Foto: Victor Oliveira
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta terça-feira (6/1) o resultado final do edital “BH nas Telas 2025”, da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LMIC), na modalidade Fundo Municipal de Cultura. Exclusivo para projetos de audiovisual, o edital destina R$2 milhões ao setor. A lista completa dos classificados pode ser consultada no Diário Oficial do Município (DOM) e na página do edital.
Ao todo, 31 projetos foram aprovados contemplando produções cinematográficas e iniciativas voltadas à difusão de conteúdos audiovisuais, que retratam a diversidade territorial e cultural de Belo Horizonte. A expectativa é que as ações alcancem cerca de 340 mil pessoas, contribuindo para a democratização do acesso à cultura.
O edital integra o BH nas Telas – Programa de Desenvolvimento do Audiovisual, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, e dá continuidade à política pública de fomento ao setor audiovisual na capital. As propostas inscritas se distribuíram em seis categorias: produção (documentários, filmes de ficção e animações); difusão (festivais, manutenção de espaços culturais e distribuição independente de obras audiovisuais); desenvolvimento de projeto audiovisual (elaboração de roteiros para longas-metragens ou séries); pesquisa e formação (ações formativas e projetos de investigação da linguagem audiovisual); audiovisual comunitário (produção, difusão e formação de projetos de baixo orçamento); e games/jogos eletrônicos – protótipos, voltada à criação de protótipos.
A estimativa é de geração de 196 postos de trabalho diretos e 532 indiretos, reforçando o impacto econômico e social do edital no fortalecimento do audiovisual em Belo Horizonte.
Nesta edição, o edital recebeu 413 inscrições, um crescimento de 60,7% em relação ao ano anterior, demonstrando que os agentes culturais têm cada vez mais procurado as oportunidades de fomento.




Adicionar Comentários