Exposição “Santos e Orixás” celebra fé e diversidade cultural – 3 a 31/10

Mostra gratuita no Barreiro reúne obras produzidas em residência artística e promove reflexões sobre o sincretismo afro-brasileiro

A exposição Santos e Orixás será inaugurada em evento nesta quarta-feira (1º/10), das 19h às 21h, no Centro Cultural Urucuia, na região do Barreiro. No local, o público visitante encontrará uma coleção de obras devocionais que celebram o universo religioso afro-brasileiro por meio da arte, da ancestralidade e da diversidade cultural. 

A visitação é gratuita e segue de 3 a 31 de outubro, das 7h às 21h, sem a necessidade de retirada de ingressos. Todas as peças contam com identificação em braile.

“A relevância de uma exibição com essa temática está em estimular a reflexão sobre a Cultura Afro-brasileira, seu sincretismo imposto historicamente, e a possibilidade de compartilhar fé, cores e significados, toda essa pluralidade que contribui para o mosaico e a peculiaridade característicos do Brasil em suas nuances religiosas”, explica a artista mineira responsável pelo projeto, Michelle Freitas.

A mostra é resultado de uma residência artística realizada em agosto, no Centro de Referência de Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado. Dez participantes de diferentes idades e origens foram selecionados para encontros formativos sobre divindades, colorações e Itãs — mitos das religiões de matriz africana.

Pertencimento

Ao longo das capacitações, a pintura das imagens sacras foi utilizada como ferramenta de aproximação de universos simbólicos da cultura negra trazida ao Brasil pela diáspora. 

“Espero que o público venha com a mente aberta para novas expressões e representações. Que compreenda nossa formação como um mosaico e perceba que é possível conviver com diferentes crenças sem exclusão. Precisamos valorizar nossas raízes e ressignificá-las para as próximas gerações, promovendo pertencimento e respeito”, conclui Michelle.

O projeto foi aprovado no Edital Descentra 2024, promovido pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Sobre a artista

Michelle de Oliveira Freitas é formada em Ciências Sociais e pós-graduada em Artes. A artista é umbandista e leva em sua obra elementos da fé, da ancestralidade e do cotidiano, traduzidos em esculturas de gesso e resina. 

Como parte das atividades de Santos e Orixás, a trajetória de Michelle também será tema de um documentário com acessibilidade em Libras. Os registros audiovisuais abordarão seu processo criativo e a construção do projeto.

Exposição – Santos e Orixás

Abertura: 1º de outubro de 2025, das 19h às 21h

Visitação: de 3 a 31 de outubro, das 7h às 21h

Local: Centro Cultural Urucuia (Rua W-3, 500 – Pongelupe)

Entrada gratuita – sem necessidade de retirada de ingressos