O Cine Graciano encerra nesta quinta-feira, 3 de setembro de 2026, às 19h, a mostra “Lagoinha é melhor que Hollywood”, com a exibição de Quando meu pai foi à lua, de Daniel Carneiro. A programação segue na sexta-feira (4), às 20h, com a sessão “Deixa Ela Passar”, da Mostra Maladeza — Funk, Cinema e Vídeo, realizada pelo Cineclube Mocambo.
O longa que encerra a mostra “Lagoinha é melhor que Hollywood” fecha uma programação dedicada a filmes de realizadores nascidos e/ou residentes na região. A mostra começou em 20 de agosto, com A Volta do Leão, de Negon Davidson, e Encontro com Iemanjá: para além dos olhos, de Pai Ricardo de Moura e Bruno Vasconcelos. Na semana seguinte, foram exibidos Ditadura Roxa, de Matheus Moura, Lombrado, de Ítalo Almeida, e Copyleft, de Rodrigo Carneiro.
Sexta-feira é dia de Mostra Maladeza
No dia seguinte ao encerramento da mostra, o Cine Graciano recebe uma sessão da quarta edição da Mostra Maladeza, que acontece em Belo Horizonte de 2 a 5 de setembro e investiga as relações entre funk, cinema e vídeo.
Com o título “Deixa Ela Passar”, a sessão reúne duas produções de épocas e formatos distintos: Um dos Mirantes mais doidos do Serrão (2026), de Izabela Rage, e Sou Feia, Mas Tô na Moda (2005), de Denise Garcia.
Com apenas um minuto, Um dos Mirantes mais doidos do Serrão integra a programação ao lado do documentário Sou Feia, Mas Tô na Moda, de 59 minutos, que aborda o universo do funk e suas relações com mulheres, periferia e produção cultural.
A sessão será comentada por Júlia Ho e Trine, com mediação de Ara de Araújo.
A Mostra Maladeza reúne seis sessões gratuitas e trabalha com diferentes formas de produção audiovisual, incluindo curtas e longas-metragens, vídeos digitais, clipes, arquivos de internet, produções virais e memes. A curadoria desta edição parte de uma questão proposta pelo videoartista estadunidense Arthur Jafa sobre as relações entre música preta e imagem preta.
Cine Graciano
Rua Itapecerica, 468, Lagoinha, Belo Horizonte
Entrada gratuita — sem retirada de ingressos. É só chegar!
3 de setembro | 19h
“Lagoinha é melhor que Hollywood” — encerramento
Quando meu pai foi à lua — Daniel Carneiro
4 de setembro | 20h
Mostra Maladeza — Funk, Cinema e Vídeo
Sessão “Deixa Ela Passar”
Um dos Mirantes mais doidos do Serrão — Izabela Rage, 2026, 1′
Sou Feia, Mas Tô na Moda — Denise Garcia, 2005, 59′
Sessão comentada por Júlia Ho e Trine, com mediação de Ara de Araújo.



Adicionar Comentários