Oficinas, ateliês, exposições, espetáculos de teatro, música, dança e ações formativas compõem a programação, que se estende durante todo o mês de janeiro
O ano começa no Circuito Liberdade com programação de férias que reúne mais de 140 atividades gratuitas e pagas, envolvendo a família e todas as infâncias. Durante o mês de janeiro até início de fevereiro, espetáculos, ações formativas, oficinas, exposições e ateliês convidam o público ao ócio de qualidade — criativo e cultural. A programação completa pode ser acompanhada no portal circuitoliberdade.com.br.
Na Casa Fiat de Cultura, o projeto “De Férias com Arte”, que vai até dia 23 de janeiro, convida o público para atividades lúdicas em torno da exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra”. A atração “A lição de anatomia com Dr. Tulp” se une a “Detetives da Casa Fiat de Cultura”, para envolver os pequenos na atmosfera do grande pintor holandês, enquanto aprendem sobre o corpo humano e tentam descobrir a que pinturas correspondem os fragmentos visuais recebidos num envelope secreto. Em “Luz e sombra da imaginação”, as crianças são convidadas a compreender quem foi o consagrado artista, por meio de um livro infantil ilustrado.
Para os professores, o museu preparou a formação “Entre a luz e a sombra na história da arte”, entre os dias 22 e 23 deste mês, no YouTube da Casa Fiat de Cultura. Os profissionais da educação aprendem sobre história da arte, partindo do diálogo entre movimentos como Renascimento, Maneirismo, Barroco e Romantismo. A proposta aproxima obras de artistas como Caravaggio e Rembrandt, para investigar como questões sociais, religiosas e políticas atravessaram a produção artística dos séculos XVI a XVIII. Já na Casa dos Quadrinhos, espaço destinado à formação de ilustradores, as crianças terão espaço para aprendizagem. O “Curso de Férias: Arte Visuais Para Crianças de 07 a 12 anos” dura cinco dias e será ofertado duas vezes. A primeira a partir do dia 16/1 e a segunda a partir do dia 19/1, ambas pagas e inscrição feita pelo site do espaço. No último dia do mês acontece o “Encontro de Ilustradores — Cafezinho e Cacarecos, Edição Dia do Quadrinho Nacional”, com entrada gratuita.
Primeira infância — Há programação dedicada também aos bebês e às crianças muito pequenas. O Centro Cultural Branco do Brasil (CCBB BH) realiza a “Mostra Primeira Infância em Férias”, até 26 de janeiro. A iniciativa celebra os 15 anos do Eranos Círculo de Arte, companhia gaúcha, referência nacional nas pesquisas em teatro para a primeira infância. São três espetáculos: o “Barquinho Amarelo”, em que crianças a partir de um ano de idade serão estimuladas pela jornada poética de um barquinho de papel; “Mergulho”, que narra, para crianças de um a seis anos, o encontro delicado de personagens que vivem em universos distintos; e a performance poética “Pô!Ema – Criação Poética com Crianças”, indicada para crianças a partir de três anos, que retrata uma escritora em crise criativa.
Além dos espetáculos, a preços populares, a mostra oferece uma programação gratuita, incluindo a exposição “O Céu, o Mar e a Palavra” e sessões de cinema com produções audiovisuais do grupo. Com “Ateliê Bebê – Pequenas Peças, Grandes Descobertas”, o museu apresenta o famoso jogo de encaixe de peças “Tetris”, em um ambiente rico em estímulos sensoriais. Para o mesmo público, o Memorial Minas Gerais Vale preparou entre os dias 29 e 31 deste mês, a “Oficina Ninho de Leitura”, em que serão explorados sentidos, palavras e sentimentos a partir da literatura infantil, contando histórias com recursos diversos.
Museu dos Brinquedos — O espaço do Circuito Liberdade dedicado especialmente às crianças preparou o múltiplo ateliê “Brincar de Arte no Museu dos Brinquedos”. Até o fim deste mês, o Museu dos Brinquedos convida as crianças e suas famílias a viverem experiências que unem brincadeiras e diversas modalidades artísticas. O público encontrará um percurso artístico com estações de pintura gigante, modelagem com argila, construção de brinquedos com materiais reutilizados, “faz-de-conta” com fantasias e adereços e teatro de fantoches. Além das atrações permanentes no museu: quintal de brinquedos e brincadeiras tradicionais e exposição de brinquedos de diferentes épocas e culturas, que contará com a apresentação da marionete Vovó Luiza. A entrada no Museu dos Brinquedos tem preço popular e durante as férias todos pagam meia-entrada.
