De 3 a 7 de dezembro, o Grupo Corpo realiza sua tradicional temporada popular em Belo Horizonte, no Cine Theatro Brasil Vallourec, apresentando dois marcos de seu repertório: Parabelo e Gira.
Fotos: José Luiz Pederneiras
Celebrando 50 anos de trajetória, a companhia retorna à cidade com duas criações que revelam, em diferentes registros, a força e a amplitude de sua linguagem coreográfica. Em Parabelo (1997), Rodrigo Pederneiras dá forma a um Brasil de cores, ritmos e devoções; em Gira (2017), mergulha no universo simbólico das religiões afro-brasileiras. O resultado é um programa que espelha a identidade do Corpo: contemporâneo, popular e profundamente enraizado na cultura do país.
O espetáculo abre com Parabelo, balé que Rodrigo Pederneiras define como a mais brasileira e regional de suas obras. Inspirado na trilha luminosa de Tom Zé e José Miguel Wisnik, a coreografia de 42 minutos combina musicalidade, ritmo e invenção. De cantos de trabalho e devoção, de memórias sertanejas e gestos populares, surge uma dança vibrante, marcada pela precisão dos pés e pela espontaneidade do corpo. A cenografia de Fernando Velloso e Paulo Pederneiras evoca os ex-votos das igrejas interioranas, enquanto os figurinos de Freusa Zechmeister revelam, com luz e cor, a exuberância do sertão.
Após um intervalo de 20 minutos, o palco se transforma para Gira, criação inspirada nos ritos da umbanda e na figura de Exu, o mais humano dos orixás. Com música original do trio paulistano Metá Metá, o espetáculo de 40 minutos é uma celebração da energia e da espiritualidade que atravessam a cultura afro-brasileira. Rodrigo Pederneiras recria, a partir da pesquisa de campo e da experiência em rituais, um vocabulário de gestos que une tradição e contemporaneidade. O cenário concebido por Paulo Pederneiras envolve os bailarinos em um espaço quase etéreo, enquanto Freusa Zechmeister adota figurinos de corte primitivo, unindo todos os corpos.
O Grupo Corpo conta com o apoio de parceiros que investem de forma consistente na cultura brasileira.
O projeto de circulação comemorativa do Grupo Corpo integra o Programa Petrobras Cultural, por meio de seleção pública que direcionou 250 milhões de reais à cultura brasileira, em projetos de todos os estados do país.
A Cemig acredita que o desenvolvimento de Minas Gerais vai muito além da geração e distribuição de energia. Por este motivo, atua como a maior incentivadora de cultura do estado de Minas Gerais, investindo em iniciativas que promovem cidadania, inclusão social e qualidade de vida para a população mineira.
O Instituto Unimed-BH investe de forma contínua em projetos culturais que ampliam o acesso à arte e valorizam a produção local.
GRUPO CORPO
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
Apresentação: CEMIG e PETROBRAS
Patrocínio: INSTITUTO UNIMED-BH
Realização: INSTITUTO CULTURAL CORPO, MINISTÉRIO DA CULTURA e GOVERNO FEDERAL
PARABELO E GIRA
Cine Theatro Brasil
Av. Amazonas, 315
3 a 7 de dezembro de 2025
[quarta a sábado, 20h • domingo, 18h]Ingressos: R$ 39,80 [inteira]; R$19,90 [meia]
Vendas: www.eventim.com.br e bilheteria Cine Theatro Brasil
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 1h42 (com intervalo de 20 minutos)




Adicionar Comentários