Mocktail Movement: movimento reúne bares e restaurantes de MG para criar drinks autorais exclusivos feitos sem álcool

Apresentada por Monin, segunda edição do movimento acontece em agosto, em 11 cidades pelo Brasil; em Minas Gerais participam o Terraço Niê e o Montê 

Mocktail Movement chega a sua segunda edição no Brasil, incentivando a criação de drinks feitos sem adição de bebidas alcoólicas.

A partir de 1º de agosto, chega a Minas Gerais a segunda edição do Mocktail Movement – Idealizada pela marca francesa Monin, referência global em soluções para mixologia e xaropes para bebidas, a iniciativa convida alguns dos principais bares do Brasil a desenvolverem drinks sem álcool e explorarem as infinitas possibilidades da coquetelaria em linha com os novos hábitos do consumidor.

Nesta edição, 2 bares e restaurantes de Minas participam da ação com receitas exclusivas e autorais de mocktails, os drinks produzidos sem adição de bebidas alcoólicas, que estarão disponíveis em seus cardápios durante todo o mês. São 2 drinks criados especialmente para a ação, que prometem surpreender o público com combinações sofisticadas, ingredientes inusitados e apresentações marcantes.

“Os consumidores já não enxergam as bebidas alcoólicas como a única opção para os momentos de socialização, mas para isso desejam uma experiência sensorial atrativa e diferenciada. Nesse contexto, o Mocktail Movement nasceu para incentivar uma nova forma de brindar, mais conectada aos hábitos contemporâneos de consumo, incentivando a criatividade e a combinação de sabores com produtos de alta qualidade”, afirma Alexandre Boyer, diretor-geral da Monin Brasil.

A ação busca acompanhar uma mudança já consolidada nos grandes centros urbanos: a crescente busca por bem-estar, moderação e experiências mais conscientes. Segundo relatório da IWSR (International Wines and Spirits Record), divulgado em 2025, os consumidores que bebem com menor frequência já são maioria em 15 dos principais mercados do mundo, incluindo o Brasil. Além disso, o segmento de bebidas sem álcool deve crescer entre 4% e 7% ao ano até 2028, com um acréscimo de US$ 4 bilhões no valor de mercado global.

Em Minas Gerais essa mudança de comportamento já é visível nas cartas de bares e restaurantes, que vêm incorporando drinks autorais sem álcool como parte fixa da experiência, sem abrir mão da complexidade de sabores dos drinks tradicionais com álcool. Com o Mocktail Movement,a Monin – que existe há mais de 100 anos e está presente em mais de 150 países – reforça sua atuação como parceira de bares, restaurantes e cafeterias ao oferecer ingredientes de alta qualidade e compartilhar conhecimento e suporte técnico, impulsionar o protagonismo da coquetelaria sem álcool e a jornada criativa de profissionais como mixologistas, baristas e chefs de cozinha.

Além de Minas Gerais participam do Mocktail Movement bares de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Santa Catarina, Porto Alegre, Ceará, Pernambuco, Bahia e Goiás, Brasília. Para saber mais sobre o Mocktail Movement, basta acessar o site e as redes sociais de Monin.

Sobre a MONIN 

Fundada em 1912 na França por Georges Monin, a história de MONIN começou em uma pequena cidade na França. Hoje, a marca de xaropes para a produção de bebidas é referência global em soluções aromáticas para o preparo de drinks alcoólicos e não alcoólicos e, três gerações depois, está presente em mais de 155 países, com seis unidades de produção espalhadas pelo globo e uma vasta coleção dos melhores sabores do mundo. No Brasil, a MONIN atua desde 2015 como parceira dos principais profissionais e estabelecimentos especializados em drinks artesanais e construiu sua própria unidade fabril, que será inaugurada em 2025.