Festival idealizado em 2015, dedica sua 5ª edição à linguagem do “Cabaré”, reunindo espetáculos e números de 27 grupos circenses formados por artistas da Colômbia, Venezuela e Brasil (SP, TO, MG, GO e do Distrito Federal), além de feira de publicações, lançamentos de livros e oficinas. A programação é toda gratuita e será realizada na Casa Circo Gamarra, no Parque Municipal e no Centro Cultural Zilah Spósito.
De 10 a 14 de dezembro de 2025, quarta-feira a domingo, a Cia Circunstância transforma Belo Horizonte em palco para realização da Mostra Tudo que, em sua 5ª edição, celebra a linguagem do Cabaré. A programação conta com espetáculos e números de variedades, apresentados na Casa Circo Gamarra (Santa Tereza), no Parque Municipal (Centro) e no Centro Cultural Zilah Spósito (Zilah Spósito/Norte), por 27 grupos formados por artistas circenses originários da Colômbia, Venezuela e Brasil (SP, TO, MG, GO e do Distrito Federal), além de feira de publicações, duas oficinas – “Ins Pira” com a palhaça Marina Riso (Bauru / SP) e Oficina Piratas do Curral – Palhaçaria, Infâncias e Cabaré –, e ainda, o lançamento da trilogia Ana Tirana, da palhaça e escritora Ana Flavia Garcia (DF).
Toda a programação é gratuita. Somente o espetáculo da abertura, “Vivas Vivas”, está com ingressos à venda por R$15, na Sympla. Mais informações @ciacircunstancia. Este projeto tem o patrocínio do Instituto Unimed-BH e é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.
Segundo Dagmar Bedê, integrante da Cia Circunstância e uma das idealizadoras da Mostra Tudo, desde a realização da primeira edição, em 2015, o tema é escolhido a partir do momento de pesquisa da companhia. “Nosso último trabalho, ‘Piratas do Curral’, que estreou este ano, foi todo inspirado em utopias piratas e no conceito de A Zona Autônoma Temporária (TAZ) criado por Hakim Bey, que se refere à criação de espaços temporários de liberdade que escapam ao controle estatal e às estruturas sociais formais. Neste estudo, Bale apresenta o conceito de bando, que seria uma espécie de “família”, mas que extrapola qualquer pensamento tradicional do termo, e que entendemos dizer muito do universo do circo, do cabaré. As famílias circenses são compostas por vários tipos de relações, baseadas no afeto e na troca”, explica.
Inspirada no conceito, este ano, a curadoria da Mostra – realizada pela Cia Circunstância – aposta na diversidade existente dentro da linguagem do cabaré, com foco em números de palhaçaria e comicidade. “Em cena, temos pluralidade de corpos, gêneros, estéticas e formatos: solos, duplas, trios, coletivos. Mesmo um artista solo tem todo um universo atrás dele, formado por outra parte do bando, que não necessariamente está em cena, como técnicos, diretor, figurinista, cenógrafo, dramaturgo, produção etc”, diz.
Para a abertura, que acontece na Casa Circo Gamarra (Santa Tereza), na quarta-feira, dia 10/12, está prevista, a partir das 18h, a roda de conversa “Ou a gente se reúne ou a gente se extingue”, sob a mediação da palhaça e atriz, Dagmar Bedê (Cia Circunstância). Às 20h, tem lançamento da Trilogia Ana Tirana da palhaça e escritora Ana Flavia Garcia (DF) e, em seguida, às 20h30, a apresentação do espetáculo “Cabaré Vivas Vivas” (BH/MG).
A produção cênico-musical, popular e festiva, celebra a memória, o pensamento e a ancestralidade do intelectual quilombola Nêgo Bispo. A expressão “vivas vivas” era usada por Bispo como saudação e gesto político. O cabaré articula teatro, circo, performance, música e boemia em uma experiência coletiva e afetiva, com números artísticos que transitam entre o riso e a reflexão, a crítica social e a alegria popular.
A programação na Casa Circo Gamarra segue até 13/12, de quarta a sábado, das 18h às 23h, com mais de 20 apresentações de números de cabaré e espetáculos, realizados por artistas do Brasil, Colômbia e Venezuela, e ainda, duas oficinas: “Ins pira” de treinamento em palhaçaria, com a artista Marina Riso (Bauru/SP), e “Piratas do Curral – Palhaçaria, Infâncias e Cabaré, ministrada pela Cia Circunstância. O espaço recebe também uma feira de publicações com a exposição de obras para consulta e venda, dedicada à palhaçaria e às artes em geral, e um bar que possibilita o encontro entre o público e artistas, com comes e bebes à venda.
