Dança contemporânea, poesia em movimento e reflexões sobre o tempo voltam aos palcos em novas apresentações em Belo Horizonte
O espetáculo “Como Água” do Grupo de Dança Primeiro Ato é um convite a fluir com o tempo, a escutar o corpo e a redescobrir o mundo pelas lentes da delicadeza e da resistência. Com inspiração na natureza da água e sua capacidade de adaptação e transformação, a montagem propõe uma experiência sensorial, poética e profundamente humana. Após estrear em maio, o grupo retorna ao palco da capital com novas apresentações nos dias 30 e 31 de agosto, no Espaço Cênico Yagi – Teatro Raul Belém Machado, em Belo Horizonte, com entrada gratuita e retirada de ingressos pelo Sympla.
O projeto é uma realização do Ministério da Cultura Governo Federal União e Reconstrução e Minas Cultura e Turismo Governo Diferente Estado Eficiente /Minas Gerais – por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e também pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultuara.
Inspirado na metáfora da água — que contorna obstáculos, se adapta, se transforma —, o espetáculo traz à cena um olhar crítico e sensível sobre a maneira como vivemos e percebemos o tempo. “Como Água” é, acima de tudo, um convite à escuta do corpo, das memórias, dos fluxos interiores e das pausas que também dizem. Para a diretora e produtora Suely Machado, fundadora e diretora artística do grupo, voltar ao palco com essa obra é reafirmar um gesto necessário. “A água encontra sempre por onde passar. E é esse o espírito da obra. Desde a estreia percebemos como o público se conecta com a ideia de dançar o que resiste, o que escapa e o que transforma o caos em poesia”, destaca.
“Como Água” convida o público a mergulhar em uma experiência não linear, onde o tempo não se mede, mas se sente. “É um trabalho que nasceu do desejo de traduzir o presente com profundidade e delicadeza. Cada nova apresentação é também uma nova camada que se soma a esse fluxo vivo”, completa Suely.
Com concepção coreográfica de Marcela Rosa, o espetáculo foi criado de forma colaborativa, a partir da escuta e das experiências dos intérpretes-criadores. Em cena, os corpos se desdobram em paisagens afetivas, revelando contrastes entre contenção e fluidez, opacidade e brilho, silêncio e explosão. Tudo em sintonia com a trilha original de Federico Puppi, que constrói camadas sonoras em diálogo com a matéria coreográfica.
Depois das apresentações em Belo Horizonte, o Primeiro Ato segue para Araçuaí, no Norte de Minas Gerais, onde realiza duas atividades no Centro Cultural Luz da Lua: no dia 6 de setembro, às 10h, acontece uma Oficina de Dança Contemporânea aberta ao público, e no dia 7 de setembro, às 20h30, será realizado um Ensaio Aberto do espetáculo “Como Água”, também aberto ao público.
Sinopse
“Como Água”, novo trabalho do Grupo de Dança Primeiro Ato, que completa 43 anos de ação continuada, chega como uma necessidade de reflexão sobre a passagem do tempo e a escolha em como viver esse tempo, que assim como a água, encontra caminhos diante dos obstáculos, transformando o caos em poesia. A partir da observação dos seres humanos, como seres da natureza, a obra surpreende e se desenvolve numa narrativa não linear cheia de contrastes, acordando os sentidos, abrindo gavetas, provocando memórias. “Como Água” é um olhar crítico e poético de nosso tempo, é vida num modo contínuo… suspensão, retração, avanço e redenção.
Ficha Técnica
Direção e Produção: Suely Machado
Assistente de Direção e Produção: Marcela Rosa
Concepção Coreográfica: Marcela Rosa
Criação de movimento (processo colaborativo): Alex Dias, Ana Carolina Vinhal, Marcela Rosa, Marina de Santana, Pedro Henrique Demétrio, Tayná Barboza
Trilha Sonora Original: Federico Puppi
Criação de Figurinos: Pablo Ramon
Confecção de Figurinos: Ednara Botrel
Criação de Luz: Sarah Salgado Cordeiro dos Santos
Fotografias: Guto Muniz e Nélio Rodrigues
Comunicação: Reciclo Comunicação
Assessoria de imprensa: Luz Comunicação – Jozane Faleiro
Espetáculo: “Como Água” – Grupo de Dança Primeiro Ato
Data / Horário: 30 e 31 de agosto de 2025, Sábado (30), às 20h | Domingo (31), às 19h
Local: Espaço Cênico Yagi – Teatro Raul Belém Machado (Rua Josi Gomes de Souza, 15 – Alípio de Melo, Belo Horizonte – MG)
Gratuito (retirada de ingressos pelo Sympla)
Link: Sympla – Como Água
Classificação: Livre
Mais informações: @grupo_primeiro_ato
Adicionar Comentários