Marcelo Bones no projeto Aulas Abertas

Marcelo Bones, diretor de teatro, fala sobre  festivais em novo vídeo do projeto Aulas AbertasO convidado do projeto Aulas Abertas desta semana, Marcelo Bones, fala sobre festivais, especialmente os de teatro, em uma aula intitulada “Um olhar sobre os festivais”.

A cerimônia de abertura da Caravana das Artes foi realizada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com a participação do secretário estadual de Cultura do Ceará, Guilherme Sampaio; do secretário municipal de Cultura de Fortaleza, Magela Lima; do presidente do Instituto Dragão do Mar, Paulo Linhares; e do artista plástico Yuri Firmeza, mediados pelo diretor do Centro de Artes Cênicas da Funarte, Leonardo Lessa. Serão realizadas também reuniões setoriais com artistas e produtores culturais conduzidas por articuladores escolhidos pelo MinC, por linguagem: Cacá Machado (música), Jacqueline Medeiros (artes visuais), Júnior Perim (circo), Marcelo Bones (teatro), Rui Moreira (dança) e Sérgio Cohn (literatura). FORTALEZA-CE; 21/07/2015; Foto:LiadePaula/MinC

Segundo Marcelo Bones, os Festivais de Inverno da UFMG tiveram um papel muito importante em sua formação pedagógica, artística, humana e como diretor de teatro. A participação nesses eventos despertou seu interesse para os festivais de maneira geral e principalmente os festivais de teatro. Em 2014 ele participou da criação do Observatório dos Festivais – organização de pesquisa, informação e articulação dos festivais de teatro no Brasil. 

Bones conta que os festivais provavelmente são realizados desde os primórdios da humanidade, ligados a rituais de celebração e colheita. Segundo ele, os festivais de teatro e artes cênicas podem ser definidos como uma sequência de apresentações cênicas demarcadas no tempo e em um determinado território. Ele segue falando sobre o surgimento dos principais festivais de teatro do Brasil e do Mundo e ressalta que, além da importância artística, eles têm uma dimensão social, política e econômica.

Para finalizar sua reflexão, Marcelo Bones chama a atenção para a importância dos festivais enquanto espaço privilegiado de inovação, difusão das vanguardas de formação técnica e de público.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=vxABJgvvM0o

Marcelo Bones é diretor de teatro, fundador do Grupo Teatro Andante, professor, gestor cultural, criador do Observatório dos Festivais (festivais.com.br) e articulador da Rede Brasileira de festivais. Atualmente é Subsecretário de Cultura de Contagem – MG.

O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana será publicada uma nova aula através do Facebook, Instagram, YouTube e Site da Instituição.

Confira os vídeos anteriores em nossas Redes Sociais!

Projeto Aulas Abertas
Quartas-feiras nas Redes Sociais e Site do Centro Cultural UFMG
Facebook: https://www.facebook.com/centroculturalufmg
Instagram: https://www.instagram.com/centroculturalufmg
YouTube: https://www.youtube.com/c/CentroCulturalUFMG