Discussões integram programação de outubro do Espaço Experimental IAIA, projeto do museu dedicado aos saberes das diásporas africanas
Dos versos contundentes do rap às práticas de cuidado dos terreiros, a presença negra no Brasil é extensa, rica e diversa. Ela não só constitui a história do país, como também sugere modos de conhecer e experienciar o mundo, com os quais podemos aprender e refletir. Pensando nisso, o Espaço do Conhecimento UFMG, por meio do projeto Espaço Experimental IAIA – Inteligências Ancestrais Afrodiaspóricas, promove, ao longo deste mês, três rodas de conversa sobre conceitos que alimentam o pensamento afrodiaspórico. Os ovulários, como são chamados os encontros voltados para as discussões conceituais do projeto, consistem em espaços de diálogo sobre os saberes e as perspectivas que alimentam o mundo negro. As atividades são independentes entre si e não exigem inscrição ou retirada de ingressos.
O primeiro evento da série acontece no dia 17 de outubro, das 14h às 16h. Intitulado “Racionais MC’s e Nego Bispo: RAPensando o território“, o encontro abordará a quebrada e o quilombo enquanto construções coletivas das comunidades negras, discutindo os laços identitários e as proposições de mundo possíveis a partir da nossa relação com o entorno. Buscando a confluência entre a discografia dos Racionais e o pensamento de Nego Bispo, a discussão convida o público a refletir sobre os saberes dos territórios e as diferentes vivências da negritude atreladas a eles. A condução é de Lelê Alves e Lídia Sousa, líderes do GERAL – Grupo de Estudos em Rap, História e Linguística Aplicada, vinculado à UFMG.
Já o segundo encontro, “A fabulação crítica como rota“, debaterá formas inventivas de reformulação de trajetórias negras. Com participação das pesquisadoras Gabriela Gaia, Adriana Chaves e Maria Luiza de Barros, a conversa propõe um olhar para histórias não-oficiais e esquecidas, além de tensionar definições sobre o que é considerado “arquivo”, segundo as cosmopercepções negras. O objetivo é chamar atenção para os silêncios que permeiam as narrativas oficiais e, ao mesmo tempo, desvelar o potencial crítico e criativo que sustenta as formas de registro no mundo afrodiáspórico. O bate-papo acontece no dia 23, a partir das 14h.
No dia 30, por fim, será a vez da roda “Artes e poéticas ancestrais: ilês e ialorixás em diálogo“, realizada em parceria com a Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. Reunindo as mestras Ione Ty Oyá, zeladora do Ilê Axé Oyá Labá Tojú Arà Womom, e Marlene de Oxalufã, zeladora do Ilê Axé Omin Ota Odara, o terceiro ovulário trata dos ensinamentos ancestrais e sua relação com as lutas contemporâneas, além de abordar o protagonismo feminino na transmissão intergeracional dos saberes. A atração acontece das 14h às 16h.
O Espaço Experimental IAIA é uma iniciativa voltada à criação, à pesquisa e à circulação de saberes, tecnologias e artes das diásporas africanas. Viabilizada pelo patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultural, IAIA aposta no compartilhamento coletivo negro-referenciado a partir de diferentes formatos e modos de experimentação. Além dos Ovulários, também fazem parte da programação o Conversas de Terreiro, a Mostra IAIA de Audiovisual, o Barracão das Artes e a rádio FALA COMIGO!. As informações de cada atividade podem ser conferidas em ufmg.br/espacodoconhecimento/programacao/.
Conceitos de território, fabulação e ancestralidade mobilizam série de encontros sobre pensamento afrodiaspórico no Espaço do Conhecimento UFMG
Ovulário “Racionais MC’s e Nego Bispo: RAPensando o território” (roda de conversa)
Quando: 17 de outubro (sábado)
Horário: 14h às 16h
Convidadas: Lelê Alves e Lídia Sousa
Ovulário “A fabulação crítica como rota” (roda de conversa)
Quando: 23 de outubro (sexta-feira)
Horário: 15h às 17h
Convidadas: Gabriela Gaia, Adriana Chaves e Maria Luiza de Barros
Ovulário “Artes e poéticas ancestrais: ilês e ialorixás em diálogo” (roda de conversa)
Quando: 30 de outubro de 2026 (sexta-feira)
Horário: 14h às 16h
Convidadas: Ione Ty Oyá e Marlene de Oxalufã
Entrada gratuita e livre para todos os públicos. As atividades são independentes entre si e não exigem inscrição ou retirada de ingressos.
Onde: 2º andar do Espaço do Conhecimento UFMG (Praça da Liberdade, 700 – Funcionários | BH/MG)









