Laços estreitos unem o Brasil à África: duas populações que compartilham inúmeras expressões culturais e marcas históricas. Por essa razão, aprender mais sobre o continente é uma forma de entender melhor o nosso próprio país. Resultado de uma intensa investigação multidisciplinar sobre esses povos, o livro Arqueologia e História da Cultura Material na África e na Diáspora Africana será lançado neste sábado, dia 13 de abril, às 16h, no Espaço do Conhecimento UFMG.
A publicação parte dos artefatos resgatados nas escavações realizadas em cemitérios, senzalas, quilombos e portos de países como Gana, Estados Unidos, Suriname e Brasil. Com base nesses objetos, os autores traçam os percursos trilhados pelas populações africanas e afrodiaspóricas. Após o lançamento, os visitantes participam de um debate sobre o tema.
A obra é coletiva e foi organizada por Vanicléia Silva Santos, professora associada de História da África da UFMG, Luís Pereira Symanski, professor associado do Departamento de Antropologia e Arqueologia da UFMG, e Augustin Holl, professor do Departamento de Antropologia e Etnologia da Universidade de Xiamen, na China. O trabalho é resultado dos debates realizados no Centro de Estudos Africanos da UFMG e visa a contribuir para que os africanos estejam no centro de suas próprias histórias.
A participação é gratuita e aberta ao público. No início do evento, haverá a apresentação do Grupo Aruanda.
Quando: Sábado, 13 de abril, às 16h
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.
Entrada: Gratuita
Adicionar Comentários