Conservatório UFMG divulga programação – 20 a 24/10

A programação do Conservatório UFMG para a próxima semana, de 20 a 24 de outubro, contará com recitais de saxofone e piano, música instrumental feita com vibrafone, show de homenagem aos 91 anos de Zé Carlos, que apresentará clássicos do choro, e uma apresentação do Grupo Instrumental e do Coral Juvenil Cariúnas. Os eventos oferecem entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço.

Recital de Formatura de Mestrado – Noemi Guimarães

No dia 20, segunda-feira, às 19h30, o projeto Performare recebe a musicista Noemi Guimarães. Multi-instrumentista (flauta transversal, saxofone alto e tenor, pífano e piano), arranjadora, compositora e professora, Noemi apresenta seu recital de formatura do mestrado, Saudades de um Saxofone. A apresentação contempla gêneros como choro, choro-jazzado, choro-sambado, valsa, maracatu e samba de gafieira, evidenciando a diversidade da música popular brasileira e a linguagem rica do saxofone. 

Ao longo do concerto, serão exploradas diferentes formações instrumentais como o duo, o regional de choro, o conjunto de câmara e o quarteto com guitarra, baixo e bateria. Serão reverenciados compositores históricos e contemporâneos como Abel Ferreira, Alessandro Penezzi, Caetano Brasil, Jacob do Bandolim, Moacir Santos, Paulo Moura e Pixinguinha.

Retratos do Brasil – Maurício Veloso

A terceira edição da Mostra Retratos do Brasil apresenta um recital de piano com o musicista Maurício Veloso. No programa, obras de Bach, Chopin, Respighi, Liszt, Villa-Lobos e Santoro. O concerto acontece no palco principal do Conservatório UFMG no dia 21 de outubro, terça-feira, às 19h30.

Desde 1993 Maurício Veloso é professor na Escola de Música da UFMG, onde leciona principalmente Piano, Música de Câmara e Literatura do Piano. Seus mestres o descrevem como “formidável pianista e artista” (Michel Block) e “verdadeiro artista e refinado pianista” (Leonard Hokanson).

Vibrafino: Samba Jazz e Bossa Nova

O Quarta Cultural apresenta Vibrafino: Samba-Jazz e Bossa Nova, no dia 22 de outubro, às 12h30. O show de música instrumental apresenta um repertório que inclui compositores brasileiros como Tom Jobim, João Gilberto, João Bosco além composições norte americanas como Spain, de Chick Corea, e Blue Bossa, de Kenny Dorham. 

A instrumentação é composta por vibrafone, contrabaixo, bateria e teclado trazendo ao público uma experiência única. O Vibrafino é de Belo Horizonte e é formado pelo vibrafonista Carlos Fernandes, o baixista Hiago Fernandes e o baterista Marcos Tinti. O tecladista Nicolas Yuri fará uma participação especial neste show.

Zé Carlos 91 anos convida Toca de Tatu

O Conservatório UFMG apresenta o show especial Zé Carlos 91 anos convida Toca de Tatu no dia 23 de outubro, quinta-feira, às 19h30. A apresentação conta ainda com a participação de Marcos Flávio de Oliveira, o “Fafá”, no violão sete cordas e Matheus di Rocha no bandolim. Músico de aguda sensibilidade, Zé Carlos faz de seu cavaquinho não apenas um instrumento para “tocar música”, mas o principal recurso de que se serve, como raros o sabem fazer, para “tocar o coração”.

O repertório reúne alguns dos maiores clássicos do choro, contemplando diferentes gerações de compositores que ajudaram a consolidar o gênero. Estão presentes pioneiros como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, responsáveis por dar forma às bases do choro ainda no século XIX, ao lado de mestres como Zequinha de Abreu e Fon Fon, que expandiram a linguagem no início do século XX. O programa destaca, também, a riqueza melódica e a sofisticação de Jacob do Bandolim representado por peças célebres como Noites Cariocas, Mimosa e Vibrações, e de instrumentistas fundamentais como Abel Ferreira e Waldir Azevedo, que popularizaram o gênero em diferentes formações.

Concerto de Primavera – OAP – Grupo Instrumental e Coral Juvenil Cariúnas 

Concertos de Primavera OAP apresenta o Grupo Instrumental e o Coral Juvenil Cariúnas no dia 24 de outubro, sexta-feira, às 19h30.  No programa, obras de J. Isaac, Chico Buarque, Flávio Venturini, Lenine, Dori Caymmi, Villa-Lobos, entre outros. O concerto é gratuito, porém é necessário realizar reserva através dos contatos (31) 3409-4505, (31) 9 9241-0269 (whatsapp) e <oapufmg@terra.com.br>.

O Coral Juvenil Cariúnas, conduzido pela professora Vivian Assis Carvalho, e o Grupo Instrumental Cariúnas, sob regência do professor Reginaldo Costa, fazem parte de um programa sociocultural promovido pela OSC Sociedade Artística Mirim de Belo Horizonte, voltado para crianças e adolescentes de 7 a 18 anos. Com foco na integração entre música, dança, educação, humanização e cidadania, o Projeto Cariúnas oferece formação artística e desenvolvimento humano. O Coral já lançou dois CDs: Sementes do Amanhã e Lua de Papel, e a banda Cariúnas gravou o álbum Buscando Sonhos Através da Música, reafirmando a arte como instrumento de transformação e inclusão social

Programação semanal Conservatório UFMG

20 a 24 de outubro de 2025

Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534 – Centro de Belo Horizonte / MG)

Entrada gratuita