Marcel Powell se apresenta no Jazz Brasil Festival – 23/09

Evento no dia 23/09 será no Clube do Jazz do Café com Letras em BH

Marcel Powellfilho do violonista e compositor brasileiro Baden Powell é a grande atração do encerramento do Jazz Brasil Festival, dia 23 de setembro de 2025, terça-feira, no Clube de Jazz do Café com Letras.

A 5ª edição, apresentada pela Prefeitura de Belo Horizonte, o Grupo Orizonti e a Beebop, reafirmou sua missão de fomentar o jazz brasileiro, estimulando a economia criativa e proporcionando experiências culturais de alta qualidade, consolidando Minas Gerais como pólo de música e arte.

O Festival começou nos dias 20 e 21 no Teatro Raul Belém com oito shows e agora se prepara para seu encerramento. No Clube de Jazz vão se apresentar Bia Nascimento e Thamiris Cunha, além de Marcel Powell.

Com uma carreira artística de mais de 30 anos, o compositor e violonista Marcel Powell vai mostrar em BH o show ‘Musicalidade Negra’, uma imersão na obra de compositores negros brasileiros, celebrando sua herança cultural e usando a música como um poderoso canal para refletir questões como racismo e preconceito. Assim, ele homenageia nomes como Dorival Caymmi, Luiz Melodia, Zé Kéti, Baden Powell, Dona Ivone Lara, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan, Johnny Alf, entre outros. 

Nascido em um ambiente onde o samba e o choro eram protagonistas, Marcel traz consigo uma herança musical rica e diversa. Sua infância foi marcada por rodas de samba e choro em sua casa, influências que moldaram sua trajetória artística desde cedo, tendo uma fonte inesgotável de inspiração. Além de seu pai, Baden Powell, Marcel também é bisneto de Vicente Tomás de Aquino, primeiro maestro negro do interior fluminense e o primeiro a formar uma orquestra com integrantes exclusivamente negros escravizados, denominada “Orquestra Negra”. Honrando esse legado, sua arte é usada como celebração da herança cultural afro-brasileira. 

Ao reunir a música produzida por artistas brasileiros negros, destacando a sua importância e a sua força, faz dela um caminho de libertação do preconceito, pois como já disse Baden Powell “música é a língua que fala em qualquer lugar”. Marcel acrescenta: “A musicalidade negra é um lugar aonde os artistas negros conseguem se fazer ouvir e serem porta-vozes de uma população que muitas vezes não é ouvida fora desse lugar”.

Para o show no Clube do Jazz, no dia 23, os ingressos custam R$20,00, vendidos pelo site da Sympla.
 

O Festival
Criado em 2014, o festival ganhou relevância ao abrir espaço para o gênero no interior de Minas Gerais, consolidando-se como referência musical e cultural no estado. Em 2025, Belo Horizonte sedia o evento que vai trazer atividades que valorizam a música e a formação cultural, como shows, roda de conversa e workshops. “O Jazz Brasil Festival nasceu com a proposta de provocar uma reflexão: afinal, o que é o jazz brasileiro? A cada edição, buscamos responder a essa pergunta por meio da música, trazendo ao palco artistas que representam a riqueza e a diversidade dessa cena contemporânea”, explica Carolina Serdeira, idealizadora e coordenadora do Festival. O Jazz Brasil Festival conta com patrocínio do Grupo Orizonti e realização da Beebop. Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.


Jazz Brasil Festival
Programação

Clube de Jazz do Café com Letras
(Rua Antônio de Albuquerque, 47, na Savassi, em Belo Horizonte)
23/09, a partir das 20h

– Show com Bia Nascimento e Thamiris Cunha
– Marcel Powell – Musicalidade Negra (atração nacional)
Ingressos: R$20,00 (inteira)
Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/110085