Evento, que acontece neste sábado (17), dá start no projeto temporada de inverno do espaço multifuncional
No próximo sábado (17), a Casa Baanko, espaço multifuncional para pessoas que querem criar, se conectar e se divertir, situado no bairro Funcionários, dá start em seu mais novo projeto, a temporada de inverno 2025 com uma quermesse repleta de atrações gratuitas.
Um dos destaques será uma oficina de forró, ministrada pela professora Isabel Loyola que, segundo a própria docente, vai convidar os participantes a terem a percepção de que, antes de tudo, o ritmo – nascido no sertão do Pernambuco no século XIX – é uma deliciosa brincadeira. “Juntando técnica, ritmo e improviso, vamos entender como podemos dançar nos bailes de uma forma confortável e dinâmica, além de estudarmos os princípios da dança aberta e fechada, ou seja, como fazemos para dançar abraçados e como o ritmo pode funcionar quando não estamos juntos, mas nos conectamos de outras formas”.
Ainda segundo Isabel, também fazem parte da oficina o estudo dos princípios rítmicos das músicas de forró e como é possível dançar a partir deles. “Essa aula é, sobretudo, um convite a todos para irem aos bailes [de forró] que acontecem na cidade e se divertirem com a música, as trocas e danças”, destaca acrescentando uma de suas propostas é romper com o paradigma de gênero de que na dança o homem comanda a mulher. “Esse é um modelo ultrapassado. O forró é democrático. Homem pode dançar com homem, mulher com mulher e a mulher comandar o homem na dança”.
Além da aula grátis, o público irá participar de uma roda de conversa, cujo tema, ‘O forró está à venda?’, busca despertar uma provocação sobre como é possível trabalhar com cultura sem desrespeitar ou deslegitimar as origens de uma determinada manifestação cultural. Será emitido certificado para as duas atividades.
A Quermesse da Casa Baanko também contará com a venda de comidas típicas, incluindo opções veganas, o som de DJs e apresentação da banda de Forró das Garotas, com música ao vivo, que promete movimentar o evento, além, claro que bandeirinhas para enfeitar e muita descontração.
Professora Isabel Loyola
Isabel Loyola é coordenadora do projeto Pira, fundado em 2016, que nasceu da vontade de construir um ambiente que fosse ideologicamente alinhado com os valores de inclusão social e disseminação da cultura popular e do forró. A iniciativa desenvolveu uma metodologia que proporciona autonomia, técnica, pensamento crítico e estimula a criatividade dos alunos. As diretrizes do trabalho de Bel, tanto como professora autônoma quanto dentro do Pira, partem da dança como brincadeira e cultura.
Além de pesquisadora de música, dança e cultura popular, Bel ainda toca zabumba. Todas essas áreas de conhecimento têm forte influência em seu trabalho.
Quermesse Casa Baanko
Quando: 17 de maio de 2025, sábado, a partir das 14h
Onde: na Avenida Afonso Pena 2881 – Funcionários
Programação
- 14h – Abertura do evento
- 15h – Roda de conversa “O forró está à venda?”
- 16h30 às 18h – Oficina de Forró com a professora Isabel Loyola
- 18h às 20h – Forró das Garotas com música ao vivo
- 21h – Encerramento
- DJs – 15h às 18h
O evento será totalmente gratuito, sendo necessário a retirada de ingressos para oficina de forró e roda de conversa, nos links:
https://www.sympla.com.br/evento/roda-de-conversa-o-forro-esta-a-venda/2945757
https://www.sympla.com.br/evento/oficina-de-forro-com-bel-loyola/2945759
Para participar da quermesse em si e do forró das garotas não é necessário retira ingresso. Basta chegar!
Adicionar Comentários