Janeiro tem programação diversificada nos Museus da Pampulha

Agenda de atividades do mês inclui oficinas artísticas para infância, laboratório de restauração, workshop de acessibilidade, apresentação musical e muito mais.

O ano de 2026 começa repleto de opções para o público que frequenta os Museus da Pampulha. Marcada pela diversidade, a programação de janeiro convida os visitantes a celebrar a chegada do verão com apresentação musical e contemplação do pôr do sol, a mergulhar na técnica do restauro por meio de dois laboratórios, a refletir sobre a acessibilidade com a realização de um workshop e uma série de ações para o público infantil vivenciar experiências criativas no Museu de Arte da Pampulha (MAP), Museu Casa Kubitschek (MCK) e Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design.

Todas as atividades são gratuitas e integram as ações do projeto Museus Pampulha, realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Culturaem parceria com o Instituto Lumiar, na busca pelo fortalecimento das ações realizadas pelos equipamentos museais da Pampulha, por meio de exposições, atividades formativas e apresentações culturais. A programação é gratuita e pode ser acessada no site do projeto.

Janeiro é sinônimo de férias escolares e de muita diversão. Pensando nisso, o Museus Pampulha preparou uma série de atividades para a infância. No dia 17 de janeiro, das 10h às 12h, o educativo do MAP recebe as famílias para pintar e bordar no museu. Na oficina “O Caminho das Linhas”, os participantes utilizam tintas para realizar formas pensando nos Jardins de Burle Marx e, com as linhas e agulhas, fazem bordados, trabalhando a observação, a imaginação e a coordenação motora. A atividade é voltada para pessoas a partir de 10 anos (menores devem estar acompanhados de um responsável).

Seguindo o clima de férias, o MAP propõe um momento de experiências artísticas e lúdicas dedicadas aos pequenos visitantes. Na “Manhã brincante – Especial Primeira Infância”, crianças de 0 a 6 anos, supervisionadas pelos responsáveis e pela equipe educativa do Museu, podem experimentar diversos materiais e brinquedos sensoriais, com o objetivo de estimular a curiosidade e o desenvolvimento criativo, proporcionando autonomia e movimento, construindo suas descobertas. A atividade será realizada no dia 24 de janeiro, das 10h às 12h.

Nos dias 24 e 31 de janeiro, das 14h às 16h, o MCK recebe o público para a atividade “Brincadeiras no Jardim”, uma aventura na qual as crianças terão a oportunidade de se envolver em brincadeiras educativas que exploram a natureza, a cultura e a história, enquanto desfrutam do cenário deslumbrante do Jardim de Burle Marx. A classificação é livre. 

Ações formativas: restauração e acessibilidade em foco

Dando sequência às ações de inclusão nos museus desenvolvidas ao longo de todo 2025, o MCK recebe, no dia 15 de janeiro, das 10h às 12h, a ação “Workshop de acessibilidade para pessoas com espectro autista no contexto cultural”, conduzida por Daniele Muffato. Graduada em Educação Especial e Inclusiva e pós-graduada em Educação Inclusiva com ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades, Daniele é fundadora da ASPAS – Associação Pró-Autistas, mãe de um filho autista e luta pela inclusão e pelos direitos das pessoas com autismo. 

Neste mês, dois laboratórios de restauração serão realizados pelo projeto Museus Pampulha. O primeiro deles é o “Lab Restauro – Conservação de Painel de Mosaico”, no MCK, com Samara Asevedo. A oficina propõe uma imersão prática e sensível nos princípios da conservação de mosaicos, a partir do painel de Paulo Werneck, e os participantes serão convidados a observar, compreender e experimentar técnicas básicas de conservação preventiva, refletindo sobre a integração entre arte, arquitetura e patrimônio modernista na Pampulha. A atividade, que acontece no dia 22, das 10h às 11h30, articula visita mediada, demonstração técnica e prática supervisionada, estimulando o cuidado, a percepção material e o olhar atento sobre bens culturais integrados à arquitetura.

E no dia 29, das 10h às 11h30, acontece o “Lab Restauro – Conservação de Cartões-Postais do acervo do Museu Casa Kubitschek”, com condução de Samara Asevedo. A oficina propõe uma aproximação prática e reflexiva com a conservação de cartões-postais do acervo do Museu, documentos que registram a construção imagética, os usos sociais e a memória da Pampulha ao longo do século XX. A atividade convida os participantes a observar, interpretar e experimentar práticas básicas de conservação preventiva de acervos em papel, refletindo sobre os cuidados necessários com materiais sensíveis como fotografias e impressos.

Mais atividades da programação de janeiro

Todas as quartas, quintas e sextas-feiras do mês, das 17h às 18h, o público da Casa do Baile pode experimentar uma nova forma de vivenciar o emblemático espaço concebido por Oscar Niemeyer. O projeto “Casa 360º” entra no clima de férias de janeiro e proporciona aos visitantes um ambiente pensado para contemplar o pôr do sol, podendo mirar uma das paisagens culturais mais bonitas do mundo. A vista alcança pontos como o Iate Tênis Clube, o Museu de Arte da Pampulha, o Vertedouro, o Monumento à Iemanjá/Portal da Memória, dentre outros; além de elementos da própria arquitetura da Casa, como a parede curva azulejada e os cobogós.

