Projeto Canjerê promove evento no Reinado 13 de Maio – 13/9

Roda de conversa com a Mestra da Cultura Popular Kelma Zenaide sobre culinária afro-brasileira acontece no dia 13/9, às 18h, no bairro Concórdia, e em seguida terá roda de samba Sampagode, da Ana Hilário, com entrada gratuita

No dia 13 de setembro, sábado, a partir das 18h, o Reinado 13 de Maio, no bairro Concórdia, recebe mais uma edição do Projeto Canjerê. Com o tema “Comida, Samba e as raízes africanas”, o encontro contará com a presença da Mestra da Cultura Popular Kelma Zenaide, em uma roda de conversa sobre culinária afro-brasileira, e com o show “Sampagode da Ana Hilário”, que mistura samba, pagode e axé em uma celebração à cultura preta. A entrada é gratuita.

Com o objetivo de valorizar a herança afro-brasileira em suas múltiplas expressões, o Canjerê no Reinado deste mês propõe uma noite dedicada ao corpo, à escuta e ao sabor. A roda de conversa será conduzida por Rosália Diogo, que trocará ideias com Kelma Zenaide, mestra da cultura popular, cozinheira, escritora, arte-educadora e uma das maiores referências da gastronomia preta de Minas Gerais. Também idealizadora do projeto Afro-gastronomia: sabores e saberes ancestrais. Iniciativa que promove a valorização das cozinheiras negras e estimula o poder publico a reconhecer os saberes culinários dos negros em diáspora. Com base em sua trajetória como fundadora da Kitutu – Gastronomia Afro-brasileira, Kelma abordará os saberes ancestrais, a potência política da comida e o protagonismo das mulheres negras na cozinha e na sociedade.

Trajetória de Kelma e do Kitutu

A especialidade da Kitutu é o serviço de catering corporativo para, instituições, galeria de arte, set de filmagem e camarins personalizados. Já serviu mais de 1.800 artistas e personalidades nacionais e internacionais. Dentre os clientes já atendidos pela empresa de Kelma estão o Presidente Lula e sua comitiva, Ibrahima Djitté (prefeito de Dioudoubou – Senegal), a antropóloga norte-americana Sheyla Walker, Chef Anthony Bourdain, Bnegão, Chico Cesar, o mestre Matheus Aleluia, Teatro Negro e Atitude, Grupo Galpão, Giramundo, Grace Passô, Ricardo Aleixo, Cidinha da Silva, Glenda Nicácio, Leda Maria Martins, Ana Maria Martins e Conceição Evaristo.

Recentemente participou do reality “Chef de Alto Nível”, da Globo, e do programa “Cozinha de Alto Nível”, na GNT. Recebeu em 2022, o título de emergente na gastronomia pela plataforma MOOC100 SP, a maior lista de expoentes criativos do Brasil. Também foi reconhecida com o título de Mestra da Cultura Popular de BH, e consagrada com Prêmio Gastronomia Preta, Prêmio Zumbi, Prêmio Retrospectiva por Ricardo Aleixo, recebeu a placa de congratulações da ALMG pela Ministra Macaé Evaristo, e representou Minas em um dos maiores eventos de gastronomia em Popayãn na Colômbia. 

Atração musical

Logo após, o público é convidado a dançar e cantar junto com o Sampagode da Ana Hilário, projeto musical que celebra ritmos como o samba, o pagode e o axé, colocando em cena a força festiva e comunitária da música afro-brasileira. Para Ana, o show é um chamado ao aquilombamento. 

Ana Hillário é uma artista negra antirracista de Belo Horizonte. Cantora, atriz e trancista, valoriza as raízes afro-brasileiras em sua atuação. Aos 27 anos, desenvolve o projeto “Samba da Ana Hillário”, que promove a cultura preta por meio da música, tocando o público com afeto, ancestralidade e resistência. Sua arte é instrumento de cura, celebração e fortalecimento da identidade afro-brasileira.

Sobre o Projeto Canjerê

Realizado pelo Instituto Cultural Casarão das Artes Negras, o Projeto Canjerê promove ações mensais voltadas para o fortalecimento da cultura afro-brasileira e o enfrentamento do racismo estrutural. O projeto aposta na valorização dos saberes e fazeres da diáspora africana por meio da música, dança, gastronomia, oralidade e memória. Suas ações já passaram por diversos espaços culturais e comunidades de Belo Horizonte, sempre com foco em acessibilidade, afeto e resistência. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

A atração musical será Sampagode, da cantora Ana Hilário – Foto @virginiadandara

Canjerê no Reinado – Comida, Samba e as raízes africanas

Data: Sábado, 13 de setembro de 2025

Horário A partir das 18h

Local: Reinado 13 de Maio – Rua Jataí, 1309, Concórdia, Belo Horizonte/MG

Atrações: Roda de conversa com Kelma Zenaide + Show Sampagode da Ana Hilário

Entrada gratuita

Mais informações: Instagram@casaraodasartesnegras