabiana Giorgini. Ainda segundo a gestora, o evento também propõe valorizar e promover a rota do turismo local por meio de eventos, palestras, projetos e ações que serão realizados em parceria com a iniciativa pública e privada e com as entidades governamentais.

A demanda turística em Minas Gerais tem o lazer com o intuito histórico-cultural como a principal motivação de viagem. Ao consolidar o resgate dessa história, a cidade passa a ser um destino compatível a esse perfil demandado no estado, agregando ainda outras atrações como o Polo Cervejeiro e Ecoturismo. A fim de preservar a história e promover o conhecimento sobre a influência estrangeira em Nova Lima, a Prefeitura trabalha também na criação do Museu do Imigrante. O equipamento visa fortalecer a identidade cultural do município, além de fomentar o turismo. O museu será uma das atrações do Corredor Inglês, rota turística baseado em estruturas arquitetônicas, casas, prédios e engenharias deixadas pelos ingleses.

Memória inglesa

No dia 21 de abril será realizado o lançamento do atrativo Corredor Inglês com um City Tour por cinco rotas diferenciadas para visitação, que vão desde o Mirante do Boa Vista até as lagoas dos Ingleses e do Miguelão, passando por atrações como o Centro de Memória AngloGold Ashanti, Igreja Anglicana, zigue-zague, dentre outras. As inscrições devem ser feitas até o dia 20 de abril, no Turismo (Praça Dr. Antonino Fonseca Júnior, 8, Centro) ou pelo telefone 3581-8423.

Feira Gastronômica

Após a realização de pesquisa gastronômica, workshop e capacitação de produtores, será organizado, no próximo dia 22 (domingo), um encontro gastronômico das tradições culinárias das famílias dos imigrantes. Com atrações para diferentes idades, o público poderá conferir, das 11h às 19h, área gourmet com comidas típicas das receitas tradicionais herdadas, cervejas artesanais (Kud, Krug Bier, Verace, Vinil e Menk), shows de Nando Voz e Violão, banda Odete Roitman e U2 Cover Brasil, espaço kids e apresentações culturais.

Confira a programação em celebração ao Saint George’s Day:

Corredor Inglês

Sábado, dia 21 de abril

City tour pelas rotas da cultura inglesa em Nova Lima.

Inscrições para city tour até 20/04, no Turismo: Praça Dr. Antonino Fonseca Junior, 08 – Centro.

Telefone: (31) 3581-8423

Ponto de partida e chegada das rotas: Praça do Bicame

Rota 1: Centro de Memória AngloGold Ashanti*, Portaria da Máquina dos Cristais, Alphaville e Igreja de São Sebastião das Águas Claras – Macacos (trajeto percorrido de van)

Horário: das 8h às 12h

Rota 2: Centro de Memória AngloGold Ashanti*, Igreja Anglicana/ Bicame, Casas Inglesas, Zigue-Zague Grande, Igreja do Pilar (Altar de Aleijadinho) e Campo do Vila Nova (trajeto percorrido de van)

Horário: das 9h15 às 12h15

Rota 3: Centro de Memória AngloGold Ashanti*, Igreja Anglicana, Passadiço e Rego dos Amores, Bonserá do Boa Vista, Cemitério dos Ingleses, Cruzeiro do Boa Vista, Bicame, Pensão Retiro, Casas Inglesas e Clube das Quintas  (trajeto percorrido de van)

Horário: das 10h30 às 13h30

Rota 4: Caminhada: Portaria da Máquina – Rego Grande até a Peneira, Bicame, Pensão Retiro, Casas Inglesas, Igreja Anglicana, Rego dos Amores, Passadiço e Rego dos Carrapatos (caminhada pelo trajeto)

Horário: das 8h às 12h

Rota 5: Passeio de jipe até hidrelétrica de Rio de Peixe

Horário: das 9h às 11h

Atenção: as rotas duram cerca de 3h. Indica-se levar lanches leves para o passeio.

* O Centro de Memória AngloGold Ashanti estará fechado por causa do feriado.

Feira Gastronômica do Imigrante

Domingo, dia 22 de abril

Horário: das 11h às 19h

Local: Espaço de Caminhada – Rua Amélia de Magalhães Pessoa, s/nº (apos campo do Vila Nova)

Informações: Comidas tradicionais italiana, inglesa, portuguesa, sírio-libanesa, espanhola,africana, cervejarias artesanais do polo cervejeiro de Nova Lima, espaço kids, atividades culturais e infantis. Apresentação das bandas: Nando Acústico, Odete Roitman e U2 Cover Brasil

Programação:

11h – Abertura

12h – Apresentação Cultural – Grupo Ébano

13h – Nando Acústico

15h – Odete Roitman

17h – U2 Cover – Brasil

19h – Encerramento

Mais informações no site da Prefeitura de Nova Lima: www.novalima.mg.gov.br.

Adicionar Comentários

Clique para comentar