O projeto Circula em Cena, realizado pela Associação Livre de Cultura e Esportes (ALCE) em parceria com a Olhar Cultural, promove no próximo dia 26 de setembro, em São João del-Rei, a oficina “Trabalhadores da Cultura: encontro formativo e debates”. A atividade acontecerá das 14h às 17h, no Solar da Baronesa (Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 – Largo do Carmo), com inscrições gratuitas e emissão de certificado para participantes e um lancheconfratenização.
A proposta busca fortalecer a cena cultural local, oferecendo ferramentas práticas e reflexões estratégicas para profissionais e interessados na área da produção cultural. O encontro utilizará a metodologia 5W2H, um recurso simples e eficiente que ajuda a transformar ideias em planos de ação objetivos, com definição clara de etapas, responsabilidades e recursos.
Objetivos e público-alvo
A oficina é destinada a pessoas acima de 18 anos interessadas em atuar ou se aprofundar no campo da produção cultural. O objetivo é incentivar, valorizar e capacitar trabalhadores da cultura, estimulando habilidades que contribuam para o desenvolvimento pessoal, profissional e para a dinamização da economia criativa na Região das Vertentes.
Instrutores convidados
- Vinícius Cristóvão – Ator-pesquisador mineiro, mestre em teatro e fundador do Corpo Coletivo. Une arte e autocuidado em metodologias próprias, com trajetória em teatro, gestão cultural e audiovisual.
- Aline Garcia – Jornalista, produtora e gestora cultural, diretora da Olhar Cultural e da Mostra de Artes Cênicas Tiradentes em Cena. Tem ampla experiência em festivais nacionais e internacionais, com foco em formação e descentralização cultural.
Sobre o projeto Circula em Cena
O Circula em Cena é um projeto de continuidade que tem como missão descentralizar o acesso à cultura no interior de Minas Gerais. Estruturado em dois eixos – Mulheres na Cena e Trabalhadores da Cultura –, o projeto combina metodologias ágeis, técnicas de gestão e práticas das artes cênicas para criar processos formativos dinâmicos e coletivos.
Agora, com a oficina Trabalhadores da Cultura, o projeto amplia sua atuação em São João del-Rei, fomentando trocas de experiências, conexões e oportunidades que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cultura no território.
Mais informações:
@tiradentesemcena
Adicionar Comentários