O Festival Acessa BH, maior evento dedicado à cultura de pessoas com deficiência no país, realiza sua 5ª edição de 5 a 28 de setembro com mais de 30 atrações gratuitas em Belo Horizonte, reunindo artistas de nove estados brasileiros e do Reino Unido. Neste fim de semana, a programação traz duas estreias de espetáculos infantis, voltados para crianças e suas famílias: Maria quer ser rio, da Coletiva de Palhaças (AM), e Biruta, do Sapos e Afogados – Núcleo de Criação e Pesquisa em Arte e Saúde Mental (MG).
No sábado (20), às 16h, a Coletiva de Palhaças apresenta Maria quer ser rio, um espetáculo poético que narra a história de Mariazinha, uma menina com baixa visão que transforma o Rio Negro em um espelho encantado. Ao lado da coelha mágica Candimba, ela descobre seres encantados e a diversidade da infância amazônica, em uma montagem que celebra ancestralidade, acessibilidade e imaginação.
No domingo (21), às 16h, acontece a estreia de Biruta, do Sapos e Afogados – Núcleo de Criação e Pesquisa em Arte e Saúde Mental, que aborda, com humor e poesia, a saúde mental infantojuvenil, questionando diagnósticos excessivos e valorizando a empatia e a afetividade. Inspirada na figura inquieta da biruta, a montagem acolhe a diferença como potência criativa e será seguida de um bate-papo com os artistas.
No sábado, o grupo Trem Tan Tan também sobe ao palco da Funarte MG para apresentar o novo álbum Trem Negreiro, com participação das cantoras Fran Januário e Júlia Rocha. Formado nas oficinas de música e artes da política de saúde mental de Belo Horizonte, o coletivo é conhecido por sua atuação na luta antimanicomial e promete um espetáculo repleto de música, afeto e inclusão.
A programação é gratuita e acessível em Libras e audiodescrição.
Quem patrocina o Festival Acessa BH
O Festival Acessa BH conta com o patrocínio master da Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio do Instituto Unimed-BH, Itaú Unibanco e Laranjinha Itaú por meio da Lei Federal de Incentivo. Conta, ainda, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, Funarte MG, Centro Cultural Unimed-BH Minas, Sesc Palladium e Mercure. Uma realização da Vitral Bureau Cultural, Lais Vitral, Governo de Minas Gerais — Governo Diferente, Estado Eficiente e Ministério da Cultura – Governo Federal – União e Reconstrução.
Cemig: a energia da cultura
Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da Companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.
Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.
Apoiar iniciativas como essa reforça a atuação da Cemig em ampliar, no estado, o acesso às práticas culturais e em buscar uma maior democratização dos seus incentivos.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
O Instituto Unimed-BH patrocina o Acessa BH desde a segunda edição, reafirmando seu compromisso em promover a inclusão e a formação da cidadania. Conheça mais em: @institutounimedbh
Itaú Unibanco
O Itaú Unibanco, por meio do Itaú Cultural – instituição com sólida trajetória nos campos da arte e da cultura– , reforça o seu compromisso com o incentivo à criatividade, à produção de conhecimento e com experiências que inspiram novos olhares para a nossa realidade. A parceria com o Festival Acessa BH, programação consolidada no calendário do país, dialoga com a constante atuação do banco e da instituição visando a valorização da produção artística de pessoas com deficiência e ampliando o acesso à cultura para todos os públicos.
Festival Acessa BH
Ingressos gratuitos, retirados 1 hora antes de cada apresentação.
Local: Funarte MG – Rua Januária, 68, Centro – Belo Horizonte
- Maria quer ser rio – Coletiva de Palhaças (AM)
Data: 20/09 (sábado)
Horário: 16h
Duração: 45 minutos - Trem Tan Tan – Show Trem Negreiro com participação de Fran Januário e Júlia Rocha (MG)
Data: 20/09 (sábado)
Horário: 20h
Duração: 120 minutos - Biruta – Sapos e Afogados – Núcleo de Criação e Pesquisa em Arte e Saúde Mental (MG)
Data: 21/09 (domingo)
Horário: 16h
Duração: 50 minutos
Apresentação seguida de bate-papo




Adicionar Comentários