Projeto Acarajé com Queijo 15/12 a 18/12

Projeto ACARAJÉ COM QUEIJO promove o encontro cultural entre Minas Gerais e Bahia

A programação estreia entre os dias 15 e 18 de dezembro e será online e gratuita

Entre os dias 15 18 de dezembro, o projeto Acarajé com Queijo vai encurtar a distância entre Minas Gerais e Bahia com programação que propõe o diálogo entre as culturas dos estados a partir de uma perspectiva negra.

Serão diversas atividades com artistas da músicapoesia e da gastronomia mineiras e baianas. Toda a programação é gratuita e online e pode ser acompanhada pelo site napele.com.br/acarajecomqueijo e pelas redes da produtora cultural Napele (instagram.com/napeleproducoes).

Idealizado pelo produtor e gestor cultural Rômulo Silva, a proposta do projeto é promover encontros que permitam conhecer e experimentar comidas, músicas, danças, performances, artesanato e histórias da cultura afro-brasileira, potencializando o trabalho de artistas expoentes dos dois estados.

“A identificação negra está na raiz da cultura de Minas e Bahia e é um motivo de grande orgulho. A programação reúne artistas que expressam a diversidade das culturas negras e a força dessas representações nos dois estados”, afirma Rômulo.

Na programação deste intercâmbio cultural estão quatro shows musicais. Abrindo as atividades vai ter Sérgio Pererê com participação de Silvia Gomes, representando Minas Gerais, com apresentação que estreia no dia 15/12, quinta-feira, às 20 horas, além de uma participação da Casa Pai Jacob de Oriente, terreiro de Umbanda da Lagoinha, abrindo os caminhos.

Irma Ferreira Mateus Aleluia Filho representam a Bahia com shows nos dias 16/12 e 17/12, sexta-feira e sábado, a partir das 20 horas.

No dia 18/12, domingo, às 10h, a Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia de Ouro Preto faz um cortejo, que vai ser seguido de samba: vai ter roda com Dona Eliza e o grupo Donas de Si, a partir das 14h.

No dia 16/12, às 10h, tem bate-papo: Pai Ricardo, Sérgio Pererê, Rainha Belinha, Kedisson Geraldo e Gil Amâncio conversam sobre cultura afro-brasileira e a mistura Minas / Bahia.

poetisa Nívea Sabino também participa do festival: ela apresenta sua letra e voz com poemas escritos especialmente para o Acarajé com Queijo. Os vídeos serão exibidos ao longo da programação.

Fechando a programação, o festival reforça a dimensão cultural da gastronomia com uma vídeo-receita de um prato exclusivo: o Uaikara, desenvolvido pelo chefe de cozinha Elian Duarte. O passo a passo para cozinhar em casa e a narrativa da experiência de criação vão ao ar no dia 17/12, sábado, às 10h.

Por fim, tem também feirinha online para quem quiser comprar com pequenos produtores de artesanato, cosméticos, roupas e alimentos.

Todo o conteúdo seguirá disponível online após as estreias.

O projeto Acarajé com Queijo tem patrocínio MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S.A, e é viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte e realizado pela Napele Produções Artísticas.

ACARAJÉ COM QUEIJO: um encontro entre Minas e Bahia

música, poesia e gastronomia

online & gratuito

estreias entre os dias 15 e 18 de dezembro