No próximo dia 07 de outubro, às 19h, o Teatro Espanca Rua Aarão Reis, 542 – Centro, BH) retoma uma de suas iniciativas mais emblemáticas: o Cinema de Fachada. Criado em 2013, o projeto transforma a porta do teatro em tela de cinema, projetando filmes diretamente para a rua e convidando o público a ocupar a calçada em uma experiência gratuita, coletiva e urbana.
Consolidado ao longo da última década como um espaço de encontro entre arte e cotidiano, o Cinema de Fachada surpreende o transeunte com narrativas que ressignificam o espaço público, oferecendo uma fratura poética no ritmo da cidade. Ao longo de suas edições, exibe produções independentes, curtas experimentais, filmes de baixo orçamento e trabalhos que exploram diversidade de linguagens, fortalecendo vozes emergentes no audiovisual e afirmando o compromisso do Teatro Espanca com a criação contemporânea.
A edição de 2025 dá continuidade a esse gesto de ocupação e ocupação da cidade. A primeira sessão, em 07 de outubro, reúne oito obras selecionadas em chamado público:
- O Caderno de Avenca – Aisha Brunno (Belo Horizonte/MG)
- BULIR – O balanço do corpo periférico na capital mineira – Lucas de Pedro (Belo Horizonte/MG)
- Encantarias – Plataforma Cansanção (Nova Lima/MG)
- Levanta Século 21 – Rei Black (Rio de Janeiro/RJ)
- Segue o Baile – O movimento continua… – Manoel Castro Alves (São Paulo/SP)
- Descamar – Nicolau (Brasília/DF)
- Eu, Existo – Maju Rodrigues (Belo Horizonte/MG)
- Raiz D’Água – Iasmim Alice (Barbacena/MG)
- O Céu Não Sabe Meu Nome – Carol AÓ (São Paulo/SP e Salvador/BA)
Com linguagens que transitam entre a ficção, o documentário, a performance e o experimental, os filmes abordam ancestralidade, memórias negras, corpos periféricos, espiritualidade, resistência e novas formas de imaginar a cidade.
“Voltar com o Cinema de Fachada é reafirmar a Espanha como um espaço que dialoga com a cidade. Queremos que as pessoas parem, olhem, se deixem atravessar pelas imagens projetadas na rua Aarão Reis. É cinema que pulsa junto com o movimento do centro, com quem passa por ali, com quem decide sentar e ficar. É cinema que pertence à rua.” – afirmam os organizadores.
Além da sessão de estreia, haverá uma segunda noite de exibições com outros filmes selecionados no dia 21 de outubro , também gratuita e aberta a todos os públicos. Deste modo, o Cinema de Fachada reafirma o papel do Teatro Espanca como espaço de experimentação artística e encontro cultural, mantendo viva a tradição de abrir suas portas – literalmente – para a cidade.
Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Cinema de Fachada 2025
Data: 07 de outubro de 2025 – terça
Horário: 19h
Local: Teatro Espanca (Rua Aarão Reis, 542, Centro – BH/MG)
Entrada gratuita
Adicionar Comentários