Cine Petrobras na Praça exibe filmes brasileiros premiados – 23 a 31/1

Largo das Forras, praça principal da cidade, recebe a instalação de um cinema ao ar livre e se torna espaço de encontro entre o público, os realizadores e o cinema brasileiro.

Entre os dias 23 e 31 de janeiro, a 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes ocupa a cidade histórica com uma programação totalmente gratuita. Um de seus principais destaques é o Cine Petrobras na Praça. Assinado pela Petrobras, patrocinadora máster do evento e do programa Cinema sem Fronteiras 2026, o espaço exibe 29 filmes — entre longas e curtas-metragens — e transforma o Largo das Forras em uma grande sala de cinema a céu aberto, reunindo produções recentes do audiovisual brasileiro estreladas por nomes como Malu Galli, Eduardo Moscovis, Carolina Dieckmann, Paolla Oliveira, Zezé Motta, Letícia Sabatella e Caco Ciocler, entre outros. Todas as sessões são seguidas de conversas com realizadores e convidados.

Reconhecida como uma das maiores patrocinadoras da cultura no Brasil, a Petrobras também assina a Mostra Valores e participa do Cortejo da Arte, ampliando sua presença na Mostra Tiradentes. A empresa reafirma ainda seu papel estratégico em Minas Gerais, onde mantém atuação contínua desde 1968 com a Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim. O patrocínio ao evento fortalece a conexão da marca com a arte, a cultura e o audiovisual brasileiro, além de contribuir para a geração de oportunidades de negócios, emprego e renda no estado.

Para a coordenadora geral da Mostra de Tiradentes, Raquel Hallak, o patrocínio máster da Petrobras potencializa a dimensão coletiva do Cine-Praça. Segundo ela, a iniciativa amplia a experiência do festival ao ocupar um espaço histórico com uma programação acolhedora e acessível, capaz de reunir pessoas de diferentes idades e trajetórias em torno do cinema brasileiro. “Levar o cinema para a praça é ampliar o encontro entre público, filmes e realizadores, reforçando o papel do cinema como linguagem de expressão, escuta e diálogo em pleno espaço público”, afirma.

A programação do Cine Petrobras na Praça acontece entre 24 e 31 de janeiro e reúne longas brasileiros lançados em 2025, além de sessões diárias de curtas-metragens. A abertura, no sábado, dia 24, traz Querido Mundo, de Miguel Falabella, drama protagonizado por Malu Galli e Eduardo Moscovis sobre dois personagens atravessados por frustrações pessoais que se encontram presos nos escombros de um prédio abandonado na virada do ano, abordando temas como dependência emocional, violência doméstica e recomeço.

No domingo, dia 25O Último Episódio, de Maurílio Martins, acompanha um garoto de 13 anos que tenta se aproximar de uma colega de escola ao afirmar possuir a lendária fita com o episódio final de Caverna do Dragão, em um relato sensível sobre afetos, imaginação e cultura pop. Na mesma noite, Pequenas Criaturas, de Anne Pinheiro Guimarães, com Carolina Dieckmann, Letícia Sabatella e Caco Ciocler, retrata a solidão de uma mulher deixada para trás pelo marido durante uma mudança para Brasília nos anos 1980, enquanto enfrenta os conflitos dos filhos e a adaptação à nova cidade.

A seleção de longas inclui ainda Herança de Narcisa, de Clarissa Appelt e Daniel Dias, terror psicológico estrelado por Paolla Oliveira que revisita traumas familiares e segredos ancestrais; Em Dolores, de Marcelo Gomes e Maria Clara Escobar, com Zezé Motta, que acompanha três gerações de mulheres da periferia de São Paulo em seus desejos de transformação e sobrevivência; e o documentário Ladeiras da Memória – Paisagens do Clube da Esquina, de Raabe Andrade e Daniel Caetano, que encerra o Cine-Praça com um mergulho nas memórias e nos territórios que deram origem a um dos movimentos mais importantes da música brasileira.

De segunda a quarta-feira, o espaço apresenta sessões diárias de curtas-metragens de diferentes estados do país, compondo um amplo panorama do cinema brasileiro contemporâneo.

Além das sessões de cinema, o Cine Petrobras na Praça também é palco do Cortejo da Arte, que reúne artistas e bandas locais e convidados em uma celebração coletiva do aniversário de Tiradentes, que completa 308 anos em 2026. O espaço abriga ainda a exposição da Mostra Valores, que apresenta, por meio de painéis, a cidade de Tiradentes como cenário cinematográfico, reafirmando sua vocação cultural e sua relação histórica com o audiovisual brasileiro.

TODA PROGRAMAÇÃO É GRATUITA.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 29ª edição de 23 a 31 de janeiro de 2026, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br