No Centro Cultural Zilah Spósito, a anfitriã, Cia Circunstância, apresenta na sábado (13/11), a partir das 16h, seu “1,2,3 testando”. O espetáculo é um compilado de números do repertório da trupe e trabalhos em processo, e propõe um laboratório de criação ao vivo, em que se experimenta diante da plateia várias formas de linguagem e comicidade – da palhaçaria clássica à contemporânea. “O roteiro é aberto, e, portanto, cada espetáculo se torna único, podendo variar de acordo com o espaço e o público. Os artistas se jogam na cena para o que der e o que vier”, comenta Dagmar Bedê.
E, no dia 14/12, domingo, no Parque Municipal (em frente ao Teatro Francisco Nunes), das 14h às 16h, a Mostra Tudo encerra com show de variedades, que reúne números para curtir em família. Estão previstos: “Além – Paredes” com Furcifer Scher (São Paulo/SP), “Gira da Palhaçaria Negra” com Trupe Gira (BH), “Almas gugoligema” com Duo Binne (Colômbia/BH), “aja! vem brincando.” com Aja! (Argentina/BH), “Cascrobáticos” com Casca Trupe de Circo e Variedades Espetaculares (Campinas/SP), “Cai ou não Cai?” com Altos Tropeços (BH/MG) e “Equilíbrio Gerais” com Família Pi (São João del Rei/MG).
Para Dagmar Bedê, mais do que uma vitrine de apresentação dos trabalhos, a Mostra é um espaço para o encontro entre público e artistas. “É sempre fundamental essa troca e essa rede de artistas que vai se formando e se fortalecendo a cada edição. É você ter em casa vários cantos do mundo. É uma oportunidade de conviver, apesar dessa vida tão corrida e individualista: cada vez menos presencial e mais deslocada para telas e plataformas virtuais. Na verdade, ‘Tudo’ é um delicioso pretexto para que a gente possa ser visto e ver o que os outros estão criando, dentro do universo da palhaçaria e do circo”, afirma.
Sobre Cia. Circunstância
A Cia Circunstância foi criada em Belo Horizonte e trabalha com a linguagem da palhaçaria desde dezembro de 2004. Seu repertório conta com espetáculos, intervenções e oficinas realizadas em todas as regiões brasileiras. O grupo também já se apresentou na França, no “Festival Arts de Rue de Uzerche” e no “Festival International de Théâtre de Rue d’ Aurillac”. A Cia investe em formas autônomas de manutenção e produção, mantendo parcerias com produtores locais, dialogando junto a redes colaborativas, e principalmente, apostando na arte de rua como foco importante de divulgação e sustentabilidade.
Com trajetória de 21 anos nas técnicas circenses, além de diversas apresentações em festivais nacionais e internacionais, a Cia Circunstância estreou em 2020 o espetáculo “Circo de Família”. Inspirado nas configurações das famílias circenses contemporâneas, o mais recente trabalho da Cia Circunstância traz, de forma bem-humorada, um show de variedades desta família circense. Em 2025 estreou sua nova criação, “Piratas do Curral”: ainda baseado na pesquisa das famílias, nesta produção, com direção de Marina Viana e assessoria de Ricardo Puccetti (LUME), o grupo mergulha nas pequenas transgressões – tanto do universo infantil como do palhacesco, a fim de trazer ao público um cabaré de palhaçaria que busca brincar com a ordem estabelecida e criar outras possibilidades de mundo, mais humano e acolhedor a todos. Um espetáculo voltado para a infância e para o público familiar em todas as suas configurações e camadas. A linguagem de cabaré traz formas específicas de estruturação de argumento e performance, e com a palhaçaria, soma-se a esta construção artística o humor, a graça e a comédia.
Instituto Unimed-BH
O Instituto Unimed-BH completou 22 anos em 2025 e conta com o apoio de mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. A associação sem fins lucrativos foi criada em 2003 e, desde então, desenvolve projetos socioculturais e socioambientais visando à formação da cidadania, estimulando o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentando a economia criativa, valorizando espaços públicos e o meio ambiente, através de projetos patrocinados em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura.
