Destaque na programação, Pai Ricardo de Moura lança seu primeiro livro “Da Macega à Makaia: tramas de relação do falar negro de terreiro”
De 12 a 14 de setembro, a Matuta – Comunidade de Pesquisa Transdisciplinar da Casa Pai Jacob do Oriente (CCPJO), realiza seu 1º Seminário “Oferenda ancestral de alimento ao saber”, um encontro de partilha e elaboração coletiva.
O evento vai reunir pesquisadores, mestres de saberes afro-brasileiros e integrantes de terreiros para refletir, desde os fundamentos das tradições de matriz africana, sobre as epistemologias que orientam nossas formas de pesquisa, escrita e cuidado com o saber.
“Partindo do princípio de que somos fonte – e não objeto – de pesquisa, o seminário busca afirmar a potência política, ancestral e comunitária de uma produção de conhecimento referenciada nas tradições dos povos de terreiro”, explica Pai Ricardo, coordenador da CCPJO.
O seminário pretende fortalecer as epistemologias de terreiro como fundamentos legítimos da pesquisa; promover trocas entre saberes acadêmicos, ancestrais e populares; reunir tramas de discussão que articulem os eixos da saúde, educação, arte, memória e território; além de apresentar pesquisas e experiências alinhadas à proposta da Matuta, por meio das Tramas de Discussão.
Lançamento Livro Pai Ricardo
Durante o Seminário, a comunidade vai poder participar do lançamento de “Da Macega à Makaia: tramas de relação do falar negro de terreiro”, primeiro livro do Pai Ricardo. A obra faz uma reflexão sobre os conhecimentos tradicionais das casas e territórios de religiões afro-brasileiras.
Proposto por Pai Ricardo, mestre nas disciplinas de Formação transversal em saberes tradicionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o livro apresenta o ensino, a transcrição, a “escrit(ação)” (termo cunhado por ele) e a editoração dos saberes ancestrais espirituais, artísticos, culturais e éticos herdados de seus antepassados, a fim de resgatá-los, preservá-los e difundi-los.
Com esse trabalho, Pai Ricardo deseja que esses saberes alcancem outras comunidades, redes de povos tradicionais, acadêmicos, gestores e pessoas interessadas em se “engajar na causa” para combater o racismo.
Programação completa
12/09, sexta-feira
19h: Abertura
19h30: Mesa Magna
21h30: Makudiá e Apresentação Cultural
13/09, sábado
10h: Tramas
14h30: Sintetização das Tramas
15h30: Arriada da oferenda
14/09, domingo
13h: Levantamento da Arriada (agradecimentos, e os próximos projetos da Matuta)
14h: Apresentação Guela Zuela
14h30: Lançamento do livro do Pai Ricardo com roda de conversa
16h: Pelezinho
17h30: Show Orisamba
O evento é aberto ao público e, para participar, basta se inscrever na sede da CCPJO (Rua Fagundes Varela, 99, Lagoinha), das 10h às 15h. A taxa é de R$25,00, acompanhada de uma vela de 7 dias branca.
1º Seminário Matuta: “Oferenda ancestral de alimento ao saber”
de 12 a 14 de setembro de 2025
Programação completa: https://www.instagram.com/p/DOEvqzygZCW/?img_index=1
Adicionar Comentários