Segunda edição do ‘CarnaVaranda’ acontece do dia 14 ao 17 de fevereiro, com 21 atrações artísticas nos intervalos dos blocos de rua na Praça Sete.
O Cine Theatro Brasil, um dos espaços culturais mais emblemáticos da capital mineira, integra novamente a programação do Carnaval de BH. A segunda edição do “CarnaVaranda” promete agitar a Praça Sete durante os quatro dias de folia, de 14 a 17 de fevereiro de 2026, com uma programação gratuita de shows, DJ’s e outras apresentações artísticas. As atrações sobem ao palco nas varandas do Cine voltadas para a Av. Amazonas e Rua dos Carijós, a partir das 10h, convidando o público a continuar a festa no intervalo entre blocos.
O “CarnaVaranda” conta com o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Este é um projeto da Associação do Cine Theatro Brasil, com direção geral pela Árvore. Realização Secretaria de Estado Cultura e Turismo e Governo de Minas – Aqui o trem prospera.
O evento conta com 21 atrações artísticas, incluindo artistas mineiros como Aline Calixto, Adriana Araújo, Giselle Couto, Adrianna do Baile da Dri, e outros grupos locais e regionais. Quem comanda a energia da festa é a atriz e humorista Kayete Fernandes, conduzindo o público por uma experiência que combina o patrimônio histórico e arquitetônico de um dos cine teatros mais antigos de BH com expressões artísticas contemporâneas.
“A primeira edição do ‘CarnaVaranda’ superou as expectativas e deixou claro o quanto o público se identificou com a proposta. Ver o Carnaval ocupar as varandas do Cine Theatro Brasil, em pleno coração de Belo Horizonte, foi uma experiência potente e afetiva. Nesta segunda edição, reforçamos o diálogo entre patrimônio, cidade e festa, ampliando o acesso à folia e celebrando o Carnaval como ele é: plural e democrático”, destaca Sandra Campos, gestora cultural do Cine Theatro Brasil.
Na edição deste ano, a varanda da Av. Amazonas, localizada em pleno cruzamento com a Av. Afonso Pena, na Praça Sete, recebe três shows por dia, totalizando doze apresentações. Já a varanda da Rua dos Carijós será palco para DJ’s conhecidos da cena belo-horizontina e da Escola de Samba Imperatriz de Venda Nova, que neste ano conta a história do Cine Theatro como samba-enredo. A festa fica ainda mais completa com interações circenses promovidas por artistas do Instituto CircoLar e da Cia Gêmea.
Assim como em 2025, as varandas do Cine Theatro Brasil também ganham adereços e cores vibrantes, criando um ambiente que convoca o público para uma interação mais próxima com os artistas. O projeto cenográfico estará em harmonia com as demais atividades carnavalescas que acontecem na Praça Sete, dentro da programação belo-horizontina.
A diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, destaca o apoio da companhia. “A Cemig se orgulha em participar tão ativamente do carnaval. Neste ano, estamos apoiando mais de 50 iniciativas que serão realizadas em várias cidades de diferentes regiões do estado, com características próprias e diversas. Um bom exemplo, aqui em BH, é o ‘CarnaVaranda’, que foi sucesso de público em sua primeira edição no ano passado, e convida os foliões a celebrar o carnaval e a cidade de uma maneira diferente e muito democrática”, afirma.
Cemig: energia do carnaval
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig está presente em todas as edições do Carnaval da Liberdade, desde a primeira, patrocinando iniciativas em diversas cidades mineiras de diferentes regiões do estado. Ao longo dos últimos anos, a companhia já destinou, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, mais de R$22 milhões, beneficiando mais de 120 atrações culturais ligadas ao carnaval.
Em 2026, a Cemig vai apoiar mais de 50 projetos relacionados aos blocos, às festas de carnaval, às escolas de samba, aos blocos caricatos e outras atividades que vão acontecer durante os dias de folia. Além desses, também serão apoiadas propostas que serão desenvolvidas fora do período de carnaval, mas que estão diretamente relacionadas ao assunto, como oficinas, cursos, festas, pré-produção carnavalesca, entre outras. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Cemig, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação. Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
“CarnaVaranda” no Cine Theatro Brasil
Data: 14 a 17 de fevereiro (de sábado a terça-feira)
Horário: de 10h às 17h
Local: Varandas do Cine Theatro Brasil (Praça Sete, Belo Horizonte) voltadas para a Av. Amazonas e Rua dos Carijós
Evento gratuito



Adicionar Comentários