O Boticário apresenta o Prêmio Sim à Igualdade Racial

Conectado aos seus compromissos da agenda sobre Diversidade, Inclusão e Equidade, marca apoia iniciativa que reconhece os principais nomes em prol da igualdade racial no Brasil, no movimento “onde tem representatividade, tem amor” 

No próximo dia 10, sábado, o Boticário se une ao Instituto de Identidades do Brasil (ID_BR) e apresenta o Prêmio “Sim à Igualdade Racial”. A premiação é o principal evento da América Latina responsável por mapear e reconhecer pessoas e iniciativas que agem intensamente para reduzir a desigualdade racial. Para a marca, é uma oportunidade de conectar os valores e as premissas de uma agenda corporativa comprometida com a diversidade, um de seus principais pilares.  

A busca pela equidade racial é parte de uma jornada de diversidade da marca. O Boticário está em constante mudança e aprendizado para construir um ambiente saudável e cada vez mais diverso, no qual todos se sintam confortáveis e tenham os mesmos direitos e oportunidades, criando condições para que cada pessoa exerça seu protagonismo. “Temos uma estratégia complexa em diversidade e vamos continuar firmes nessa construção, sabendo que ainda temos grandes desafios pela frente. Como a marca de beleza mais amada do Brasil* compreendemos que nosso papel é estimular e valorizar cada vez mais a pluralidade de pessoas“, comenta Alexandre Bouza, Head do Boticário.  

O Boticário entende que a diversidade enriquece, fortalece e contribui para uma sociedade melhor e que, como um grande player do mercado, tem um papel não só de retratar, mas também de mobilizar as pessoas e provocar discussões pertinentes para a sociedade. Com uma forma própria de tratar a representatividade, porque ela faz parte da sua essência, a marca traduz a beleza das relações nos pilares estratégicos do negócio, com foco nas pessoas, produtos e comunicações.  

A equidade racial é uma das 5 dimensões de diversidade em que a empresa atua. Em 2019, o Grupo Boticario criou um grupo de afinidade voltado exclusivamente para a discussão e desenvolvimento de projetos relacionados à equidade racial, o Além da Pele. Neste ano, assumiu um compromisso público para o avanço dessa pauta em três frentes estratégicas: atração e desenvolvimento de talentos, ampliação do portfólio de produtos para atender de modo cada vez mais amplo a população; e comunicação inclusiva, com profissionais diversos na produção das campanhas e garantia de representatividade nas ações e materiais de comunicação.    

Além da equidade racial, fazem parte das cinco dimensões estratégicas de diversidade na companhia a equidade de gênero, gerações, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. Assim como no caso de etnia e raça, para materializar as ações, a companhia estimulou a criação de grupos de afinidade entre os colaboradores para que, juntos, construíssem as rotas para promover a transformação de dentro pra fora e buscar a representatividade social brasileira no negócio, em todas as escalas. Cada dimensão de atuação possui um grupo de afinidade.  

O Além da Pele, tem a responsabilidade de ampliar a conversa e acelerar o avanço da pauta. Atualmente, o grupo conta com mais de 250 voluntários. A atuação considera a interseccionalidade, ou seja, e traz um olhar para pessoas que podem sofrer ainda mais preconceito por pertencerem a mais de um grupo minorizado, como é o caso de mulheres negras.

Além da presença no Prêmio, o Boticário também participa do Fórum Sim à Igualdade Social de empregabilidade negra, com debates, apresentações de tendências e de profissionais que são inspiração no mercado. “Aqui no ID_BR temos uma filosofia de que mais do que dizer não ao racismo, como a maioria das marcas faz, é mais importante dizer sim à igualdade racial. Apoiar iniciativas e eventos que falem sobre a temática, se unir a quem já tem esse lugar de falar e propor soluções, criar vagas efetivas para profissionais negros e pensar no desenvolvimento deles. Quando o Boticário se posiciona e vem com a gente dizer sim à igualdade racial, a marca está dizendo que é preciso investir nessa pauta com mais força, mais recurso e mais prioridade. Para que daqui a pouco a gente não precise mais falar sobre isso”, avalia Luana Genot, fundadora do ID_BR.  

    Os dois eventos terão formato virtual e serão exibidos em sequência na página do ID_BR no Facebook. O Prêmio “Sim à Igualdade Racial” também terá exibição no Multishow, a partir das 17h. Ao todo, serão 11 categorias divididas entre os pilares de educação, empregabilidade e cultura, a premiação reconhece pessoas, empresas e organizações que são agentes da mudança na questão da igualdade racial (veja a lista de indicados aqui). As indicações aconteceram nos meses de janeiro e fevereiro de 2020 e o Instituto recebeu mais de 16 mil nomes e projetos, mas, o Prêmio, que aconteceria presencialmente no mês de maio, precisou ser adiado por conta da pandemia.  

Para obter mais informações sobre os dois eventos, assim como perfil completo dos indicados e agenda de palestras e debates, acesse: http://simaigualdaderacial.com.br/site/.  

#OndeTemAmorTemBeleza 

*** 

Sobre O Boticário     

O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 40 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, o Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.  

*Fonte: Kantar, LinkQ Online, Total Brasil, 2.500 lares compradores de perfumaria, cuidados com a pele e maquiagem, Dezembro de 2019. 
**Fonte: Oldiversity. Grupo Croma Nov/2017