AMOCÊ: mostra virtual revisita curtas que mapeiam afetos brasileiros – até 30/9

Mostra virtual e gratuita revisita documentários de 2010 a 2019 para refletir sobre a resistência cultural através das lentes do cinema.

A AMOCÊ – Mostra Memórias em Curtas lança sua edição de estreia, Primeira Vista, com exibição online gratuita de 1o a 30 de setembro de 2025 no site Memórias em Travessia. A curadoria selecionou quatro documentários de até 15 minutos, realizados entre 2010 e 2019, que se voltam para narrativas que abordam a pluralidade do Brasil.

A programação divide-se em duas vertentes:

  • Projeta Minas: exibe “Uma pausa pra um causo e outra pro café” (2015), de Altiere Leal, registro sensível sobre dona Marolina, guardiã de histórias da comunidade do Tira Barro (Lassance), posteriormente reconhecida como território quilombola.
  • Panorama Nacional: reúne três obras: “Jessy” (2013), de Paula Lice, Ronei Jorge e Rodrigo Luna, que fala sobre a cena transformista de Salvador em um espaço extinto de resistência LGBTQIAPN+; “Santos Alfaiate” (2014), de Dannyel Leite, que documenta o ofício tradicional de um alfaiate em Jacareí (SP); e “Retrato de Dora” (2014), de Bruna Callegari, diálogo entre gerações sobre ancestralidade e afeto em São Paulo.

Segundo a produção da mostra, a AMOCÊ coloca narrativas brasileiras em perspectiva pelo tempo dos arquivos.

Mostra AMOCÊ – Edição Primeira Vista
Data: 1o a 30 de setembro de 2025
Local: www.memoriasemtravessia.com.br/amoce
Acesso gratuito