Cyntilante Produções abre ensaio da Ópera “Aida: A Rainha da Bateria” – 6/12

Versão em samba para crianças da ópera de Giuseppe Verdi, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2026, faz única apresentação gratuita, no Teatro Francisco Nunes.

No dia 6 de dezembro, sábado, a Cyntilante Produções realiza um ensaio aberto ao público de “Aida: A Rainha da Bateria”, a partir das 18h, no Teatro Francisco Nunes, com entrada gratuita. Adaptação inédita da ópera “Aída”, de Verdi, ambientada no universo do samba e da cultura afro-brasileira, o espetáculo tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2026.

“O ensaio aberto é o primeiro contato com o público, uma possibilidade de experimentarmos a iluminação, cenário e figurinos. Os espectadores poderão testemunhar e dar o seu retorno sobre aquilo que assistiram, com bate-papo logo após”, conta Fernando Bustamante, diretor da montagem e diretor artístico da Cyntilante Produções.

Dirigida ao público infantil, com adaptação afrocentrada, o espetáculo ressignifica a narrativa original ao apresentar Aída como a filha da Rainha de Bateria Râmfis. Na versão da Cyntilante, Aída é herdeira de uma ancestralidade de resistência que tem sua trajetória marcada por obstáculos impostos pela patroa, Amnéris, uma influenciadora digital, e pelo bicheiro Jacaré, patrono da escola de Samba Canários da Terra. Apoiada por sua comunidade e guiada pelo Odu revelado pelo Babalorixá Amonasro, seu pai, Aída busca conquistar seu lugar como Rainha da Bateria no desfile de Carnaval. 

“Aida: A Rainha da bateria” é a terceira ópera da tetralogia da Cyntilante Produções, que já montou “João e Maria – Opereja” (2023) – adaptação para o sertão da clássica história dos irmãos que se perdem na floresta – e “A Guitarra Mágica” (2024) – ópera rock inspirada na peça A Flauta Mágica, de Mozart. 

Segundo Bustamante, a proposta com “Aida”, que tem dramaturgia autoral e trilha sonora adaptada por Leandro Braga, é celebrar e valorizar a identidade e a cultura afro-brasileira. “Historicamente os musicais da Cyntilante trazem histórias sob um ponto de vista eurocêntrico, normalmente são adaptações de clássicos universais. Desta vez, nos empenhamos em resgatar a cultura afro-brasileira e a cosmologia iorubá. Entendemos a importância de cada vez mais trazermos esse debate para o centro da cena”, diz. 

O diretor adianta que a próxima e última obra da tetralogia já está marcada: “será inspirada em ‘O Guarani’ de Carlos Gomes. Vamos mergulhar na cultura dos povos originários”, revela.

Processo de Montagem

A seleção para o elenco da Ópera ocorreu durante audição para o Curso de Especialização em Teatro Musical, oferecido pela Cyntilante Produções, em julho deste ano. De 50 candidatos, dez foram escolhidos para integrar a montagem e receberam gratuitamente, ao longo de seis meses, aulas com profissionais de voz e expressão corporal especializados no Teatro Musical, além de workshops com artistas especializados na cultura afro-brasileira. 

Ensaio Aberto “Aida: A Rainha da Bateria”

6 de dezembro de 2025, sábado – 18h

Local: Teatro Francisco Nunes

Acesso gratuito – Retirada uma hora antes na bilheteria ou pelo Sympla