Programação gratuita para o período de férias do CCBB Educativo

CCBB Educativo amplia programação gratuita para o período de férias

Atividades são inspiradas na arte contemporânea da exposição “Brasilidade Pós-Modernismo”

Conhecer joias da arte contemporânea brasileira por meio de atividades que unem cultura, aprendizado e diversão. Essa é a proposta da nova programação do CCBB Educativo, que amplia suas atividades para as férias de julho. Inspirada pela exposição “Brasilidade Pós-Modernismo”, que celebra o legado deixado pela Semana de Arte Moderna de 1922, a equipe de arte-educadores desenvolveu as ações inéditas “Pigmentar-te” e “Território em Mim”. Ambas as atividades, assim como Hora do Conto e Livro Vivo, terão seus dias de realização ampliados a partir do dia 15 de julho para que crianças e adolescentes possam curtir as férias com muita arte e cultura.

No Ateliê Aberto, espaço de criação artística que funciona aos sábados e domingos, de 12 às 18 horas, o CCBB Educativo oferece a ação “Pigmentar-te” colocando em discussão a seguinte indagação: é possível reunir na pele, questões que tangem nossos corpos, o território que habitamos e as ideias que nos conectam? Para responder a pergunta, o público é convidado a experimentar tintas e pigmentos minerais para reproduzir seu próprio tom de pele. Por meio da mistura de cores, esta tinta-pele será aplicada em um tecido de algodão de forma a tingi-lo. Danilo Filho, coordenador do programa de arte-educação, explica que o objetivo da atividade é construir uma bandeira com todos os retalhos tingidos, unindo em um só trabalho, as mais diversas tonalidades.

Pequenas Mãos, atividade destinadas às crianças de 3 a 6 anos, que também ocorre aos sábados e domingos, às 15 horas, apresenta “Território em Mim”. Em diálogo com os eixos “Identidade” e “Natureza”, propostos na mostra “Brasilidade Pós-Modernismo”, as crianças vão traçar em um tecido um mapa de si mesmo, criando uma espécie de autorretrato topográfico. Para isso, usarão giz de pigmentos naturais, folhas secas e outros materiais orgânicos. Ao final, o que se observará é um desenho que as colocará na condição de indivíduos em conexão com a terra e com o que dela se origina.

Obras literárias apresentam temáticas relacionadas às exposições em cartaz

Como a arte e a educação caminham juntas, nas atividades relacionadas à literatura, temas explorados na mais nova exposição do CCBB “Brasilidade Pós-Modernismo” e em “Coleção Brasileira – de Alberto e Priscila Freire” (em cartaz desde maio), estão presentes nas ações: Hora do Conto e Livro Vivo.

Em Hora do Conto, realizada aos sábados e domingos, às 14 e às 16 horas, histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. Interagindo com a mostra “Brasilidade Pós-Modernismo”, os educadores-artistas selecionaram narrativas que versam sobre:identidade, estética, poesia, liberdade, natureza e futuro com histórias que abrangem as culturas afro-brasileiras e indígenas. Já em “Coleção Brasileira – de Alberto e Priscila Freire”, as obras tratam de cultura popular, mineiridades, escultura e o ato de colecionar.

Na ação Livro Vivo, onde educadores realizam a leitura em voz alta, serão oferecidos dentro do contexto da mostra “Brasilidade Pós-Modernismo” os títulos: “Aldeias, palavras e mundos indígenas”, de Valéria Macedo; “Da minha janela”, de Otávio Júnior; “Meu avô é um tata”, de Janaína de Figueiredo; “O mundo no black power de Tayó”, de Kiusam de Oliveira; entre outros. Na perspectiva de “Coleção Brasileira” serão colocados para escolha do público os seguintes livros: “Flicts”, de Ziraldo; “Lampião e Lancelote”, de Fernando Vilela; “Cinderela Brasileira”, de Marycarolyn France, “Triste”, de Rafael Sica; entre outros. Livro Vivo ocorre aos sábados e domingos, às 13 e às 17 horas.

