Murilo Mendes em cena – 16/9

Poeta mineiro é homenageado na Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Um dos mais importantes poetas brasileiros do século XX, Murilo Mendes (1901-1975) é o homenageado do próximo Letra em Cena no ano em que se celebra o cinquentenário de sua morte. Nas palavras de outro poeta estelar, Manuel Bandeira, “Murilo Mendes é talvez o mais complexo, o mais estranho e seguramente o mais fecundo poeta desta geração”. A vasta e riquíssima obra do poeta mineiro, nascido em Juiz de Fora, será analisada pelo professor de Literatura Brasileira da USP, Murilo Marcondes Moura. O evento, com curadoria de José Eduardo Gonçalves, acontece em 16/9, terça-feira, às 19h, na Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Durante o encontro, alguns dos mais notáveis poemas de Murilo Mendes serão lidos pelos poetas Ana Martins Marques, Mário Alex Rosa, Rafael Belúzio e Simone Andrade Neves. 

A obra fascinante de Murilo Mendes é marcada por forte experimentação. Nela despontam temas como o desejo e o erotismo, a vida e a morte, a terra e o céu, assim como conflitos sociais, guerra e miséria. O poeta transitou com intensidade pelas vanguardas e pelo mítico. Toda a obra poética de Murilo Mendes está reunida de forma primorosa no livro que acaba de ser lançado pela Companhia das Letras – “Murilo Mendes – Poesia Completa”, organizado justamente por Murilo Marcondes, Augusto Massi e Júlio Castañon Guimarães.  O livro estará à venda no evento. 

Em sua apresentação, o prof. Murilo Marcondes pretende evocar a complexidade e multiplicidade da obra muriliana: “Um traço forte da poesia de Murilo Mendes é ser receptiva à variedade do mundo e às experiências mais heterogêneas. Essa vocação para a totalidade exigiu do poeta a elaboração de uma forma também aberta, que se nutriu de diálogos de toda ordem, com a música, a pintura, o cinema, mesmo com a religião”. 

Murilo Marcondes destaca ainda a participação de poetas da cidade no Letra no evento. “A permanência de um poeta na vida literária de um país depende sobretudo de sua incorporação pelos autores posteriores. Assim, considero da maior relevância que esse evento proponha a leitura de poemas de Murilo Mendes por poetas importantes de Belo Horizonte”. 

Letra em Cena Murilo Mendes

Data e horário: 16/9/25 (terça-feira), às 19h.

Curadoria: José Eduardo Gonçalves

Leitura de textos: Ana Martins Marques, Mário Alex Rosa, Rafael Belúzio e Simone Andrade Neves

Entrada franca, com inscrições pela Sympla