Neste sábado (02/09), acontecem os primeiros plantios de árvores nativas pelo projeto Plantando pelo Planeta, em Mariana (MG). O evento será às 15 horas na Pista de Caminhada Alameda dos Inconfidentes. A iniciativa, inédita em Minas Gerais, nasceu de uma parceria entre a Prefeitura de Mariana, a Fundação Renova e a Plant for The Planet, instituição criada na Alemanha e voltada para o reflorestamento. A meta é mobilizar crianças e jovens estimulando o plantio de um milhão de mudas nativas nas regiões impactadas ao longo do Rio Doce.
Em Mariana, participam do projeto cerca de 100 alunos das redes municipais e particular de ensino, de projetos sociais e jovens das comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão. Na oportunidade, eles receberão o certificado de “Embaixadores da Justiça Climática”. A ideia é que os novos embaixadores mobilizem outros jovens sobre a importância de cuidar do planeta, incluindo os benefícios do plantio de árvores para a redução de gás carbônico (CO2).
Aos 17 anos, Pedro Chaves, aluno da Escola Estadual Dom Silvério e participante do Programa Jovem Aprendiz, é um dos oito jovens marianenses certificados pelo projeto como “Embaixadores da Justiça Climática”. “É um projeto muito legal que busca a preservação da vida. A nossa missão é levar a mensagem de que devemos preservar o meio em que vivemos para as futuras gerações, com plantio de árvores, por exemplo. As crianças serão as grandes precursoras do projeto, vamos mostrá-las a importância de cuidar do verde”, disse.
Nicolas Mendes, de 13 anos, aluno da Escola Municipal Dom Oscar, ficou empolgado ao participar pela primeira vez de uma oficina do projeto. “Nossa missão agora é conscientizar as pessoas, espero que muita gente queira participar conosco. Vamos começar dentro de casa, com os nossos familiares, e avançando pela vizinhança”, disse.
Sobre o projeto
O projeto “Plantando Pelo Planeta”, originalmente com nome de Plant for the Planet, começou em 2007, na Alemanha. A iniciativa é de um jovem estudante, Felix Finkbeiner, que na época tinha nove anos, e surgiu a partir da apresentação de um trabalho escolar sobre a crise climática no mundo. O garoto sugeriu que, para compensar as emissões de carbono, as crianças do planeta poderiam plantar árvores em seus países.
A ideia do jovem alemão ganhou o mundo. O site do projeto informa que há mais 100 mil crianças ao redor do planeta envolvidas no movimento. No Brasil, a iniciativa chegou em 2017 e Mariana foi a primeira cidade de Minas Gerais a recebê-la. A proposta da Fundação Renova é levar a iniciativa a outros municípios, com a meta de plantar um milhão de mudas de árvores nativas ao longo do trajeto impactado pelo rompimento da barragem de Fundão.
O Plant for the Planet registra quase 15 bilhões de árvores plantadas pelo mundo, através de crianças e jovens que participam desta iniciativa. E há um desafio assumido em 2014 que é o compromisso de plantar um trilhão de árvores até 2030 no mundo inteiro, volume necessário à compensação do que será desmatado nesse período, segundo pesquisas.
Dia: 02 de setembro (sábado)
Horário: 15 horas
Local: Pista de Caminhada Alameda dos Inconfidentes.










Adicionar Comentários