Iniciativa é etapa preparatória para a 6ª TEIA Nacional que acontecerá em 2026, no Espírito Santo
Nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais será palco do X Fórum Estadual dos Pontos e Pontões de Cultura de MG, encontro realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) em parceria com a Rede Mineira de Pontos de Cultura. A edição deste ano reforça o compromisso de Minas com a política Cultura Viva e consolida a preparação do estado para a 6ª TEIA Nacional, programada para 2026, no Espírito Santo.
Com participação de grupos, coletivos, agentes culturais e lideranças comunitárias de diferentes regiões mineiras, o Fórum se propõe a promover uma agenda intensa de diálogo, formação e deliberação, abordando temas centrais para o desenvolvimento das políticas de base comunitária no Brasil. As atividades incluem apresentações culturais, grupos de trabalho, mesas temáticas, debates sobre sustentabilidade e governança e a eleição de representantes que atuarão nas instâncias estaduais e nacionais do Cultura Viva.
Destaques da programação
O primeiro dia (13) será dedicado à construção conceitual e ao debate estratégico.A programação começa com acolhimento e café de boas-vindas (8h30), seguido da apresentação do grupo Cirandeiros do Boi Rosado. A abertura institucional reunirá representantes do Ministério da Cultura, da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, da Secult-MG e do Tribunal de Contas do Estado.
Às 10h30, inicia-se a contextualização sobre a Política Nacional de Cultura Viva, com um panorama da atuação em Minas e apresentação do percurso metodológico rumo à TEIA Nacional 2026. A manhã se encerra com a mesa “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, convidando os participantes a refletirem sobre sustentabilidade e justiça socioambiental.
Durante a tarde, o Fórum se organiza em três eixos temáticos, com participação colaborativa dos inscritos: Plano Nacional de Cultura Viva (próximos 10 anos);Governança da política; Trabalho, sustentabilidade e criação artística.
Após o café, o público acompanha a apresentação da Orquestra Filarmônica de Varginha, seguida da socialização das propostas construídas nos grupos.
Já o segundo dia (14) será centrado nas deliberações e na escolha de representantes estaduais que participarão da 6ª TEIA Nacional. A manhã se inicia com apresentação do grupo Tapera Dança Afro, seguida pelas eleições para:
Comissão Mineira de Pontos de Cultura; Delegados(as) de Minas para o V Fórum Nacional / TEIA Nacional 2026; e Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
À tarde, a plenária final reúne, organiza e aprova as propostas construídas coletivamente nos dois dias. O encerramento acontece às 19h, com o espetáculo musical “O lado negro das coisas”, de Tiocapone.




Adicionar Comentários