Mutirão de ecocardiograma da Santa Casa BH – 25 e 26/10

Novos equipamentos adquiridos irão aumentar a capacidade de atendimento da Guardiã da Saúde de Minas Gerais 

A Santa Casa BH realiza no próximo sábado (25) e domingo (26/10/25), um mutirão de ecocardiogramas. Ao todo, cerca de 250 pacientes que aguardam na fila de espera do SUS em Belo Horizonte serão beneficiados. 

Essa é uma das iniciativas da instituição viabilizadas graças a uma emenda parlamentar da deputada estadual Andréia de Jesus. Além do mutirão de alto impacto que vai reduzir a fila de procedimentos e exames em Belo Horizonte, o recurso destinado irá viabilizar também a compra de dois equipamentos de ecocardiograma portáteis, além do custeio operacional dos procedimentos realizados nesses mutirões. 

Com os novos equipamentos, o maior hospital 100% SUS de Minas Gerais poderá ampliar o atendimento e fortalecer a estrutura do serviço de ecocardiografia. Estima-se o aumento de 120 exames por dia, o que representa cerca de 30 mil exames adicionais por ano

O ecocardiograma é um exame fundamental para a detecção precoce de doenças cardíacas, como insuficiência cardíaca, hipertrofia ventricular e disfunções das válvulas cardíacas. Segundo o Ministério da Saúde, as doenças do coração representam cerca de 30% das mortes no Brasil, e o diagnóstico precoce por meio desse tipo de exame é decisivo para evitar complicações e reduzir a mortalidade. 

“Essa ampliação reforça nosso compromisso em oferecer diagnósticos precisos, com agilidade e qualidade, especialmente em áreas sensíveis como a cardiologia. É uma entrega que traz impacto direto na vida das pessoas e contribui para salvar vidas”, conclui Vitória Bispo gerente do Serviços diagnósticos da Santa Casa BH

Sobre Centro de Diagnósticos e Tratamentos (CDT) 
O CDT é o setor da Santa Casa BH onde são realizados todos os tipos de exames por imagem, incluindo tomografia, raios-x, mamografia, ressonância magnética, ultrassom, entre outros. Este centro oferece atendimento de qualidade e segurança para os pacientes encaminhados pelo SUS, garantindo equipamentos de alta tecnologia, salas climatizadas e uma equipe especializada de profissionais. Esses procedimentos são essenciais para proporcionar exames e tratamentos menos invasivos, acelerando o atendimento médico e permitindo o rastreamento precoce de doenças. 

Com cinco salas de ecocardiograma em funcionamento, o Centro de Diagnóstico e Tratamento da Santa Casa BH é referência em diagnóstico por imagem. Em 2023, o centro realizou cerca de 200 mil exames, beneficiando 85 mil pacientes, sendo 16,5 mil ecocardiogramas.