Festival cultural itinerante também chega a Belo Horizonte, Nova Lima e Jeceaba neste ano
O Circuito Mineiro de Dança integra, entre 17 e 20 de julho, o tradicional Festival de Inverno de Mariana. O projeto leva oficinas e apresentações gratuitas à Praça Gomes Freire, ao Cine Teatro Municipal e a escolas municipais da cidade, envolvendo todas as faixas etárias em atividades que exercitam a expressão corporal e apresentam a força e diversidade da cultura local. O projeto é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet, com patrocínio da Vale.
O Circuito, que surgiu em 2018, já passou por diversas cidades do interior mineiro, com o propósito de fortalecer as economias criativas locais e descentralizar o acesso à cultura. Ao longo da trajetória, o festival cultural itinerante já promoveu mais de 60 oficinas, 30 apresentações de comunidades locais, 14 espetáculos, entre outras atividades, que mobilizaram um público de mais de 12 mil pessoas.
Elaine Reis, idealizadora e gestora do projeto, comenta: “O Circuito Mineiro de Dança busca interiorizar políticas públicas para a dança, movimentando o mercado cultural e a economia criativa das cidades contempladas. Mais que levar arte, o Circuito promove pertencimento, valoriza a cultura local oferecendo oportunidades para artistas e profissionais das cidades, além de promover uma experiência cultural transformadora para moradores e visitantes”.
Em Mariana, o evento integra o Festival de Inverno, que este ano conta com o tema “Entre laços”, inspirado na Dança das Fitas, expressão folclórica do distrito Monsenhor Horta. A programação descentralizada e intensa ocupa a cidade histórica e seus distritos e se estende por todo o mês de julho, com atrações locais e nacionais, como Seu Jorge e Maria Gadú. Além de Mariana, o Circuito Mineiro de Dança ainda chega neste ano em Belo Horizonte, 27 e 28 de setembro; Nova Lima, 11 e 12 de outubro; e Jeceaba, 25 e 26 de outubro.
PROGRAMAÇÃO
Escolas Municipais
Quinta-feira (17 de julho)
A artista, pesquisadora e professora Nina Albergaria ministra duas oficinas na Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. A primeira, Oficina de Dança da Afeto, é voltada para crianças de 9 a 10 anos e explora noções básicas da dança, a partir de brincadeiras e canções tradicionais brasileiras. Mais tarde, na Oficina de Ballet Brincante, crianças de 6 a 8 anos são convidadas a explorar as tradições do Balé Clássico, de forma lúdica e divertida, utilizando instrumentos como bambolês, cordas e fitas de cetim.
Sexta-feira (18 de julho)
Na Escola Municipal Monsenhor José Cota, alunos acima de 12 anos vão poder experimentar técnicas e fundamentos da cultura Hip Hop e suas vertentes, na Oficina de Danças Urbanas, ministrada por Giovanne Silva. O dia também conta com a Oficina Dance Comigo Vem, voltada para todas as idades, com uma introdução aos ritmos populares brasileiros. Já na parte da tarde, além da oficina de Danças Urbanas, a Oficina Vem pra Roda, ministrada por Ingrid Ribeiro, propõe o corpo como território de reconexão com a ancestralidade.
Cine Teatro Municipal Mariana
Quinta-feira (17 de julho)
O local sedia um bate-papo voltado para artistas e produtores culturais, discutindo as dificuldades da gestão cultural periférica e o papel de políticas públicas. Mais tarde, também conta com a Oficina de Dramaturgia e Encenação Criativa, voltada para artistas cênicos. A atividade trabalha a dramaturgia a partir de memórias do cotidiano e da ressignificação de objetos do dia a dia.
Sexta-feira (18 de julho)
O grupo de Belo Horizonte Kiki Favela Ball apresenta os fundamentos da vogue old way e da vogue femme em duas oficinas, valorizando a história da cultura ballroom.
Sábado (19 de junho)
Realizada pelo próprio Circuito Mineiro de Dança, a Oficina da Escrita à Produção de Projetos Culturais convoca artistas, produtores, professores e agentes culturais que desejam tirar ideias do papel.
No local, a Cia Fusion de Danças Urbanas também apresenta o espetáculo “Solos da Rua”, com solos de diferentes danças urbanas: breaking, krump, locking, popping e hip hop – em que cada intérprete leva ao palco um pouco de sua história.
Praça Gomes Freire
A Praça Gomes Freire é palco para a efervescência e a diversidade da dança em Mariana. Na quinta-feira, o local é palco para apresentação de quatro grupos da cidade: Estúdio de Dança AmarElo, Flash Boy Crew e Baile Charme Ébano.
Grupos de Belo Horizonte também chegam na cidade nos próximos dias proporcionando espetáculos e oficinas. No sábado, o público, pode participar da Oficina Danças Urbanas, oferecida pela Cia Fusion de Danças Urbanas, e no domingo, a Cia dos Anjos fecha a programação com o espetáculo “Segue o Jogo”, que promete encantar todas as idades.
Circuito Mineiro de Dança
17 a 20 de julho de 2025
Quinta-feira
Local: Escola Municipal Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida
8h30 – Oficina de Dança Afeto, com Estúdio de Dança AmarElo
10h – Oficina de Ballet Brincante, com Estúdio de Dança AmarElo
Local: CineTeatro Municipal Mariana
15h – Bate-Papo Gestão Cultural Periférica, com Sartre
16h30 – Oficina Dramaturgia e Encenação Criativa, com Sartre
Local: Praça Gomes Freire
19h – Apresentações de grupos de dança de Mariana
Sexta-feira
Local: Escola Municipal Monsenhor José Cota
8h – Oficina de Danças Urbanas, com Grupo de Dança Entre no Ritmo
9h – Oficina Dance Comigo Vem, com Grupo de dança Na Quebrada
13h – Oficina de Danças Urbanas, com Grupo de Dança Entre no Ritmo
14h – Oficina Vem pra Roda: Danças populares Brasileiras, com Projeto Baú Recontando
Local: CineTeatro Municipal Mariana
16h – Oficina Vogue Old Way, Kiki Favela Ball
17h – Oficina Vogue Femme, com Kiki Favela Ball
Local: Praça Gomes Freire
19h – Apresentação Kiki Favela Ball
Sábado
Local: CineTeatro Municipal Mariana
10h – Oficina Produção Cultural
19h30 – Apresentação Solos da Rua, com Cia Fusion de Danças Urbanas
Local: Praça Gomes Freire
15h – Oficina Danças Urbanas, com Cia Fusion de Danças Urbanas
Domingo
Local: CineTeatro Municipal Mariana
11h – Oficina Danças Urbanas: História Cultura e Movimento, com Cia dos Anjos
Local: Praça Gomes Freire
16h30 – Apresentação Segue o Jogo, com Cia dos Anjos
Adicionar Comentários