Mostra destaca produção periférica no Centro Cultural Urucuia – 13/9

Com exibição de clipes lançados recentemente pela produtora P.drão Videoclipes, mostra destaca o trabalho de artistas independentes das periferias de Belo Horizonte durante a Batalha do Cardoso, na região do Barreiro, no sábado, 13/9, a partir das 19h.

No dia 13 de setembro, sábado, a partir das 19h, o Centro Cultural Urucuia (R. W-3, 500 – Pongelupe, Belo Horizonte) recebe a Mostra Audiovisual P.drão VídeoClipes durante a Batalha do Cardoso, que acontece quinzenalmente no espaço desde 2016. O encontro, que é palco de batalhas de rimas, exibirá nesta edição produções audiovisuais de Pedro Henrique Monteiro Moreira, responsável pela P.drão VideoClipes, que atua há mais de 18 anos com produção audiovisual periférica na capital com a produção de videoclipes de artistas do Hip Hop. O evento gratuito contará com exibição de quatro clipes dirigidos pelo produtor e um bate-papo sobre os desafios e possibilidades do audiovisual nas periferias.

A programação busca estimular a formação de público para os centros culturais da cidade, aproximando a comunidade do cinema e da música produzida em suas próprias quebradas. Serão exibidos quatro clipes de artistas que participaram da terceira edição do projeto “Pdrão VideoClipes para novos artistas das periferias de BH”, realizado com recursos do do edital da Lei Paulo Gustavo – BH nas Telas 2023. A iniciativa selecionou artistas independentes da capital e ofereceu a eles a oportunidade de gravar e lançar videoclipes, fortalecendo a cena musical da cidade e ampliando o acesso às ferramentas do audiovisual.

A curadoria avaliou aspectos como qualidade da produção musical, flow, mixagem, masterização, “É sempre bom trabalhar com artistas dependentes. E apesar de eu trabalhar já com audiovisual há 18 anos, trabalhar com novos artistas traz experiências e vivências novas. Sempre podemos ensinar e aprender, a gente soma forças ali para fazer o roteiro juntos e executá-lo”, destaca o produtor audiovisual.

Entre os filmes, estão os videoclipes “Mic de Prata”, de John Sapiens feat Mano Ró, “Acordo de Guariba” com Sadna, Jez e Lubah, e “Irmândade”, de Shabê Furtado e Preto C, e “Agora me Sinto Bem”, do NDPCON (92BPM)

Pedro Henrique destaca que os clipes são resultados de um trabalho coletivo de dedicação com os artistas mesmo com os desafios das produções independentes. “Na periferia a gente sempre tem poucos recursos, mas fazemos grandes produções com muito carinho, muita atenção para poder estar executando cada trabalho, porque é o sonho de cada artista, né? A gente entende. Eu, como já cantei rap, fui artista independente, eu sei o peso de um sonho, o peso de poder fazer uma música e querer viver de música e viver de arte também” destaca Pedro Henrique.

Produção audiovisual de quebrada

Ativista da cultura hip hop em Belo Horizonte desde os anos 2000, Pedro Henrique, o P.drão, é um dos pioneiros na produção de videoclipes para artistas independentes da periferia. À frente da P.drão VídeoClipes, já soma mais de 1.500 clipes produzidos, ultrapassando 384 milhões de visualizações no YouTube, onde seu canal reúne mais de 1 milhão de inscritos.

Autodidata, P.drão construiu sua carreira unindo experiência como rapper e produtor audiovisual. Seu trabalho já impulsionou nomes do rap, funk, samba, sertanejo, gospel e outros gêneros, sempre com a marca da criatividade e da resistência cultural. Para além da produção, o artista defende a democratização do audiovisual como ferramenta de transformação social e de fortalecimento da cena cultural periférica.

Mostra Audiovisual P.drão VídeoClipes na Batalha do Cardoso

Data: 13 de setembro de 2025 (sábado), 19h

Local: Centro Cultural Urucuia – R. W-3, 500 – Pongelupe, Belo Horizonte

Entrada gratuita

Atração: Exibição videoclipes “Mic de Prata”, de John Sapiens feat Mano Ró, “Acordo de Guariba” com Sadna, Jez e Lubah, e “Irmândade”, de Shabê Furtado e Preto C, e “Agora me Sinto Bem”, do NDPCON (92BPM)