No dia 24, às 16h, a chegada do período mais quente do ano é a inspiração para o “Solstício de verão”, apresentação do “Maria Bragança Trio”. Os tradicionais concertos realizados ao longo do ano nos jardins do MAP, recebem um novo palco, em função do período de chuvas, tomando o salão da Casa do Baile. O grupo faz uma homenagem às compositoras Eliane Elias, Chiquinha Gonzaga e Tania Maria, além de incluir no repertório composições autorais, um diálogo de poliritmias e contrapontos melódicos, inspirado nas matrizes culturais brasileiras e no jazz.

Os visitantes podem ainda conferir as exposições em cartaz na Casa do Baile  – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design“Trans:paisagem”, exposição de Leonardo Finotti, propõe um intenso diálogo entre formas, tempos e espaços por meio de imagens que se integram ao local que as abriga. Artista visual de reconhecimento internacional, Finotti tem sua trajetória estruturada sobre dois pilares complementares, empreendendo, pela fotografia, tanto uma exploração rigorosa da Arquitetura Moderna quanto uma investigação dos espaços urbanos anônimos ou informais.

A exposição conta ainda com a programação associada “Mostra trans:paisagem [diálogos] – Dú Retratista”, disponível até o dia 25 de janeiro, com fotos digitalizadas de um dos fotógrafos responsáveis pelo registro da memória na comunidade do Morro do Papagaio na década de 1980. Os visitantes podem conferir as mostras de quarta a domingo, das 10h às 18h.

Em cartaz no Museu Casa Kubitschek, a exposição “Traçar Moderno: Construindo Formas e Trajetórias” propõeaos visitantes um mergulho no acervo do Museu Casa Kubitschek, ressaltando sua importância para a compreensão do modernismo brasileiro. Com curadoria de Ana Karina Ribeiro Bernardes, Claudia Vianna Lima e Isabela Tavares Guerra, a mostra destaca o acervo mobiliário do Museu, elementos arquitetônicos que refletem a vanguarda modernista e a tradição artesanal brasileira, além de apresentar obras de artistas contemporâneos: Haroldo Saboia (CE), Elisa Campos (MG) e Daniel Nunes Lise (MG).

A exposição evidencia o espaço doméstico modernista, acentuando a arquitetura, o mobiliário, o paisagismo e a paisagem, mas principalmente procura incentivar diferentes olhares sobre as personagens que ao longo do tempo relacionaram-se a essa história. A visitação acontece de quarta a domingo, das 10h às 18h.

Programação de janeiro de 2026 do projeto Museus Pampulha

Ao longo do mês – de quarta a sexta –  das 17h às 18h

Casa 360º – ação educativa

Classificação: livre

Local: Casa do Baile

15/01 (quinta-feira) – das 10h às 12h

Workshop de acessibilidade para pessoas com espectro autista no contexto cultural – Daniele Muffato

Classificação: livre

Local: Museu Casa Kubitschek

17/01 (sábado) – das 10h às 12h

Oficina O caminho das linhas

Classificação: livre

Local: Jardim do Museu de Arte da Pampulha

22/01 (quinta-feira) – das 10h às 11h30

Lab Restauro – Conservação de Painel de Mosaico – A partir da obra de Paulo Werneck no Museu Casa Kubitschek, com Samara Asevedo

Classificação: livre

Local: Museu Casa Kubitschek

24/01 (sábado) – das 10h às 12h

Manhã Brincante – Especial primeira infância

Classificação: livre

Local: Jardim do Museu de Arte da Pampulha

24/01 (sábado) – das 14h às 16h

Brincadeiras no Jardim

Classificação: livre

Local: Jardins do Museu Casa Kubitschek

24/01 (sábado) – às 16h

Solstício de Verão com Maria Bragança Trio

Classificação: livre

Local: Casa do Baile

Durante todo o mês – De quarta a domingo –  das 10h às 18h

Exposição “Trans:paisagem” de Leonardo Finotti

Classificação: livre

Local: Casa do Baile

Até dia 25/01 – De quarta a domingo –  das 10h às 18h

Mostra “Trans:paisagem” [diálogos] – Dú Retratista

Classificação: livre

Local: Casa do Baile

29/01 (quinta-feira) – das 10h às 11h30

Lab Restauro – Conservação de Cartões-Postais do acervo do Museu Casa Kubitschek com Samara Asevedo

Classificação: livre

Local: Museu Casa Kubitschek

31/01 (sábado) – das 14h às 16h

Brincadeiras no Jardim

Classificação: livre

Local: Jardins do Museu Casa Kubitschek

Durante todo o mês – De quarta a domingo –  das 10h às 18h

Exposição “”Traçar Moderno: Construindo Formas e Trajetórias”

Horário: De quarta a domingo, das 10h às 18h

Local: Museu Casa Kubitschek

Atividade gratuita / Classificação livre

Endereços Museus da Pampulha:

Museu Casa Kubitschek – Av. Otacílio Negrão de Lima, 4.188 – Pampulha

Museu de Arte da Pampulha – Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585 – Pampulha

Casa do Baile – Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design – Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 – Pampulha