Espetáculo envolve o público infantojuvenil de Contagem com música, humor e personagens mágicos
No próximo domingo, 19 de outubro, às 11h, o Parque Cataguás, em Contagem, recebe a peça de teatro infantojuvenil “Procurando Firme!”, em apresentação gratuita, às 11h. O espetáculo tem classificação livre (recomendado a partir de 3 anos) e integra o programa Diversão em Cena, ação patrocinada pela Fundação ArcelorMittal e pela Belgo Arames.
Baseada na obra homônima da escritora Ruth Rocha, publicada em 1983, “Procurando Firme!” introduz no palco um castelo com rei, rainha, príncipe, princesa, muralha, fosso, ponte levadiça… e um terrível dragão, que impede qualquer saída, inclusive a do público! Mas a princesa se recusa a seguir as convenções impostas pela realeza, provocando uma reviravolta que coloca o público diante de uma reflexão sobre liberdade e identidade.
Com linguagem ágil, humor e muita música, a adaptação discute padrões, papéis de gênero e a voz feminina, sempre de forma lúdica, sem perder o encanto do universo mágico das princesas. A encenação aposta em recursos metalinguísticos, nos quais os atores se desdobram em múltiplos papéis, trocam adereços em cena, manipulam instrumentos musicais e revelam ao público os bastidores da própria narrativa. Canções de Tom Zé, Arnaldo Antunes e Paulo Tatit costuram a trama.
O espetáculo infantojuvenil foi criado em 2018, pelo grupo Coletivo Aberto de Teatro, de Ipatinga. Desde então, já percorreu diversos festivais e eventos culturais, como o Festival Nacional de Arte entre as Infâncias (Fenapi), Mostra In Minas, Salão do Livro do Vale do Aço, Circuito Usiminas de Cultura e Festival da Criança. A montagem tem direção de Léo Coessens e direção musical de Junio Endrik.
Esta apresentação é viabilizada com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. O programa conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Contagem e do Parque Cataguás. Realização: Lima Produções Culturais e Governo de Minas Gerais.
15 anos de Diversão em Cena
Criado em 2011 pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, o Diversão em Cena busca democratizar o acesso à cultura por meio da oferta de espetáculos gratuitos ou a preços populares. Já ultrapassou 1 milhão de espectadores em centenas de apresentações por cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Santa Catarina.
“Estimular o diálogo entre diferentes expressões artísticas e garantir que mais pessoas tenham acesso às manifestações culturais brasileiras; é investir em pertencimento, memória e identidade”, declara a diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal, Camila Valverde.
“Programas como o Diversão em Cena são catalisadores de mudanças. O acesso à cultura é fundamental para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados, e as sessões criam oportunidades para o diálogo e troca de experiências, o que gera um impacto social duradouro”, conclui Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal – maior produtora de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.
Sobre a Belgo Arames
Com 50 anos de história, a Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com expertise e tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Com oito unidades pelo país, sua sede é em Contagem (MG).
Ficha técnica
Elenco: Bárbara Pavione, Camile Gracian, Léo Coessens e Malu Guimarães | Direção: Léo Coessens | Direção musical: Junio Endrik | Iluminação: André Rissi | Contrarregra e assistente de produção: Filipe Fernandes | Produção: Barbara Pavione | Realização: Coletivo Aberto de Teatro
O quê: “Procurando Firme!”
Quando: 19 de outubro de 2025, domingo, às 11h
Onde: Parque Cataguás (Rua Rio Comprido, 4.655, Cinco, Contagem – MG)
Apresentação gratuita e acessível em libras
Duração: 60 minutos
Classificação: livre (recomendada partir de 3 anos)
Adicionar Comentários