Espetáculo “Às que aqui ficaram” faz últimas apresentações em BH – 05 e 06/07

O espetáculo da Tríade Cia de Teatro é inspirada no livro “A guerra não tem rosto de mulher” e fará as duas últimas apresentações gratuitas na cidade nos dias 5 e 6 de julho

Sob a direção de Gláucia Vandeveld, as atrizes Dani Guimarães, Glenda Bastos e Wes Gomes dão voz e corpo às “guerras” diárias que as mulheres travam em busca de uma vida digna. A dramaturgia, assinada por Luciana Campos, é uma construção fragmentada e visceral, enriquecida por elementos performáticos e visuais que criam uma atmosfera intensa, poética e repleta de metáforas. A narrativa não linear convida o público a uma reflexão profunda sobre a complexidade da condição feminina.

Gláucia Vandeveld ressalta a importância de a peça tocar as pessoas, promovendo um diálogo essencial: “Que a gente possa conversar com as pessoas, de que não podemos perder de vista essas histórias, não deixar passar batido os problemas que a peça reflete. No Brasil, uma história acontece atrás da outra e uma acaba abafando a outra, sem tocar, sem resolver e a peça vem pra refletir sobre isso também”.

“Às que aqui ficaram” é um convite à memória, às dores silenciadas e aos sentimentos das mulheres que resistiram aos conflitos ao longo da história. Celebrando a força do feminino, o espetáculo tece um discurso crítico e, ao mesmo tempo, delicado, buscando ressoar em todos os públicos, incluindo o masculino. Prepare-se para uma experiência teatral que evoca a resiliência e a profundidade das histórias de mulheres que, apesar das adversidades, permaneceram em pé.

O cenário da peça “Às que aqui ficaram” transcende a mera ambientação, tornando-se um elemento narrativo e poético. Em diálogo com a sensibilidade do texto e referências audiovisuais, aposta na plasticidade visual, explorando imagens sensíveis e sinestésicas, trazidas também pela projeção mapeada, concebida por André Veloso. Elementos como mãos, redes, fios, água, chaves, vestidos e a própria natureza são incorporados não apenas na cenografia, mas também no figurino, ambos assinados por Alexandre Tavera, já a iluminação é assinada por Geraldo Octaviano. 

Projeto nº 91075/2023 – Realizado com recursos da Lei nº 195/2022 – Paulo Gustavo, através da Secretaria Municipal de Cultural de Belo Horizonte.

Confira os locais das últimas apresentações e informações completas: 

Dias: 5 e 6 de julho de 2025

Horário: Sábado – 20h / Domingo – 19h30

Local:  Teatro Zap 18 – R. João Donada, 18 – Santa Terezinha/Serrano, Belo Horizonte

Ingressos gratuitos no sympla!

Espetáculo “Às que ficaram”

Dias: 20, 21, 27, 28, 29 e 30 de junho; 5 e 6 de julho de 2025

Gratuito

Horários: Sexta e Sábado (20h); Domingo e Segunda (19h30).

Redes sociais: @triade_cia_de_teatro

Ingressos disponíveis antecipadamente no sympla gratuitamente: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-as-que-aqui-ficaram-triade-cia-de-teatro/2971270?share_id=copiarlink