Dia Nacional do Livro Infantil na Trilha da Criança 20/04

Trilha da Criança tem programação especial na Semana Nacional do Livro Infantil

Atividades incentivam o hábito prazeroso da leitura e destacam o papel da literatura infantil na formação de bons leitores

Até a próxima sexta-feira, 20 de abril, os alunos da Trilha da Criança Centro Educacional participam de diversas atividades em comemoração à Semana Nacional do Livro Infantil e ao Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril. A data marca também o aniversário de Monteiro Lobato, considerado o precursor da literatura infantil no Brasil e da literatura paradidática, que envolve atividades de interação com a leitura. As turmas participam de exposições de trabalhos inspirados em obras literárias, rodas de histórias, apresentações teatrais, brincadeiras, dentre outras.

A biografia de Monteiro Lobato terá destaque especial na “Árvore dos autores”, um dos elementos que compõem a ambientação do espaço ao longo da semana. A Semana do Livro Infantil tem como objetivo desenvolver trabalhos de valorização do livro e incentivar a formação do hábito de leitura na infância.

Leitura com afeto

A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver e ampliar o vocabulário, a imaginação, a criatividade, as emoções e os sentimentos, de forma prazerosa e significativa. Além disso, o contato com o universo lúdico desde os primeiros anos de vida estimula o intelecto da criança e o seu interesse em ler e aprender, cada vez mais.

Os pais e a família também têm um papel importante nesse sentido. Segundo a psicóloga e diretora da Trilha da Criança Centro Educacional, Ana Paula de Rezende Bartolomeo, o desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que deve se iniciar no lar e se aperfeiçoar sistematicamente na escola para continuar pela vida. “Muitos pais não fazem ideia, mas ler e contar histórias para os filhos não é só um gesto de amor e atenção”, reflete.

A educadora atesta que a familiaridade com o livro, que se cria quando os pais leem junto com as crianças desde os primeiros meses de vida, é muito positiva não só para o seu desenvolvimento em sala de aula. Ela explica que os primeiros estímulos podem ser oferecidos utilizando livros ricos em imagens, textos curtos e com letras grandes, texturas. Quando a criança inicia os primeiros contatos com a alfabetização é o momento ideal para se iniciar a leitura de livros com maior volume de textos, que são lidos dia a dia. Assim, além de aguçar a imaginação, incentivamos a criança a buscar outras histórias em livros por vontade própria, o que faz toda a diferença no seu desenvolvimento.

Além disso, Ana Paula salienta a importância dos pais mostrarem interesse e demonstrarem que o hábito da leitura é prazeroso. “Ler com os filhos, frequentar ambientes como livrarias e bibliotecas e manter um ambiente acolhedor ou um momento de leitura para a família, oferecer livros adequados por faixa etária, são atitudes que contribuem para a criança desenvolver o hábito de ler por prazer e com prazer”, afirma.