Júri Popular do feminicídio da Débora Moraes – 07/08

O Júri Popular do feminicídio da líder comunitária Débora Moraes será realizado às 9h do dia 7 de agosto de 2025, no Salão do Tribunal do Júri da 4ª Vara do Júri de Porto Alegre (Rua Márcio Veras Vidor, 10 ou Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, 105, sala B62, 6º andar).

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), amigos e defensores dos direitos humanos estão organizando uma vigília para este dia.

Débora tinha 30 anos e foi assassinada pelo ex-companheiro, Felipe Faustino, em 12 de setembro de 2022, na casa onde morava, na Vila dos Herdeiros, zona leste da Capital, logo depois que ele deixou a filha do casal – uma menina de 6 anos – na escola. O caso ganhou repercussão pelo fato de ser um feminicídio de uma mulher com trajetória de luta em defesa dos direitos humanos dos atingidos pela barragem da Lomba do Sabão.

O Júri da Débora está marcado para um dia emblemático na luta pelo fim da violência contra a mulher no Brasil. Neste 7 de agosto, completam 19 anos que foi sancionada a Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Só neste ano, o Rio Grande do Sul registrou, de janeiro a junho, 36 mortes de mulheres pelo fato de serem mulheres e 134 tentativas de feminicídio. O número de mortes já supera as estatísticas do mesmo período de 2024, quando 30 casos foram registrados.

Adicionar Comentários

Clique para comentar