Ensino Fundamental II gratuito na EPSA a partir de 2026 – inscrições até 4/11

Anúncio reforça o compromisso da Instituição com a transformação social no Barreiro, por meio de um ensino gratuito, pautado na excelência e nos valores agostinianos. Interessados em concorrer às bolsas de estudo podem se inscrever até o dia 4 de novembro

A Rede Lius Agostinianos, por meio da Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), dá mais um passo importante em sua missão de transformar vidas por meio da educação. A partir de 2026, a EPSA, localizada no Barreiro – tradicional região de Belo Horizonte –, passará a oferecer turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II de forma totalmente gratuita.

A EPSA é uma escola social, criada pelos Freis Agostinianos, e há mais de 25 anos atua como referência na formação de jovens e adultos por meio de cursos profissionalizantes, técnicos e do Ensino Médio. Com essa nova etapa, a instituição amplia sua missão, passando a oferecer uma jornada educacional também no Ensino Fundamental II, gratuitamente, para estudantes em situação de vulnerabilidade.

A iniciativa é voltada a famílias com renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio mensal. A proposta busca garantir o acesso a um ensino de qualidade, alinhado aos princípios e valores da Rede Lius Agostinianos — mantenedora também do Colégio Santo Agostinho, reconhecido por sua excelência acadêmica e formação humana.

“Em um momento tão simbólico, no qual o Barreiro, maior regional da capital mineira formada por 72 bairros, celebra 170 anos de história, cultura e memória, anunciamos essa expansão com o 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II gratuito na EPSA, reafirmando nosso compromisso com a transformação social por meio da educação”, destaca Raquel Menezes Pacheco, diretora da EPSA. Ela ressalta que a “EPSA já impactou milhares de vidas na região e agora amplia seu alcance para que mais crianças e adolescentes possam viver uma trajetória escolar com a qualidade reconhecida da nossa Rede.”

Com mais de 90 anos de atuação na educação, a Rede Lius Agostinianos segue firme em sua missão de formar cidadãos conscientes, éticos e preparados para transformar a sociedade. A ampliação da atuação da EPSA, no Barreiro, reforça esse propósito e atende a uma demanda real da comunidade por uma educação gratuita e de qualidade, acessível a todos. O edital com os critérios e prazos para inscrição já foi divulgado. As vagas são limitadas e destinadas exclusivamente a estudantes que atendam aos critérios socioeconômicos estabelecidos.

A 1ª Etapa, de pré-seleção, consiste no preenchimento do Formulário Online de Avaliação Socioeconômica – FASE pelo site www.admissao.epsa.com.br, e ocorrerá até 4 de novembro. Para mais informações, acesse o edital completo.