Primeiro bloco de sertanejo da capital transforma modões e sofrência em catarse coletiva nos ensaios abertos de janeiro, no Mister Rock
O Bloco É o Amô, primeiro bloco de sertanejo de Belo Horizonte, realiza neste sábado mais um ensaio aberto ao público, das 11h às 13h, no Mister Rock. O encontro antecipa o clima do Carnaval e reforça a proposta do grupo: levar o sertanejo raiz para as ruas da capital como linguagem artística, afetiva e coletiva.
Criado em 2017 por carnavalescos com longa trajetória no Carnaval de Belo Horizonte, o É o Amô nasceu da paixão por um dos gêneros mais populares do Brasil e da vontade de inseri-lo no Carnaval de rua. Desde então, o bloco constrói um cortejo que mistura música, emoção e pertencimento, ampliando a diversidade musical da folia belo-horizontina. “Aqui, a sofrência vira catarse coletiva. A ideia é fazer o público rir, cantar, se emocionar e chorar largado na avenida, tudo junto, porque Carnaval também é isso”, destaca Peu Cardoso, diretor do bloco.
Em 2026, o É o Amô sai com o tema “Povo do Interior”, inspirado na Folia de Reis e no imaginário afetivo das cidades do interior. A proposta transforma as ruas em um grande encontro coletivo, celebrando o acolhimento, a memória e a identidade popular. Ao ocupar o espaço urbano com o sertanejo raiz, o bloco reforça o caráter plural do Carnaval de BH, aberto a diferentes ritmos, histórias e públicos.
Mais do que música, o cortejo também carrega posicionamento. Desde a criação, o É o Amô se preocupa em promover mensagens de respeito e inclusão, realizando adaptações em letras que reforçam rivalidades femininas ou discursos de masculinidade tóxica, apostando no afeto, na empatia e na ideia de que a festa é para todos.
A energia do desfile vem de uma bateria com 176 integrantes, formada por repiques, caixas e surdos, inspirada nos blocos afro de Salvador, além de banda no trio elétrico e trio de vozes, que dá ainda mais corpo e potência às apresentações. O repertório passeia por clássicos do sertanejo, modões e sucessos populares, sempre com leitura festiva. Aqui, a sofrência vira alegria compartilhada.
Com nove anos de história, seis cortejos realizados e diversos shows no currículo, o É o Amô segue evocando o imaginário popular por meio de canções românticas e bregas do sertanejo ao piseiro para, como define o próprio bloco, “fazer todo mundo chorar largado na avenida”.
Informações dos ensaios
Datas: 17, 24 e 31 de janeiro
Horário: 11h às 13h
Local: Mister Rock – Av. Tereza Cristina, 295, Prado
Ensaios abertos ao público | Gratuitos
Informações do cortejo
Data: 15 de fevereiro (domingo de Carnaval)
Local: Av. dos Andradas, 3700 – Pompeia
Concentração: 14h | Início: 15h | Encerramento: 19h




Adicionar Comentários