Para que crianças e adolescentes possam aproveitar as férias de julho no universo das artes, a partir do dia 15, todas as atividades citadas acima: Ateliê Aberto, Pequenas Mãos, Hora do Conto e Livro Vivo, terão seus dias estendidos, ocorrendo também às quintas e sextas-feiras, nos horários tradicionais.

Nova edição do Encontro com Professores analisa a arte brasileira na atualidade

Com o objetivo de estreitar os laços entre o CCBB BH e as escolas públicas e privadas, o Educativo promove no dia 16 de julho (sábado)das 10h30 às 12h30, mais uma edição do Encontro com Professores. Em sintonia com a exposição “Brasilidade Pós-Modernismo”, a atividade traz para o centro das discussões a temática “De 22 a 22: os caminhos da arte brasileira, do moderno ao contemporâneo”, com a presença da historiadora, Amanda Alves. A convidada vai propor aos participantes uma reflexão a respeito do legado da Semana de Arte Moderna de 1922 para a atual produção artística brasileira. Em seguida, haverá uma visita mediada à mostra conduzida pela equipe do CCBB Educativo.

Para mais informações sobre o CCBB BH, acesse www.bb.com.br/cultura.

Confira a programação completa do CCBB Educativo para julho:

Visitas mediadas

Que tal visitar as exposições do CCBB acompanhado de um educador? Visitantes de todas as idades participam de uma visita mediada em grupo, sem necessidade de agendamento. Com duração de 1h, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições em cartaz.

Quando: segunda, quarta e quinta às 12h e 18h. Sexta às 12h. Sábado e Domingo às 12h e 18h.

Visita em Libras

Conheça as exposições do CCBB em Língua Brasileira de Sinais – Libras. Um intérprete de Libras ouvinte realiza visitas mediadas em Libras nas exposições em cartaz. Com duração de uma hora, as visitas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Quando: sexta e domingo – 19h

Visitas agendadas para grupos

Escolas públicas e privadas, ONGs e outras instituições dedicadas à educação e à integração social podem agendar visitas educativas às exposições. Com duração de uma hora, as visitas educativas agendadas estimulam a troca, a investigação e a reflexão sobre as exposições.

Quando: segunda, quinta e sexta –  às 9h30, 10h, 14h, 15h, 19h e 20h.

Visita Teatralizada

Uma moça da década de 20 viaja no tempo e chega em 2022 para contar um pouco da história da cidade de Belo Horizonte, Praça da Liberdade e do prédio CCBB. Numa inusitada imersão cênica, o visitante é convidado a acompanhar essa história percorrendo os espaços do prédio. A visita tem duração de 1h e é destinada para o público espontâneo.

Quando: sexta-feira, às 18h.

Pequeniníssimas Mãos – “Múltiplas sensações”

A partir dos trabalhos artísticos de Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Tunga e Lygia Clark, que têm o corpo do espectador como agente de ativação da obra, o CCBB Educativo propõe uma experiência estética para bebês de zero a três anos. Na primeira fase do projeto, intitulada de “De volta para o ninho”, os bebês e seus pais serão convidados a explorarem “ninhos sensoriais” criados a partir de pequenos cubos feitos com bambolês que ativam a sensorialidade por meio de texturas, aromas, linhas, fitas e sons. A ação propõe uma imersão que ativará a percepção estética dos bebês colocando seus corpos em contato com o espaço e com objetos mediadores.

Quando: sábado e domingo, às 11h.

Serviço CCBB Belo Horizonte

Praça da Liberdade, 450 – Funcionários, Belo Horizonte – MG

Funcionamento – aberto todos os dias, das 10h às 22h, exceto às terças-feiras

Telefone: 31 3431-9400

E-mail: ccbbbh@bb.com.br

Redes sociais: facebook.com/ccbb.bh | twitter.com/CCBB_bh |instagram.com/ccbbbh