Exposições — No Palácio das Artes, um patrimônio da cultura mineira salta aos olhos das crianças até 26 de fevereiro. É a exposição “Bonecos Giramundo”, que apresenta cerca de 600 peças — entre bonecos, máscaras, objetos de cena e elementos cenográficos — que marcaram a trajetória do grupo de teatro de bonecos Giramundo no teatro, no cinema de animação e na televisão. A mostra tem entrada gratuita, na Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard, principal espaço expositivo do Palácio das Artes.
Já no CCBB BH, os fãs do universo otaku, fenômeno global da cultura pop japonesa, apreciam “Yoshitaka Amano – Além da Fantasia”, em cartaz até março. São 218 obras do artista japonês, um dos mais influentes quadrinistas, criadores de animes, mangás e games da atualidade. A mostra inclui pinturas, ilustrações originais, objetos e uma sala imersiva desenvolvida para ampliar a experiência sensorial dos visitantes.
Oficinas — As opções de oficinas marcam presença significativa na programação: são mais de 20 oportunidades de envolvimento das crianças em atividades coletivas. No Espaço do Conhecimento UFMG, o público explora cosmologias de outros povos, aprende sobre o sistema solar, descobre animais da megafauna, viaja pelo universo, aprende Libras, reflete sobre a participação das mulheres na ciência, colocando a mão na massa, seja em pintura, bordado ou modelagem, além de navegar nos pensamentos. As atrações são gratuitas e vão até 31 de janeiro.
Do dia 29 de janeiro ao dia 1°de fevereiro, o Memorial Minas Vale toma emprestado o espaço do Centro de Arte Popular para promover oficinas artísticas. As crianças serão envolvidas em musicalização, com instrumentos diversos, buscando suas próprias melodias. A pintura também estará presente, incentivando os pequenos a explorarem as formas, cores e texturas que caracterizam a arte do Vale Jequitinhonha. Tem espaço ainda para confecção de criaturas fantásticas, a partir do universo onírico das obras do artista Ulisses Pereira, explorando materialidades da argila e as diversas possibilidades de esculturas, adornadas com folhas, galhos, pedrinhas e o que mais houver nos quintais do museu.
No MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal o projeto “Férias é no Museu 2026” vem com o tema “Coleções e Memórias” e conduz os participantes pelo universo dos minerais e do colecionismo, despertando memórias pessoais e coletivas. A programação reúne contação de histórias, oficinas de colagem, carimbo e escultura, convocando ao mergulho em tradições metalúrgicas milenares e investigação das obras da exposição “Omar Franco 70//50”. Para encerrar a programação, no dia 31 de janeiro, acontece o “Encontro de Colecionadores Mirins de Minerais”.
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais prepara, também, duas ações: no dia 13 de janeiro, “O Circo Chegou” traz canto, violão, dança, mágica e bonecos do universo circense, dando protagonismo às crianças, que poderão brincar também com malabares; e no dia 22 de janeiro, a contação de histórias “Janela de Sonhos: histórias para encantar as férias” atualiza o antigo costume humano de fabular — neste caso, histórias para crianças. Essas histórias também serão contadas no Palácio da Liberdade, dentro do projeto “Férias no Palácio”: “A natureza das cores por Maria Lira”, no dia 22/1, e “A flor de sapucaia e o beijo-flor aranã”, no dia 24/1, ambas com entrada gratuita.
Campanha de Popularização do Teatro e da Dança — A tradicional temporada mineira de espetáculos populares e a preço acessível se soma à programação de férias no Circuito Liberdade. De 8 de janeiro a 8 de fevereiro, a “51ª Campanha de Popularização Teatro & Dança de Minas Gerais” movimenta Belo Horizonte com teatro adulto, infantil, dança contemporânea, comédias e dramas. Das centenas de atividades na capital, 60 são destinadas ao público infantil. Integrantes do Circuito Liberdade como Biblioteca Pública de Minas Gerais, Centro Cultural Unimed BH-Minas, Palácio das Artes, Teatro Feluma, Teatro da Cidade e Teatro SESIMinas serão palco das atrações, com ingressos promocionais a R$25. A programação completa e a venda de ingressos é realizada no site vaaoteatromg.com.br
Férias escolares – Circuito Liberdade
Data: janeiro
Informações para o público:
@circuitoliberdade




Adicionar Comentários