Letra em Cena traz Humberto Werneck ao Minas
O jornalista e escritor Humberto Werneck é o convidado do próximo Letra em Cena, que acontece em 19/8, terça-feira, às 19h, na Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas. O autor estará acompanhado do curador do projeto, José Eduardo Gonçalves, em uma boa conversa sobre literatura e jornalismo. O ator Arildo de Barros lê textos de Werneck.
Conhecido como grande entusiasta da crônica, gênero que já caracterizou tanto como “o patinho feio” da literatura, como “uma boa conversa”, o autor lança, no Letra em Cena, o livro “Viagem no país da crônica”. “Este livro reúne quase 80 textos que escrevi para o Portal da Crônica Brasileira, território abençoado que nos oferece nada menos de 3.600 crônicas de grandes autores, a maioria delas jamais publicada em livro”, conta.
“A crônica, esse ‘patinho feio’, me seduziu nos meus anos de formação, que para sorte minha transcorreram na chamada Era de Ouro da crônica, quando grandes mestres escreviam regularmente na imprensa”, conta. “Para a minha geração, foi um ganho enorme. Porque nas antologias adotadas nos colégios praticamente só havia gente barbada e engravatada – e a crônica veio nos lembrar que na literatura há lugar também para a leveza, a informalidade e a graça desse gênero”.
Falando em “grandes autores”, além do mencionado cronicabrasileira.org.br, Werneck recomenda, aos novos leitores, o incomparável Rubem Braga – “o maior de todos”, além de Paulo Mendes Campos, Fernando Sabino, Drummond, Rachel de Queiroz, Antônio Maria, Clarice Lispector e Nelson Rodrigues.
Para o Letra em Cena, Humberto Werneck espera trazer ao leitor/ouvinte um pouco do que buscou em seu novo livro, “Viagem no país da crônica”. Isto é: “seduzir bons leitores para os encantos de um gênero literário que, apesar da má vontade e do nariz torcido de uns tantos juízes da literatura, se deu maravilhosamente bem no nosso país”. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas na Sympla.
Sobre o autor
Belo-horizontino radicado em São Paulo desde a década de 1970, Werneck é membro da Academia Mineira de Letras e se dedica também a biografias, tendo escrito sobre Jayme Ovalle e Chico Buarque, além de estar trabalhando em um volume sobre Carlos Drummond de Andrade. Como jornalista, esteve em veículos como Jornal da Tarde, Jornal do Brasil, Veja, IstoÉ e Estado de S. Paulo. Atualmente, é editor sênior da Revista Quatro Cinco Um.
Letra em Cena especial – Humberto Werneck
Data: 19/8/25 (terça-feira)
Horário: 19h
Curadoria: José Eduardo Gonçalves
Leitura de textos: Arildo de Barros
Entrada franca, com inscrições pela Sympla
Classificação: livre
Adicionar Comentários