Slam Avoa, Amor: última edição antes da final acontece no Barreiro – 12/07

Vencedor ganha poesia gravada no beat e vaga na final do Avoa, Amor

O Slam Avoa, Amor – uma competição de poesia falada sobre o amor – ocupa a Biblioteca Comunitária Vale do Jatobá, no Barreiro (Av. Delfino Francisco Xavier, 376 – Conjunto Habitacional Vale do Jatobá, Belo Horizonte), no próximo sábado, dia 12/7, às 19h. As batalhas do Cardoso e do VJ são convidadas especiais da noite, que também conta com pocket show do grupo Secta Mob. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Esta é a última chance de poetas da oralidade garantirem uma vaga na final do Slam Avoa, Amor – Edição Poesia no Beat, da Coletiva AvoanteA pessoa vencedora também ganhará um kit do Avoa, Amor e a gravação de sua poesia com um beat exclusivo, composto por produtores musicais locais.

A competição obedece às regras tradicionais do Slam: as inscrições são feitas na hora do evento e dão início à declamação de poesias autorais, sob a avaliação de um júri composto por pessoas do público. Cada poeta tem até três minutos para performar, sem acompanhamento musical nem uso de elementos cênicos

O diferencial do Avoa, Amor é que só valem poesias sobre o amor, em múltiplas expressões. “A gente explora esse outro lugar que nos é tão negado dentro da perspectiva periférica”, conta Thamara Selva, poeta e integrante da Avoante.

A noite também terá o enfrentamento de duas batalhas de rima convidadas – a batalha do Cardoso e a batalha do VJ -, valendo uma vaga na Liga BH Freestyle. Um pocket show do grupo Secta Mob fecha a programação do encontro.

As quatro primeiras edições do Poesia no Beat aconteceram entre março e junho, nas regionais do Barreiro, Norte e Centro-sul de Belo Horizonte. Os vencedores de cada edição têm vaga na final, em agosto, onde disputarão um prêmio no valor de R$ 350 e uma vaga no Slam MG, campeonato estadual de poesia falada. 

Este projeto é  realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte / Edital Descentra.

Sobre a Coletiva Avoante

A Coletiva Avoante é um grupo que se dedica à promoção da poesia e literatura marginal em Minas Gerais desde sua fundação, em 2017. Seu principal evento, o Slam Avoa, Amor, é uma variação do Slam poético tradicional, onde os poetas competem recitando poesias originais com temática de amor.

Além do Slam, a coletiva organiza um sarau itinerante, e produz vídeos de poesia, oficinas e outras atividades relacionadas à literatura, proporcionando um espaço para a expressão e experimentação poética. 

Ao longo dos anos, a Coletiva Avoante vem desempenhando um papel relevante na cena literária local, comprometida com a democratização do acesso à arte e cultura na Região do Barreiro e em toda Belo Horizonte. Atualmente é composto por Bubu, Joi Gonçalves, Thamara Selva e Leandro Zerê.

Slam Avoa, Amor – Edição Poesia no Beat

Entrada gratuita e aberta ao público

Outras informações: @coletivoavoante

12/7/25, sábado, 19h

Slam Avoa, Amor + Batalha da Cardoso e Batalha da P7

com pocket show do Secta Mob

Biblioteca Comunitária Vale do Jatobá – Av. Delfino Francisco Xavier, 376 – Conjunto Habitacional Vale do Jatobá, Belo Horizonte