Faísca – Mercado Gráfico 16/09

Primeira feira mensal de produção gráfica de Minas Gerais chega a sua 21ª edição neste sábado

Faísca recebe mais de 45 representantes do cenário independente e oficina gratuita no BDMG Cultural

A Faísca, primeira feira mensal de produção gráfica do estado, chega a sua 21ª edição neste mês. O encontro é sábado, 16 de setembro, no BDMG Cultural e na rua Bernardo Guimarães, em frente ao Instituto, das 11h às 17h, com acesso gratuito. Na lista de expositores desta edição, que inclui artistas individuais, coletivos, selos, editoras e outros projetos, estão 46 representantes do mercado de publicações independentes, a escola de artes Casa dos Quadrinhos e o Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa – que disponibiliza parte do acervo para leitura ao longo de todo o evento. A programação oferece, ainda, um espaço voltado para o estímulo da criatividade do público infantil, food trucks convidados e uma oficina literária gratuita, com inscrições abertas a partir desta segunda-feira.

A edição de setembro marca a inauguração de parceria com o espaço Estratégias Narrativas, que promove a oficina “Faíscas do cotidiano”, apresentada por Carina Gonçalves das 14h às 16h. A atividade formativa aborda o conflito – composto por pequenos incidentes do cotidiano, que podem ser transformados em histórias – como elemento que move a narrativa. Os participantes vão produzir textos a partir desses acontecimentos que rompem o fluxo do dia a dia. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico disponível pela página de Facebook da Faísca, e o resultado com os selecionados para as 12 vagas disponíveis sai nesta quarta-feira.

Os food trucks oferecem um cardápio variado no evento, e os meninos e meninas que visitam a feira podem desfrutar do Espaço das Crianças, composto por ilustrações, materiais para colorir e para desenhar. No local, ficam disponíveis obras dos artistas que integram a programação, impressas em preto e branco, para a intervenção do público infantil.

Balanço da terceira temporada da Faísca

Somente em 2017, com encontros promovidos desde maio, a programação comemora uma lista de 133 expositores diferentes, entre artistas individuais e grupos, que representam o cenário independente nos setores de quadrinhos, literatura, fotografia, design, ilustração, livros de artista, papelaria, arte digital, gravura e zine. A seleção é feita por meio da abertura de editais mensais pela plataforma Prosas, e as inscrições para a edição de outubro abrem hoje, às 21h, pelo portal.

Realizada tradicionalmente no terceiro sábado de cada mês no Instituto, a feira experimenta outros lugares da cidade. Este ano, foram dois os eventos na Praça da Liberdade, um na programação do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF BH) e a outro como parte das atividades do Circuito Fotografia e Patrimônio Cultural. Em novembro, o Campus Liberdade do Centro Universitário Una recebe a feira pela primeira vez.

Lei Municipal de Incentivo à Cultura

A terceira temporada da Faísca é realizada com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. Fundação Municipal de Cultura. Projeto IF 024/2015. Os patrocinadores são o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Centro Universitário Una. A iniciativa é uma realização da produtora cultural Pulo Comunicação e Arte.

Data: 16 de setembro, sábado

Local: BDMG Cultural e na rua Bernardo Guimarães, em frente ao Instituto (entre ruas da Bahia e Espírito Santo)

Horário: das 11h às 17h

Acesso gratuito

Lista de expositores desta edição da Faísca: https://goo.gl/CfFSMg.

Informações sobre cada um dos participantes: http://goo.gl/nfse3H

Evento de Facebook: http://goo.gl/uW3Yh5

Teaser da temporada 2017 da feira: http://goo.gl/7joFKH

Outras informações sobre a Faísca: http://www.facebook.com/mercadofaisca