5ª Mostra Tudo / Cia Circunstância (MG)
Programação toda gratuita, exceto espetáculo “Vivas Vivas”, com venda de ingressos a R$15, na Sympla
10 de dezembro, quarta-feira | Classificação 12 anos
Local: Casa Circo Gamarra (Santa Tereza)
9 e 10/12, terça e quarta-feira – 16h às 18h, Oficina Piratas do Curral – Palhaçaria, Infâncias e Cabaré
Abertura
18h – Roda de conversa “ou a gente se reúne ou a gente se extingue”, sob a mediação de palhaça e atriz, Dagmar Bedê (Cia Circunstância)
18h às 22h – Feira de publicações dedicada à palhaçaria e às artes em geral
18h às 23h – Bar com comes e bebes à venda
20h – Lançamento da Trilogia Ana Tirana da palhaça e escritora Ana Flavia Garcia (DF)
20h30 – Espetáculo “Cabaré Vivas Vivas” (BH/MG)
11 de dezembro, quinta | Classificação 12 anos
Local: Casa Circo Gamarra (Santa Tereza)
18h às 22h – Feira de publicações dedicada à palhaçaria e às artes em geral
18h às 23h – Bar com comes e bebes à venda
20h30 às 22h – Apresentações de Cenas de Cabaré:
– Cena “Sol e Sombra” com Sol Markes / Plataforma Diz Trava Através do Olhar (BH/MG)
– Cena: “As Charlatona Pocket” com Trupe-açu cia de circo de Taquaruçu (Palmas/TO)
– Cena “Entre o contato e o atrito: recortes de um descompasso circular” com Vértice (BH/DF)
– Cena “Adoção à La Clown” com Cia Dois em Um (BH/MG)
– Cena “Um breve atraso: prestíssimo!” com Cia. Balafuda (Poços de Caldas/MG)
– Cena: “Amor em Alto-falante” com Sambaquira coletiva (BH)
12 de dezembro, sexta | Classificação 12 anos
Local: Casa Circo Gamarra (Santa Tereza)
9h às 12h – Oficina “Ins Pira” (BH) de treinamento em palhaçaria com Marisa Riso (Bauru/SP)
18h às 22h – Feira de publicações dedicada à palhaçaria e às artes em geral
18h às 23h – Bar com comes e bebes à venda
20h30 às 22h – Apresentações de Cenas de Cabaré:
– Cena “Strip-yoga” com Caixaria Teatro (BH/MG)
– Cena “Uma partida de tênis” com As Irmãs Bellaneiro (DF/SP)
– Cena “Madame Estrogonófica” com Payaso sem Teto (Uberlândia/MG)
– Cena “Navio negreiro” com Circo Verde (BH/Curitiba)
– Cena CHICo com Cia daraOliva (Goiânia/Portugal)
– Cena “Encantaria Brincante” com Cia Becos e Batuques (São Paulo/SP)
13 de dezembro, sábado | Classificação 12 anos
Local: Casa Circo Gamarra (Santa Tereza)
9h às 12h – Oficina “Ins Pira” (BH) de treinamento em palhaçaria com Marisa Riso (Bauru/SP)
18h às 22h – Feira de publicações dedicada à palhaçaria e às artes em geral
18h às 23h – Bar com comes e bebes à venda
21h00 às 22h – Apresentações de Cenas de Cabaré:
– Cena “Conexão” com Trupe Baião de 2 (São Paulo/SP)
– Cena “Samba de Picadeiro” com Caravana Tapioca (São Paulo/SP)
– Cena Inventando Moda Nas Alturas com Cia Boca do Lixo – (Anápolis/GO)
– Cena “Intermitente” com André Vieira (Pedro Leopoldo/BH/Espanha)
– Cena “Minha família não pôde vir” com Pévermei (Juatuba/MG)
– Cena “Entre Passes e Passagens / Mulheres em Equilíbrio” com Duo Cirkeiras (Venezuela/Brasil)
– Cena “Receita Mulhenar” com Coletivo Procurando Alfinetes (Uberlândia/MG)
Local: Centro Cultural Zilah Spósito (Zilah Spósito / Norte)
16h – Espetáculo “1, 2, 3 Testando…” com Cia Circunstância (BH/MG)
14 de dezembro, domingo | Classificação Livre
Local: Parque Municipal (Centro)
14h às 16h – Show de Variedades:
– Cena “Além – Paredes” com Furcifer Scher (São Paulo/SP)
– Cena “Gira da Palhaçaria Negra” com Trupe Gira (BH)
– Cena “Almas gugoligema” com Duo Binne (Colômbia/BH)
– Cena “aja! vem brincando.” com Aja! (Argentina/BH)
– Cena “Cascrobáticos” com Casca Trupe de Circo e Variedades Espetaculares (Campinas/SP)
– Cena “Cai ou não Cai?” com Altos Tropeços (BH/MG)
– Cena “Equilíbrio Gerais” com Familia Pi (São João del Rey/MG)




Adicionar Comentários