Lançamento de livros setembro 2025

Confira os títulos!

Em setembro, o Café do Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe autores que lançam novos títulos. Todos os eventos têm entrada gratuita e classificação livre. Confira nossa programação:

11/9
Vinho, azeitonas e éter
Quinta-feira, das 19h às 21h

Autor: José Carlos de Araújo e Oliveira
Classificação: livre 

Sinopse: O livro começa com uma história simples: a de um bêbado procurando uma chave. Essa narrativa, que o autor costuma contar no início de seus cursos de filosofia, ilustra de forma singela o que é filosofar. A história funciona como uma metáfora para a “chave” do filosofar. Ao longo do livro, são apresentadas várias histórias — algumas reais, outras imaginadas — que vão, aos poucos, introduzindo os leitores aos pensadores gregos clássicos: Sócrates, Platão e Aristóteles. De maneira despretensiosa, o autor trata também de temas como antropologia filosófica, ciência e tecnologia, além da filosofia na e da história. A obra culmina em um diálogo hipotético entre um renomado físico contemporâneo e um filósofo da Grécia antiga.

O livro foi se construindo ao longo de uma caminhada sobre o duro solo da realidade. É fruto de observações, vivências e reflexões sobre a “dangerosíssima” arte de viver e conviver em um mundo turbulento, que oferece poucas oportunidades ao pensamento crítico. Reúne crônicas filosóficas maturadas ao longo de muitos anos da vida do autor. Suas análises refletem visões de mundo que mesclam o arcabouço filosófico dos antigos gregos, observações feitas em viagens, a leitura de eventos históricos e uma profunda reflexão sobre a tecnologia — essa teia que envolve o mundo contemporâneo, tornando-se uma segunda natureza, por vezes em conflito com a própria natureza.

15/9
A vida em campo – O futebol nosso de cada dia
Segunda-feira, das 19h às 21h
Autor: Roberto Marini Ladeira
Classificação: livre 

Sinopse: 
Mais do que um jogo, o futebol é linguagem, metáfora e expressão viva da cultura brasileira. Em A Vida em Campo, Roberto Marini Ladeira compartilha sua paixão de longa data pelo esporte mais popular do país — não apenas como torcedor entusiasmado, mas como observador atento da influência que o futebol exerce sobre o nosso modo de falar e de viver.

Inspirado por anos de arquibancada, sofá e conversas cotidianas, o autor reúne uma rica seleção de expressões e jargões oriundos do universo futebolístico que, aos poucos, foram sendo incorporados ao nosso vocabulário. Com leveza e bom humor, Ladeira nos convida a perceber como o futebol atravessa o campo da linguagem e invade outras esferas da vida — do trabalho à política, das relações pessoais ao imaginário coletivo.

Sem pretensões acadêmicas, o livro é um passeio afetuoso por palavras e sentidos que revelam o quanto esse esporte molda a forma como nos comunicamos e nos compreendemos enquanto sociedade. Uma leitura prazerosa para amantes da bola e curiosos da língua.

16/9
Sinais do amanhã
Terça-feira, das 19h às 21h
Autor: Airton Guimarães
Classificação: livre

Sinopse:  romance apresenta um universo de histórias paralelas de personagens distintos que exploram temas como liberdade, música, política e os sinais que conectam passado, presente e futuro.  Com narrativa introspectiva, reflete uma análise sobre o fluxo do tempo e as nuances da existência humana.  Uma jornada sensível e profunda sobre escolhas, sonhos e os caminhos que a vida nos reserva.

18/9
Pelas ondas dos versos
Quinta-feira, das 19h às 21h
Autora: Roggie Salgarello
Classificação: livre


Sinopse: O livro Pelas ondas dos versos, da poeta mineira Roggie Salgarello, reúne 140 páginas de poesia produzida desde sua adolescência, nos anos 1980, até os dias atuais — além de trazer interessantes ilustrações coloridas, também de sua autoria.

São 83 breves poemas que navegam pelas ondas do amor, do desejo, da diversão, da fé, da homenagem, da melancolia, da reflexão e da perseverança. Ora descontraídos, ora sensíveis, por vezes melancólicos, apaixonados ou bem-humorados, os textos revelam a efervescência criativa e o espírito romântico — às vezes melodramático — da autora.

Percorrer as páginas de Pelas ondas dos versos é embarcar em um envolvente passeio literário que certamente irá surpreender tanto os amantes da poesia quanto os leitores de mente aberta, dispostos a despertar emoções intensas e inusitadas.