Teve início no dia 27 de setembro, o curso de capacitação para artistas, pesquisadores e interessados em cultura gratuitamente em Ribeirão das Neves. O Coletivo La Noche é Cênica inicia uma série de oficinas que abordam temas essenciais como Curadoria Cultural, Pareceres para Projetos Culturais e Expografia. O projeto é viabilizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc.
As aulas são ministradas por especialistas renomados em suas áreas, oferecendo uma formação de alta qualidade e com foco em práticas profissionais. Segundo Raquel Miranda, produtora do projeto, o objetivo é democratizar o acesso à formação cultural, que muitas vezes se concentra nos grandes centros, e fortalecer a produção artística local.
Conheça as oficinas
1. Introdução à Curadoria Cultural
- Com quem: Anderson Feliciano, dramaturgo, curador e performer com atuação internacional.
- Quando: Sábados; 04, 11 e 25/10, das 9h às 12h.
- O que você vai aprender: Fundamentos da curadoria, construção de narrativas e mediação com o público, com ênfase em práticas críticas e contracoloniais.
2. Introdução aos Pareceres para Projetos Culturais
- Com quem: Jerusa Furbino, advogada, escritora e parecerista da Câmara de Fomento à Cultura de Belo Horizonte.
- Quando: Sábados, 04, 11, 18 e 25/10, das 14h às 18h.
- O que você vai aprender: Políticas públicas de fomento à cultura, critérios técnicos e legais para análise de projetos e a ética do parecerista.
3. Introdução à Expografia
- Com quem: Alê Tavera, artista visual, figurinista e cenógrafo.
- Quando: Terças-feiras, 07, 14, 21 e 28/10, das 19h às 22h.
- O que você vai aprender: Princípios para planejar e montar exposições, abordando narrativa visual, organização espacial e acessibilidade.
Todas as oficinas são gratuitas. Para garantir sua vaga, as inscrições podem ser feitas pelo site do Mapa Cultural de Ribeirão das Neves.
Para mais informações:
- Link para inscrições: https://mapaculturaneves.com.br/oportunidade/11/#info
- Instagram do coletivo: instagram.com/coletivo_lanochecenica/
Adicionar Comentários