Quarta Doze e Trinta recebe a leitura dramática ‘Botão Zíper” – 8/10

Iniciativa do coletivo Diz Trava Através do Olhar busca ampliar a visibilidade de pessoas trans e travestis na arte

Na próxima quarta-feira8 de outubro, o projeto Quarta Doze e Trinta terá como atração a leitura dramática Botão Zíper, do coletivo Diz Trava Através do Olhar. A apresentação será às 12h30, na Praça de Serviços, no Campus Pampulha. A entrada é gratuita. O Circuito Cultural UFMG é uma realização da Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult).

Fruto de pesquisas do Diz Trava Através do Olhar, Botão Zíper explora novas narrativas de transgeneridade que vão além da representação da violência. O texto foi escrito em 2022 para a 10ª edição do projeto Janela de Dramaturgia. A atividade no Quarta Doze e Trinta tem como proposta fomentar o gênero performático “leitura dramática”, bem como ampliar a percepção da presença de pessoas trans e travestis na arte, promovendo acesso e compartilhamento com o público. Quatro participantes realizarão a leitura performática. A dramaturgia inclui momentos de participação do público, que é convidado a ler trechos do texto de forma performática.

Diz Trava Através do Olhar

O coletivo Diz Trava Através do Olhar nasceu em 2020 com o desejo de criar e experimentar novos imaginários e modos de produção artísticos a partir de uma perspectiva com protagonismo trans. A plataforma artística desenvolve pesquisas no campo das artes cênicas, conciliando apresentações artísticas com ações formativas. Dentre as linguagens pelas quais o coletivo se expressa estão teatro, performance, artes visuais, literatura, poesia e palhaçaria.

Quarta Doze e Trinta

Botão Zíper

Coletivo Diz Trava Através do Olhar

Leitura dramática

8 de outubro de 2025, às 12h30 

Praça de Serviços do Campus Pampulha da UFMG

Av. Antônio Carlos, 6.627, Pampulha

Apresentação gratuita.